Uma infecção pode se disseminar para os tecidos em torno do olho (consulte Introdução às doenças da cavidade ocular) e causar mudanças na visão ou inchaço em torno do olho. Com menor frequência, a infecção pode se disseminar para envolver os próprios olhos, causando dor e distúrbio da visão.
Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite. Quando vai parar nos ossos pode desencadear um quadro de osteomielite. Se chegar ao globo ocular, pode atingir a visão; quando acomete a pele pode provocar celulite infecciosa, uma infecção bacteriana de pele, que pode ser grave.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico.
Sinusite causa dor nos olhos? | Tenho todos os sintomas da sinusite e muita dor nos olhos
Qual é o sintoma mais grave da sinusite?
Geralmente, se sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e tosse persistirem por mais de 10 dias ou piorarem após 5-7 dias, pode ser uma infecção bacteriana. Além disso, a presença de febre alta e secreção nasal espessa e colorida também são indicativos.
"Então, está com os sintomas nasais persistentes por mais de cinco dias, com febre e com alterações já na pele e com um agravamento dos sintomas, tem que procurar sempre o médico", reforça.
Uma infecção pode se disseminar para os tecidos em torno do olho (consulte Introdução às doenças da cavidade ocular) e causar mudanças na visão ou inchaço em torno do olho. Com menor frequência, a infecção pode se disseminar para envolver os próprios olhos, causando dor e distúrbio da visão.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
Carlos Renato Yatuhara esclarece um mito comum: a relação entre a secreção ocular e o catarro nasal. Ele explica que não há conexão entre a cavidade nasal e os olhos. Quando há secreção nos olhos, trata-se de conjuntivite, a infecção é local e não tem como vir da cavidade nasal .
Em pessoas que tem sinusite, essa é uma dica mais do que valiosa. Quando a pessoa está com a sinusite atacada, a região do nariz fica bastante dolorida, usar óculos pode ser insuportável. Por isso é recomendado que as plaquetas sejam ajustadas corretamente de acordo com o formato do nariz de cada pessoa.
Durante uma crise de sinusite ou de qualquer dificuldade respiratória grave, as bactérias do canal nasal podem chegar até a região dos olhos. Quando isso acontece, instala-se a condição conhecida como celulite orbital. Ela leva a um olho inchado em grandes proporções, com um edema muito volumoso.
Utilize uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila frio para limpar os olhos; Passe a compressa no sentido do canto do olho para fora, para não obstruir o canal lacrimal; Lembre-se de utilizar uma compressa para cada olho, para evitar que, em caso de infecção, contamine o outro olho.
Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face; Procure um médico se os sintomas persistirem.
A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca.
Quando a sinusite é grave? Ignorar os sintomas básicos da sinusite pode agravar a doença, pois os seios da face apresentam íntima relação com os olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmão. Ou seja, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos quando não tratada corretamente.
Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são agentes comuns na rinossinusite bacteriana aguda. Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae resistentes a antibióticos requerem medicamentos diferentes.
Quando isso ocorre há muita secreção nos seios da face e nariz, podendo afetar até mesmo a sua visão. A infecção pode se disseminar para a região das pálpebras e globo ocular causando inchaços e até mesmo formação de pus. Se você está com estes sintomas, procure um oftalmologista.
Quais sintomas neurológicos a sinusite pode causar?
A sinusite frontal provoca dor na região frontal e cefaleia frontal. A sinusite etmoidal causa dor atrás e entre os olhos, cefaleia frontal geralmente descrita como lancinante, celulite periorbitária e lacrimejamento. Sinusite esfenoidal causa dor referida menos bem localizada na região frontal ou occipital.
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).
Há o caso de internação quando tem a complicação dos sintomas estendidos. "Quando há complicações, o paciente vai precisar de internação, com antibiótico na veia, exames de imagem, como ressonância magnética para entender se vai precisar internar de fato ou não", completa.
A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica.