Mesma coisa nos membros inferiores e superiores", afirma Noronha Cavalcante. "O abdome tem órgãos vitais e, quando a facada atinge órgãos como o fígado, baço ou artérias importantes, pode ocasionar morte", completa Marco Felipe Ariette.
As pessoas costumam sentir dor ou sensibilidade abdominal. Contudo, a dor pode ser leve e a pessoa pode não notar nem se queixar dela devido a outras lesões mais dolorosas (tais como fraturas) ou porque a pessoa não se encontra totalmente consciente (por exemplo, devido a traumatismo craniano, intoxicação ou choque).
A sobrevivência após uma facada profunda na veia jugular depende de diversos fatores, como: Localização da lesão: A veia jugular externa é menos profunda e importante que a interna. Uma lesão na interna leva a um sangramento mais grave e rápido.
Um corte na veia femoral, que leva sangue da perna para o coração, é fatal se não estancado rapidamente. Já outras regiões do corpo, como as costas, o tórax e o abdome, não possuem muitos vasos sanguíneos em sua superfície.
A dor é sentida de forma inesperada, descrita também como agulhada, solavanco, pontada e até como “furador de gelo”. A localização da dor pode variar entre uma crise e outra.
Um dano contundente no coração é um golpe no peito que fere os músculos cardíacos, lacera (rompe) as paredes do coração ou danifica uma válvula cardíaca. As pessoas podem sentir que seu coração está batendo forte ou que está acelerado, sentir falta de ar ou apresentar pressão arterial perigosamente baixa.
Um hematoma grande pode causar níveis perigosamente baixos de oxigênio na corrente sanguínea. Uma contusão pulmonar grave representa um risco potencial à vida. As pessoas também podem sofrer fraturas das costelas, pulmão colapsado (pneumotórax) e outras lesões no tórax.
A principal consequência imediata das lesões hepáticas é o sangramento, que muitas vezes para espontaneamente, sobretudo se as lesões são de grau 1 ou 2, mas que podem exigir embolização ou correção cirúrgica; a morbidade e a mortalidade podem ser significativas nas lesões de alto grau.
Sem pensar nas extremidades, cabelos e unhas, só a córnea não tem sangue. Ela é uma membrana que fica nos olhos e ajuda a dar foco na visão, não é vascularizada, é muito fininha e sua manutenção é feita por líquidos dos olhos, como a lágrima e o humor aquoso.
A hemorragia interna grave é uma causa freqüente de morte neste grupo de doentes3. Os ferimentos penetrantes de tronco podem ser rapidamente letais, secundários à hemorragia resultante de lesões cardíacas, hepáticas, esplênicas, renais e de grandes vasos.
É importante entender que uma pessoa baleada não pode beber água naquele momento pois se a pessoa tiver grande perda de sangue, ela estará com a consciência reduzida e a água pode acabar indo para seus pulmões levando ao engasgo.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma facada?
Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente. Durante esse estágio de cicatrização, você pode sentir inchaço, vermelhidão ou dor enquanto a ferida cicatriza.
Porque quando uma pessoa leva um tiro sai sangue pela boca?
Por que cargas d'água o baleado sangra pela boca? Um tiro na barriga, com raras exceções, não causa essa complicação. Para sair sangue pela boca, é necessário perfurar o esôfago ou lesionar os grandes vasos torácicos.
Dor e falta de ar são os sintomas principais. A dor é geralmente causada por lesão na parede torácica (as costelas e o músculo torácico). Respirar fica doloroso e difícil.
Geralmente, as pontadas na cabeça que duram segundos possuem intensidade leve ou moderada. Seu caráter agudo, com crises de até três segundos, costuma levar os pacientes a procurarem atendimento médico.
As dores podem ser descritas como queimação e pontadas em região do peito. As dores em mulheres geralmente são subvalorizadas, pois classicamente, antes da menopausa, elas têm menos chance de infarto do que os homens da mesma idade.
Localização. A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central do tórax (retroesternal) ou difusa, podendo irradiar-se para outras áreas. A dor de origem cardíaca pode se manifestar apenas em seus possíveis locais de irradiação.
Se a facada pegar um vaso e o tiro não, pode ser pior", diz Marco Felipe Ariette. Além disso, diz ele, o trajeto da faca é retilíneo e, a depender da intensidade, do ângulo e profundidade, a facada pode comprometer vários órgãos ao mesmo tempo.