Prevenção de diarreia Pesquisadores do Instituto Central Yakult, em colaboração com o Instituto Nacional de Cólera e Doenças Entéricas da Índia, comprovaram que o consumo diário de Leite Fermentado Yakult com L. casei Shirota é eficaz para prevenção de diarreia em crianças pequenas na Índia.
Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia. Entretanto, o consumo regular de um frasco de 80g com o probiótico da Yakult, juntamente com uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, pode contribuir com a saúde do trato gastrointestinal.
Por ser um produto industrializado cheio de açúcar e leite não recomendamos para quem tem SII, além de yacult não ser a melhor escolha para se obter cepas de lactobacilos, este produto pode irritar ainda mais a mucosa intestinal.
casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.
Conclusão dos autores: Usados concomitantemente com a terapia de reidratação, os probióticos parecem ser seguros e ter efeitos benéficos claros na redução da duração e da frequência das evacuações em casos de diarreia aguda infecciosa.
Como repor a flora intestinal depois de uma diarreia?
Tanto durante a crise de diarreia como depois é importante se manter bastante hidratado, com a ingestão de líquidos como água potável, água de coco e bebidas que tenham eletrólitos. Além disso, probióticos podem ajudar a recompor a flora intestinal nesse período.
Efeito do Leite Fermentado Yakult sobre os desfechos
Antes do tratamento, após a ingestão de lactulose, o tempo médio para obter o teor de hidrogênio expirado de ≥ 10 ppm da linha de base foi de 45 minutos (IQR 30-60).
Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.
Quanto tempo depois de uma diarreia o intestino volta ao normal?
A diarreia provocada pela ação de bactérias pode necessitar do tratamento com antibióticos. Mas, na maioria das vezes, o intestino volta a funcionar no ritmo normal em cerca de sete dias sem a necessidade de medicação. Se isso não acontecer, é preciso procurar atendimento médico.
Beber soro caseiro, tomar chá de folha de goiabeira e comer maçã sem casca são algumas medidas simples que ajudam a parar a diarreia mais rápido, porque repõem a água e os minerais perdidos através das fezes, regulam a flora intestinal e diminuem os movimentos intestinais.
É bom tomar leite fermentado estando com diarreia?
O consumo do leite fermentado em longo prazo resultou na diminuição do período de febre durante a gastroenterite provocada por norovírus, além de diminuição da febre geral, constipação e diarreia, melhora da microbiota intestinal e do ambiente entérico.
Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).
– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
Dentre todos os medicamentos para diarreia, Imosec 2 mg continua se apresentando como o melhor e mais eficaz remédio para cortar diarréia do mercado. A fórmula deste remédio para diarreia aguda age diretamente no intestino, tornando as fezes mais concentradas e sólidas, combatendo a evacuação constante.
– aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos; – ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarréica; – manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas; – observar os sinais de desidratação.
A água morna do limão pode ajudar a melhorar o funcionamento do intestino porque é capaz de irritar a mucosa gastrointestinal, favorecendo os movimentos peristálticos e, consequentemente, a eliminação das fezes.
Em casos menos severos, a recomendação é preparar o soro caseiro: solução com água, açúcar e sal que deve ser administrada oralmente. Quadros mais graves, em que há diarreia e vômito constantes, exigem a reidratação intravenosa, no hospital. Medicamentos antidiarreicos também podem ser recomendados.
Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.
Se os únicos sinais de alerta forem perda de peso ou diarreia crônica ou noturna, as pessoas devem consultar um médico em até aproximadamente uma semana. As pessoas sem sinais de alerta devem ligar para o médico se a diarreia durar mais de 72 horas.