Sem óleo, todas as peças móveis passam a sofrer com o atrito entre si. Isso gera calor, ruido e, claro, provoca desgaste acentuado de componentes, como por exemplo aneis dos pistões, pistões, bronzinas, bielas e virabrequim, todos fundamentais para o motor.
O nível de lubrificante no motor é decisivo. Se não for adequado, pode resultar em avarias como: problemas no filtro de partículas (DPF ou FAP), quebra do turbo, cames ou válvulas ou gripagem do motor devido ao aumento da temperatura e fusão de peças metálicas.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
POSSO RODAR COM O OLEO NO MÍNIMO? Nível de óleo baixo na vareta
O que a falta de óleo pode causar?
Quando há falta de óleo no cárter, haverá pouca lubrificação das peças o que leva à aceleração do desgaste. Ou seja, elas podem parar de funcionar e precisar serem trocadas. Com o motor, o problema pode ser ainda pior. A falta de óleo pode levar ao superaquecimento do motor que acaba se fundindo.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Se, depois de um tempo que o automóvel ficou parado, você verificou manchas de óleo no chão, logo abaixo do motor, é um sinal de vazamento que, por sua vez, indica um nível cada vez mais baixo de fluido. E, como mencionado anteriormente, a baixa lubrificação é uma das maiores causas de motor fundido.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.
Andar com o carro com nível de óleo baixo fará que a lubrificação de componentes do motor fique comprometida, uma vez que o pescador de óleo não conseguirá captar o óleo do cárter de maneira satisfatória. Desta forma, o propulsor terá muita espuma e baixa pressão de óleo, o que compromete o fluxo.
Qual é o barulho de um motor fundido? Em seu estágio inicial, é possível ouvir leves ruídos vindos do motor. Esses ruídos indicam que está havendo atrito entre as peças metálicas A próxima fase é de barulhos estridentes.
Formação de depósitos: a fuligem, naturalmente gerada na combustão, é arrastada das superfícies pelo óleo circulante. Com o tempo, apenas o óleo não é capaz de remover todas as impurezas do sistema, sendo que substâncias insolúveis ficam acumuladas, prejudicando o motor.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor.
Alguns cuidados na reutilização de óleos são necessários, como: – A mistura de óleo velho e novo não deve ser feita, o líquido usado deve ser filtrado, armazenado com tampa e longe da luz.
Evite misturar óleos de tipos diferentes (mineral ou sintético) ou completar um óleo antigo com óleo novo; Mantenha o motor sempre regulado e faça a substituição das velas; Faça a substituição do filtro sempre que trocar o óleo; Evite abastecer o veículo com combustível de má qualidade (adulterado).
Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Existem vários motivos pelos quais um motor pode ficar sem óleo: bujão do cárter mal encaixado, cárter rachado devido a uma explosão, vazamentos no circuito de lubrificação ou também pode ocorrer porque a viscosidade do óleo usado não é correta ou porque as tolerâncias entre o pistão e o bloco do motor tornaram-se ...