O principal benefício da reposição hormonal masculina é a melhora na qualidade de vida do paciente, que experimentará uma diminuição em todos os sintomas desencadeados pela andropausa. Esses sintomas vão muito além de problemas sexuais (queda da libido, disfunção erétil e fertilidade reduzida).
O que acontece com uma pessoa que toma hormônio masculino?
Para além dos impactos cardíacos, o uso de testosterona e anabolizantes pode provocar doenças nos rins, como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática e câncer, aumento de acne, queda de cabelo, e retenção de líquido no organismo.
A testosterona — conhecida como o principal hormônio sexual masculino — desempenha um papel vital na saúde e no bem-estar dos homens. Por isso também, ela tem uma influência significativa em uma variedade de funções corporais: o desenvolvimento sexual, massa muscular, humor e até mesmo a saúde cardiovascular.
A reposição hormonal masculina é um tratamento que visa normalizar os níveis de testosterona, o hormônio masculino, no sangue. Existem muitos fatores que podem influenciar na sua redução, sendo a idade um deles. Assim como a mulher passa pela menopausa, o homem sofre com a andropausa.
O que acontece quando o homem começa a tomar hormônio feminino?
Riscos da terapia de estrogênio para homens
A terapia de estrogênio pode levar a alterações significativas nos níveis hormonais dos homens, o que pode causar efeitos colaterais indesejados. Esses efeitos colaterais podem incluir diminuição da libido, disfunção erétil, alterações de humor e ganho de peso.
Embora os níveis de estrogênio nos homens sejam muito mais baixos do que nas mulheres, este hormônio desempenha várias funções importantes no corpo masculino. O estrogênio auxilia na regulação do metabolismo ósseo, ajudando a manter a densidade óssea e prevenindo a osteoporose.
Qual o efeito do anticoncepcional feminino no homem?
O uso de anticoncepcional para terapia de transição leva a redução do tamanho dos testículos e da produção de hormônios masculinos. É descrito que esses dois efeitos podem ser irreversíveis, causando infertilidade, no entanto é pouco provável que isso aconteça com o pouco tempo que você fez uso.
No caso do gel de testosterona (Androgel) o efeito começa após 1h de aplicação mas se estabiliza após 2 dias de uso. Se for utilizado o undecilado de testosterona (Nebido ou Hormus) a ação ocorrem a partir do primeiro dia com concentrações máximas em 7 a 14 dias. Até mais!
Quando a reposição hormonal masculina é necessária? A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona nos homens começam a cair, por conta do processo natural de envelhecimento. É a chamada andropausa. Ao contrário da menopausa feminina, nem todos os pacientes sentem os sintomas dessa condição.
O que acontece se tomar 1 ml de Durateston por semana?
O abuso de testosterona, especialmente se você toma muito deste medicamento sozinho ou com algum outro esteroide androgênico anabólico, pode causar sérios problemas de saúde para seu coração ou vasos sanguíneos (que podem levar à morte), saúde mental e/ou hepática.
Riscos potenciais do tratamento de reposição hormonal
É o principal e mais preocupante efeito colateral da reposição hormonal em homens hipogonádicos. Homens com níveis de testosterona ou IGF-1 séricos nos limites superiores da normalidade têm duas vezes mais risco de desenvolver carcinoma de próstata22(B).
Quais são os efeitos colaterais do hormônio masculino?
Foram relatados casos de aumento incontrolável de libido e de freqüência de ereção, além de seborréia, acne, ganho de peso por efeito anabolizante na massa muscular e retenção de fluido, ginecomastia, alopécia, aumento de pêlos no corpo, mudança de timbre de voz.
Os especialistas reforçam que as complicações do uso de testosterona são diferentes entre os sexos. No entanto, tanto em homens quanto em mulheres o hormônio pode alterar a fertilidade. Há ainda o risco de provocar alterações nas células do fígado e, em longo prazo, causar inflamações e até formação de tumores.
Os hormônios masculinos são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos homens. Eles regulam diversas funções no corpo, desde o crescimento muscular até a regulação do humor. Dentre os principais hormônios masculinos estão a testosterona, o folículo-estimulante (FSH) e o luteinizante (LH).
Quanto tempo dura o tratamento de reposição hormonal masculina?
Por quanto tempo a reposição hormonal masculina precisa ser realizada? Normalmente o tratamento de reposição de testosterona dura a vida todas, tanto através das injeções quanto do uso transdérmico. No entanto, é muito importante fazer um acompanhamento muito próximo do urologista ao longo do tratamento.
O hormônio pode aumentar os comportamentos competitivos e a assertividade, o que tem um impacto positivo no mercado de trabalho. Níveis mais altos de testosterona podem ajudar homens desempregados a encontrar trabalho e homens empregados a mantê-lo.
No geral, o uso da testosterona com orientação médica proporciona benefícios como: Aumento do desejo sexual (libido). Melhora da qualidade das ereções. Aumento das ereções matinais.
A testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos, como testículos e próstata, bem como a promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento de pelos e cabelos corporais.
Como saber se o homem precisa de reposição hormonal?
Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia; entre outros.
Quais são os benefícios de tomar hormônio masculino?
O principal objetivo da reposição hormonal masculina é normalizar os níveis de testosterona na corrente sanguínea, promovendo um alívio de sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente.
Cipionato de Testosterona deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular. Deve ser aplicado profundamente no músculo glúteo. A aplicação deve ser feita lentamente. O uso da agulha ou seringa úmida pode causar turvação na solução, o que não afeta, entretanto, a efetividade do medicamento.
A testosterona é o mais importante hormônio masculino. Este único hormônio comanda quase tudo nos homens, desde o sistema reprodutivo e a sexualidade até a massa muscular e densidade óssea, além de desempenhar um papel importante na saúde mental, como falamos neste vídeo.
O que que acontece se o homem tomar hormônio feminino?
Os riscos mais graves ao tomar estrogênio são a trombose, derrame, embolia pulmonar e o funcionamento alterado do fígado. Já o maior risco causado pela testosterona é a policitemia (superprodução de glóbulos vermelhos) que induz a coagulação do sangue e gera cansaço, fraqueza e falta de ar.
De acordo com a opinião de especialistas do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), as pessoas trans e não-binárias que eram AFAB podem escolher qualquer método de contracepção disponível para mulheres cisgêneras – mesmo se estiverem tomando testosterona (4).
Se um homem tomar as pílulas, pode provocar o aparecimento de características femininas no corpo. A pílula só tem efeitos anticoncepcionais na mulher, uma vez que é composta de hormônios femininos, principalmente a progesterona.