Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo. Se os maridos não amarem a si mesmos, será muito difícil amar suas esposas com intensidade.
Assim, também os maridos devem amar a sua mulher como ao seu próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e cuida dela, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo” (Efésios 5:25-30).
O que a Bíblia fala sobre o homem honrar a esposa?
1Pedro 3:7 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida.
O marido deve cumprir os deveres conjugais para com a sua mulher, e, da mesma forma, a mulher, para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim a mulher.
Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.
Analogamente, o dever de respeito e consideração mútuos impinge ao marido e a esposa, reciprocamente, a obrigação de não ferir a honra por meio de ofensas pessoais, a integridade física e psíquica e a liberdade individual de cada um, mas sim dispensar ao outro companhia, afeto, atenção e bons tratos.
A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia. Apenas aproveitei o estilo do escritor de Provérbios (Pv 6.16-19).
"Um Marido Segundo a Bíblia" não apenas oferece orientações práticas para fortalecer e enriquecer o relacionamento conjugal, mas também desafia os leitores a crescerem espiritualmente e a se tornarem os líderes amorosos e compassivos que Deus os chamou a ser.
Assim como Deus orienta que as mulheres devem ser submissas, também orienta aos maridos amar suas mulheres, como ao seu próprio corpo. Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.
Disse a verdade! As duas são prioridades. Mas biblicamente falando a esposa tem vantagem, porque Deus disse que ambos serão uma só carne; não com a mãe, mas sim com a esposa.
Quando casamos, a prioridade é a sua esposa e seu marido. Quando casamos, a sua família não é mais seu pai e sua mãe, sua família é a sua esposa e seu marido. Quando casamos, deixamos de ser meninos e meninas, e passamos a ser HOMENS e MULHERES!
Segundo a Bíblia, o marido deve tratar a esposa com amor, respeito, honra, cuidado e consideração. Efésios 5:25-33, por exemplo, ensina que o marido deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja, dando a vida por ela. Colossenses 3:19 exorta os maridos a não serem amargos com suas esposas, mas a amá-las.
O casamento é também uma forma de sociedade, dirigida pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos. Assim, o casal é obrigado, cada um na proporção de seus bens e da sua renda, a sustentar a família e a educar os filhos, qualquer que seja o regime de bens do casamento.
Como o homem deve tratar sua esposa segundo a Bíblia?
Portanto, o marido não deve apenas amar a sua esposa se ela estiver demonstrando grande afeto ou paixão por ele ou somente se ela estiver sendo uma “boa esposa”. Ele decide amar e a “conquista” com seu amor! A Bíblia diz que a fé opera pelo amor (Gl 5.6).
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art.
O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa.
O Código Civil impõe aos cônjuges quais são estes direitos e deveres: “I – fidelidade recíproca; II – vida em comum, no domicílio conjugal; III – mútua assistência; IV – sustento, guarda e educação dos filhos; e V – respeito e consideração mútuos” (BRASIL, 2002, Art.
O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.
Ela conduz, ensina, conforta, anima, dá e compreende, tudo para construir a fé em seu marido e filhos. A descrição de uma boa esposa foi dada por um escritor alguns anos atrás… “uma boa esposa é o último melhor presente dos céus, seu anjo e ministra de inumeráveis graças, uma gema de muitas virtudes.
Qual o papel do homem na família segundo a Bíblia?
Também é dever do pai prover as necessidades físicas da família, certificando-se de que haja alimento, moradia, roupas e educação para a família. Mesmo que não tenha condições de prover todo o sustento sozinho, ele não deve esquivar-se da responsabilidade de cuidar da família.