Livyatan ("Leviatã" em hebreu, o monstro bíblico) é um gênero extinto de cetáceo, que viveu na época Miocena, de 9,9 a 8,9 milhões de anos atrás (idade Tortoniana), no oceano Pacífico.
Thomas Hobbes nasceu em Westport, uma pequena aldeia localizada perto da vila de Malmesbury em 5 de abril de 1588 e faleceu em Hardwick em 04 de dezembro de 1679. Hobbes formou-se em Oxford dentro de uma tradição escolástica (nota.
Existe uma lenda judaica que fala que Deus enviara Behemoth para matar Leviatã. Eles terão uma grande batalha, onde os dois morreriam, mas Behemoth sairia vitorioso por cumprir sua missão. No Livro de Isaías (capítulo 27), o Leviatã é descrito como uma serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz.
Batizada de Leviatã, baleia de 17 metros que viveu há 12 milhões de anos tinha dentes gigantes. Pesquisadores descobriram o fóssil de uma baleia antiga com enormes e assustadores dentes. Escrevendo na revista especializada Nature, os cientistas chamaram a criatura, que viveu há 12 milhões de anos, de "Leviatã".
No capítulo 12 do Apocalipse é apresentado um vislumbre deste conflito que deflagrou a Guerra nos Céus, quando o Leviatã (Lúcifer) foi expulso. Depois é mostrado a continuação dessa batalha na Terra, onde o dragão perseguia a mulher que tinha dado à luz O Varão, que regerá as nações com vara de ferro.
Naquele dia, com a sua espada terrível, grande e forte, o SENHOR castigará o Leviatã, serpente veloz, o Leviatã, serpente sinuosa; ele matará o monstro que está no mar.
Segundo a tradição, o Leviatã vivia nas profundezas do mar, e foi, como consequência, ligado à conceção de inferno vivo. Esta associação encontra-se, por exemplo, presente no chamado Evangelho de Bartolomeu (apócrifo).
Seu desaparecimento foi certamente provocado por um episódio de resfriamento no fim do Mioceno, que acabou em uma diminuição nas populações de alimentos. A formação onde a baleia foi descoberta também conservou uma enorme assembléia de vida marinha, como tubarões e mamíferos marinhos.
Nem ferrou ou bronze seriam capazes de destruí-lo, tornando um ser feroz impossível de matar . ➡️ Deus assim, criou Beemotte, Uma outra criatura até maior que o Leviatã, o único capaz de matar o tal monstro além do próprio Deus…
No Salmo 104:26, é mencionado que Deus criou o mar para que uma variedade de seres, grandes e pequenos, incluindo o Leviatã, pudesse habitar. Isso implica que o ele é uma criatura real, criada por Deus para habitar o mar.
Imortalidade- Sendo criaturas mais velhas do que as almas e os anjos, os Leviatãs são imortais, em uma variedade de sentidos, em que ter um tempo de vida eterna, ou seja, eles simplesmente não envelhecem, e não podem ser mortos por uma média, mas, idealizado pelo próprio Deus.
A Leviatã era bastante parecida com a baleia cachalote moderna em termos de tamanho e aparência. Mas é aí que termina a semelhança. Enquanto a baleia cachalote é um animal relativamente passivo, que engole lulas do fundo do mar, a Leviatã era uma agressiva predadora.
O poder do Estado Leviatã, a quem Hobbes chama de “deus mortal”, deveria ser exercido por um rei com poderes absolutos que, pelo medo, governaria a vida de todos. Seria o soberano e os homens os súditos.
Também chamada de dragão em Apocalipse 12:9, a antiga serpente (Ap. 12:3, 4, 7, 8, 9, 12, 13, 15-18). Pois, o leviatã é descrito nos textos bíblicos como uma serpente, um réptil, um dragão, com enorme poder de destruição.
Na tradição judaica ortodoxa, o Beemote é o monstro da terra por excelência, em oposição ao Leviatã, o monstro do mar, e ao Ziz, o monstro do ar. Segundo essa tradição, a missão do Beemote é esperar pelo dia em que Deus lhe pedirá para matar o Leviatã, uma criatura marinha tida por alguns semelhante a uma baleia.
O seu coração cruel não tem medo; é duro como uma pedra de moinho. Quando ele se levanta, até os mais fortes ficam apavorados; o medo os impede de agir. Não há espada que consiga feri-lo, nem lança, nem flecha, nem arpão. Para ele, o ferro é como palha, e o bronze, como pau podre.
Os pesquisadores especulam que a Leviatã podia caçar presas grandes, de até oito metros. A baleia capturava outros animais com sua enorme mandíbula e os destruía rapidamente com seus grandes dentes. Um fóssil do crânio da baleia,de três metros de comprimento, foi descoberto por pesquisadores no sul do Peru, em 2008.
Acredita-se que entre suas presas estavam outras baleias e mamíferos marinhos. Os cientistas estimam que o Leviatã era aproximadamente do mesmo tamanho que um cachalote macho adulto.
"O maior inimigo do Leviathan é o Behemoth, que representa as potências terrestres. O Behemoth tenta despedaçar o Leviathan com seus chifres, enquanto o Leviathan sufoca a boca e a garganta do Behemoth com suas barbatanas natatórias e o mata.
Grande parte do documento, foi escrita por Paulo, autor de pelo menos 13 cartas, no chamado 'Novo Testamento'. Já no 'Antigo Testamento', Moisés, foi quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, que também são sagrados para outras religiões, além do cristianismo, como o judaísmo, com os escritos na Torá.
apesar da Bíblia. não fornecer um tamanho exato para o Leviatã, algumas interpretações. sugerem que ele poderia ser tão grande quanto um navio. ou até mesmo uma ilha inteira.
Criatura marinha gigante citada na mitologia e teologia das religiões abraâmicas, sendo citado na Bíblia hebraica nos livros de Jó, Isaías, Amós e no primeiro livro de Enoque. É tido como a forma corpórea do caos, sendo também o demônio do pecado capital da inveja.