João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.
A Palavra de Deus diz: “Quem se isola, busca seus próprios interesses” (Pv 18,1). Neste mundo cheio de problemas, por causa de toda pressão, somos tentados ao isolamento, a nos colocarmos dentro da casca. Se você vive problemas, e a tentação o incita a desistir, a deixar tudo para trás e isolar-se, sinto muito!
O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria. O tolo não tem prazer no entendimento, mas apenas em externar o que pensa. Com a maldade vem também o desprezo; com a desonra vem a vergonha.
Quem vive isolado se preocupa apenas consigo e rejeita todo bom senso. O tolo não se interessa pelo entendimento; só quer saber de expressar suas opiniões.
Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.
Quais são algumas características de um solo infértil? Em Mateus 13:1–23, lemos que o Salvador comparou diferentes tipos de solo ao coração das pessoas. Ao estudar esses versículos hoje, pense em que tipo de solo é mais semelhante à condição atual de seu coração.
Pessoas solteiras podem dedicar-se mais plenamente ao trabalho de Deus: “Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido”. (1Co 7.32-34).
Ficar sozinho permite que você priorize aquilo que você ama, o que é um ponto chave para desenvolvimento pessoal. Você só consegue ser uma pessoa melhor a partir do momento em que você se conhece e sabe o que gosta, o que não gosta, o que consegue adaptar e o que não é aceitável para você.
Dado o contexto cultural nos Estados Unidos, é surpreendente ver como Paulo fala positivamente sobre ser solteiro. Ele deseja que todas as pessoas sejam solteiras (1Co 7.6) e aconselha aos viúvos e solteiros a permanecerem como estão, se possível (1Co 7.8).
Reze o Salmo 143 (142) quando a tristeza e a solidão te visitarem. Salmo de Davi. Senhor, ouvi a minha oração; pela vossa fidelidade, escutai a minha súplica, atendei-me em nome de vossa justiça. Não entreis em juízo com o vosso servo, porque ninguém que viva é justo diante de vós.
Será que Jesus se sentia tão sozinho quanto eu me sinto?
Ele viveu, sofreu e morreu por cada um de nós para que nunca tenhamos que ficar sozinhos. Jesus veio à Terra para saber como nos socorrer durante nossas provações. Ele sentiu nossas tentações, dores, tristezas e aflições. As escrituras a seguir ensinam que Jesus realmente entende como nos sentimos.
é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver.
A solidão pode ser muito útil para poder orar com fervor. A Bíblia diz em Mateus 14:23-24: “Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.” Outro texto diz: “De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35).
A bênção de Deus e o reconhecimento social são importantes na Bíblia para que um casamento seja válido. Se uma pessoa já está morando junto com alguém sem ser casado, é recomendável pedir perdão a Deus e procurar se casar o quanto antes.
28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. 16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. 1 O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
Mas existem outros exemplos de isolamento nas escrituras. O mais conhecido deles é o isolamento de Jesus por quarenta dias no deserto (Mateus 4.1-11). Aqui, o isolamento expressa coragem e resistência. É uma ação associada a uma obediência que supera o que é prejudicial e destrutivo.
É o solo rochoso, versículos 5-6. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Portanto, esse solo é o que tem o coração dividido, ou melhor, um coração que mantêm uma capa de falsidade.
Deus então passou a explicar que Jeremias deveria permanecer solteiro por que um destino horrível aguardava todos os pais e crianças daquela terra: “Eles morrerão de doenças graves; ninguém pranteará por eles; não serão sepultados, mas servirão de esterco para o solo.
Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.