Em Logan, o personagem Wolverine envelhece porque o adamantium fundido aos ossos dele — que antes possibilitava sua rápida cura — começa a envenená-lo. O herói foi inicialmente envenenado pelo uísque que bebia, já que parte da composição vinha de um milho modificado para suprimir os poderes de cura.
Espadas e outras armas e substâncias, como o radioativo Carbonádio, conseguem bloquear a ação do fator de cura de Wolverine, deixando-o mais vulnerável sem sua principal vantagem. Logan matou seu filho Akihiro causando uma simples morte cerebral, ao afogá-lo na lama.
James "Logan" Howlett, antigamente conhecido como Wolverine, envelheceu bastante agora que o adamantium fundido a seus ossos está envenenando-o e impedindo seu fator de cura de funcionar, tornando seu corpo progressivamente mais fraco à medida que envelhece.
No filme, a causa do incidente em Westchester que matou alguns X-Men e afetou pelo menos 600 pessoas foram as convulsões do Professor Xavier, que fizeram com que os poderes do mutante saíssem de controle.
ENTÃO ERA ISSO! VEJA PORQUE WOLVERINE NÃO SE CURA EM LOGAN
Como o Professor Xavier volta à vida?
Os X-Men revelaram ao Professor que a Terra estava sendo dominada pelo Rei das Sombras, que havia se apossado do corpo de Legião. Assim, Charles retornou ao planeta com os X-Men e com a ajuda do X-Factor enfrentaram todos a terrível ameaça.
Nos quadrinhos, o Professor Xavier perdeu oficialmente o uso das pernas pela primeira vez quando foi paralisado pelo vilão chamado Lúcifer, posteriormente revelado como uma alienígena — sim, como dá para notar, a história dos X-Men sempre teve toques de ficção científica e viagens espaciais.
Mas ele foi ficando velho, uns 200 anos. Ele foi envenenado pelo uísque e álcool que bebia. O álcool veio de milho geneticamente modificado que foi projetado para suprimir seus poderes, o qual deixou mais lento seu fator de cura.
Quem tem melhor fator de cura, Wolverine ou Deadpool?
Deadpool, como visto nos filmes e quadrinhos, consegue a regeneração completa das mãos ou braços. Isso também ocorre pela necessidade de refazer partes perdidas pelo câncer a todo momento. Assim, desconsiderando as adversidades causadas a Wade, o personagem levaria vantagem direta pelo fator de cura em relação a Logan.
Wolverine tem um poderoso fator de cura, que, a cada dia, ganha ainda mais força e utilidade, tornando-o um dos personagens com a melhor versão dessa capacidade no Universo Marvel.
Sem sombra de dúvidas, Victor Creed é o maior inimigo que Wolverine já teve. Com poderes muitos similares, mas guiado por seus instintos animais, ele é o verdadeiro oposto do herói ou, nas palavras de Logan, aquilo que ele teme se tornar um dia.
Após um combate feroz, Cornelius perece e, antes de ir, ele questiona a Logan quais foram suas grandes realizações na vida. Wolverine, então, decide fica sob um tanque de adamantium quente, que cobre seu corpo. Ele morre por sufocamento, após o endurecimento do metal que o salvou por tantos anos.
Inclusive, ele só voltou como o personagem porque foi combinado que Deadpool & Wolverine não atrapalharia a linha do tempo de Logan, conforme Hugh Jackman contou em dezembro de 2022, ao SiriusXM: "É tudo por causa desse dispositivo que eles têm no mundo da Marvel para se mover nas linhas do tempo.
Em “Logan” (2017), Wolverine está envelhecido e seu fator de cura está enfraquecendo, resultando em uma regeneração mais lenta e menos eficaz. Já em “X-Men 2” (2003), há uma cena onde Wolverine leva um tiro na cabeça, e depois ele menciona que levou mais tempo do que o normal para se curar.
Logan morre inesperadamente de um ataque cardíaco em um jato particular no episódio três, e Cox disse à BBC como se sentiu com a inesperada reviravolta na trama do escritor do programa, Jesse Armstrong.
Depois do Collider dizer que Logan teria uma cena pós-crédito, o diretor James Mangold foi ao Twitter e disse que não o filme não tem uma cena pós crédito.
O fator de cura de Wolverine assemelha-se parcialmente ao dos animais mencionados, visto que, diferentemente da espécie humana, Logan consegue repor tecidos diferenciados após sua completa perda, contudo não realiza reprodução assexuada por bipartição.
Assim, tem-se a mutação de Wolverine possibilitada pela teoria dos Campos Mórficos de Rupert Sheldrake. Da mesma forma a violência adolescente e o desamparo que são fatores que possibilitam a identificação com Logan, encontrariam na ressonância mórfica a explicação de sua ampla difusão.
Este, muito provavelmente, é Caliban, o mutante albino vivido por Stephen Merchant. Nos quadrinhos, o personagem tem poder de detectar a presença de outros mutantes e, no filme, ele aparentemente ajudará Logan.
É justamente nessa cena pós créditos que descobrimos que antes de morrer, Professor X utilizou sua telepatia para transferir sua mente para o corpo vegetativo no laboratório de Moira. E é assim que Charles permaneceu vivo.
Após uma gigantesca campanha de marketing, o Super-Homem foi assassinado pelo vilão Apocalipse para voltar menos de um anos depois. Mesmo no filme "X-Men 3 - O Confronto Final", Xavier é morto por Jean Grey, também possuída pela Fênix, mas consegue antes transferir sua consciência para outro corpo.
Em X-Men: Primeira Classe o Professor X ficou paraplégico por causa de Magneto. O mutante fez com que um dos tiros disparados por Moira MacTaggert ricocheteasse e acertasse a coluna de seu amigo.