Quando a locução faz referência a pessoa, pese fica invariável e rege a preposição a. Em que pese aos líderes da oposição, a criação da CPI foi rejeitada. Quando faz referência a coisa, o verbo concorda com o sujeito e dispensa a preposição.
Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.
Exemplos: Em que pese aos governistas, votaremos contra. Em que pese aos adeptos do progresso a qualquer preço, faremos tudo para preservar a natureza.
EM QUE PESE(M) substitui a forma arcaizada, tomando o verbo o sentido de “ter peso” = valor, importância, valia, influência. Portanto, quer dizer: ainda que (isso) tenha peso, importância; apesar disso, farei aquilo. O e tem pronúncia aberta: em que pése a chuva...
11) E complementa tal autor: "Portanto, escrever 'em que pesem as opiniões contrárias' é sintaxe errada. O correto sempre foi 'em que pese às opiniões contrárias'".
Em que pese ou Em que pesem? Qual a forma correta?
Que em que pese?
A locução “em que pese” é classificada, conforme as diferentes classes de palavras, como uma conjunção concessiva. Por isso, seu sentido equivale àquele das formas “ainda que”, “apesar de”, “não obstante a”, “embora”, “conquanto” etc.
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.”
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.
Onde indica lugar físico. Se não for lugar físico, use em que, no qual, na qual. Lídice da Mata registrou também reunião da bancada de parlamentares do Nordeste nesta quarta, na Câmara dos Deputados, onde senadores e deputados trataram dos investimentos da Petrobras no Nordeste.
Quando faz referência a coisa, o verbo concorda com o sujeito e dispensa a preposição. Em que pesem as justificativas da oposição, os senadores rejeitaram a criação da CPI. Em que pese (em que pesem) os esforços que estão sendo feitos no nosso país, a questão da falta de água tem se agravado — disse o parlamentar.
Assim, a expressão correta é «No que tange a ...». Esta expressão é equivalente à expressão «No que diz respeito a...»; « No que toca a ...»; « No que se refere a...».
Moral da história: como o verbo concorda com o sujeito, "pesar" deve ser flexionado no plural ("Em que pesem os argumentos do ministro, o presidente Lula deve..."; "Em que pesem as irreprocháveis observações do articulista, a banca optou por não anular a questão, o que compromete a reputação da instituição").
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.
Pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa, caso contrário escolha sempre a mesma. Não compare seu peso de um dia para o outro.