O lugar em que vive (EF03HI08) Identificar e registrar os modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado da sua localidade. A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
A habilidade EF03HI09 consiste em: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
A habilidade EF03HI07 consiste em: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
A habilidade EF03HI10 consiste em: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
A habilidade EF03HI06 consiste em: Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
A habilidade EF03HI11 consiste em: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
A habilidade EF03HI02 consiste em: Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
A habilidade EF03HI03 consiste em: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
A habilidade EF03HI12 consiste em: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
A habilidade EF06HI10 consiste em: Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
(EF05HI04)Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos. Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e histórias.
HABILIDADE: (EF02HI07/ES) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. O TEMPO PODE SER MEDIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. O DIA É DIVIDIDO EM HORAS, AS HORAS EM MINUTOS, E OS MINUTOS EM SEGUNDOS. O RELÓGIO SERVE PARA MARCAR ESSAS MEDIDAS.
Habilidades: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade ef03hi01?
(EF03HI01A) Identificar e respeitar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
A habilidade EF02HI09 consiste em: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo (EF01HI09*) Identificar, respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas de sua convivência Os diferentes indivíduos: se identificar, para conhecer e respeitar a diferença.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
A habilidade EF05HI05 consiste em: Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Habilidades: (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. Objetivos: Identificar e conhecer os locais públicos.