O que acontece se o voo atrasar e perder a conexão?
Se você perder a conexão, você tem direitos, e a companhia aérea deve: Embarcar no Próximo Voo da Mesma Companhia Aérea: Escolha um voo com o mesmo destino, mantendo a mesma escala. Embarcar em um Voo de Outra Companhia Aérea: Seja realocado em outro voo sem custos adicionais, se for a melhor opção.
Se você não embarcar no voo sem cancelar a reserva, pode enfrentar algumas consequências. As companhias aéreas costumam cobrar uma taxa de no-show, que pode custar até o valor da passagem. Além disso, você pode perder o direito ao reembolso e à reacomodação em voos futuros, dependendo das políticas da companhia aérea.
Quais os direitos do passageiro quando o voo atrasa?
Os passageiros têm direito a assistência material em caso de atraso de voo, que inclui comunicação, alimentação e hospedagem, dependendo da duração do atraso.
Quem tem direito a pedir indenização por atraso de voo? Tem direito à indenização por atraso de voo qualquer pessoa que tenha tido seu voo atrasado por pelo menos 4 horas. Acima desse tempo, é considerado haver certo nível de prejuízo para os passageiros.
Em Quais situação de atraso a companhia aérea estará isenta de responsabilidade?
Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.
Portanto, é direito do consumidor em caso de atraso de voo receber uma indenização por danos morais. O valor da indenização por atraso de voo está em média R$4.500,00 no Brasil. Mas, se você tiver que enfrentar um problema sério por causa do voo atrasado, a indenização pode ser maior e chegar a até R$10 mil.
A partir de uma hora, a empresa é obrigada a oferecer suporte de comunicação, como internet e telefone. A partir de duas horas, alimentação. Já se o atraso for superior a quatro horas, é preciso fornecer hospedagem, mas somente em caso de pernoite no aeroporto, além de transporte de ida e volta.
Se perdeu ou chegou atrasado por conta do atraso, é necessário que tenha também: fotos e demais registros eventualmente realizados, demonstrando o tamanho das filas para check-in ou o atraso do voo no painel de embarque, e/ou comprovantes de eventos perdidos em razão do ocorrido.
Se você perder um voo de conexão, você deve procurar o balcão de atendimento mais próximo da companhia aérea ou um representante da companhia aérea para conversar sobre o ocorrido.
O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.
Posso desembarcar na conexão? Sim, basta ter alguns cuidados. Para sair do aeroporto durante a conexão, você precisa conferir se o tempo livre é o suficiente para ir até a cidade, passear e voltar a tempo de passar na imigração novamente.
O que acontece se meu voo atrasar e eu perder a escala?
O Que Acontece Quando Eu Perco uma Conexão por Atraso de Voo? Quando você perde a conexão, é natural querer buscar compensação da companhia aérea. Geralmente, atrasos de 4 horas ou mais no destino final concedem ao passageiro o direito de buscar indenização.
O problema de perder o voo de conexão pode ser resolvido de forma simples! Dirija-se ao balcão de atendimento da companhia aérea e explique o seu caso. A empresa passará informações sobre o que é possível fazer ou não se perder o voo de conexão, e você poderá escolher o que mais lhe atender.
Caso o atraso ultrapasse 3 (três) horas, todos os direitos dos passageiros de embarcar em outra companhia ou receber o valor de volta é assegurado. Porém, a partir da terceira hora de atraso é obrigação da companhia fornecer alimentação e hospedagem aos passageiros.
Atraso de voo de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone; Atraso de voo superior a 2 horas: a companhia aérea deve arcar com os custos de alimentação; Atraso de voo superior a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer hospedagem e transporte ida e volta da acomodação.
A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas etc.). A partir de 2 horas: alimentação (lanche, bebidas etc.). A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (caso o passageiro precise passar a noite e não more na cidade de onde parte o voo). Além do transporte de ida e volta ao aeroporto.
O atraso de até quatro horas, em decorrência de reestruturação da malha aérea ou impossibilidade de decolagem do voo, configura atraso tolerável e mero aborrecimento, em razão da complexidade da vida moderna e das imprevisões das relações cotidianas, não sendo apto para caracterizar danos morais”.
O tempo mínimo de conexão para ser elegível ao serviço é de 8 a 26 horas em Classe Econômica ou Premium Economy. Já para Classe Executiva ou Primeira Classe, a conexão precisa ter de 6 a 26 horas. Para mais informações, clique aqui.
Qual a responsabilidade civil das companhias aéreas em caso de atraso em voos comerciais?
· Mais de 4 horas (ou a empresa já tenha ciência de que o voo atrasará esse tempo), ou se houver cancelamento do voo ou preterição de embarque: nesse caso, além da assistência material, a companhia terá que oferecer opções de reacomodação sem custo em outro voo ou reembolso integral da passagem.
Overbooking é uma expressão em inglês usada para designar quando uma empresa faz uma sobrevenda, ou seja, vende mais do que pode atender. É mais comum em companhias aéreas, mas também pode acontecer em hotéis, shows, eventos esportivos e até salões de beleza ou restaurantes que aceitam cupons pré-pagos.
Quando a companhia aérea é obrigada a pagar hotel?
Quando a Companhia Aérea é Obrigada a Pagar Hotel? A obrigação da companhia aérea de pagar por acomodação em hotel está relacionada principalmente a situações específicas, como atrasos ou cancelamentos de voos que são de responsabilidade da própria companhia aérea.
A taxa de no-show funciona como uma multa cobrada pela companhia aérea ao reembolsar ou alterar uma passagem após a data original de embarque. O valor é cobrado quando o passageiro não embarca ou perde o voo sem avisar a companhia aérea.
O reembolso por voo cancelado pode ser solicitado junto à companhia aérea por meio dos canais de atendimento ao cliente. São eles: o serviço de atendimento telefônico, chat online do site da empresa ou e-mail. No site da companhia, é possível fazer o login e solicitar o cancelamento e o reembolso.