O que Kant diz sobre estética?
Para Kant, a vivência estética é propriamente a vivência de um indivíduo, é uma vivência radicalmente subjectiva. E isto quer dizer que nela não se tem em vista nada que contribua para o conhecimento do objecto enquanto tal.O que a filosofia diz sobre beleza?
Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática.O que Kant afirma sobre os juízos estéticos?
Assim, na Crítica do juízo, Kant diz o seguinte: “Pela denominação de um Juízo estético sobre um objeto, está indicado [...] que uma representação dada é referida, por certo, a um objeto, mas, no Juízo não é entendida a determinação do objeto, mas sim a do sujeito e de seu sentimento” (Kant, 1980a, p. 184).Como Kant entendia o juízo estético?
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.Kant - Sublime - Belo - Aula de Filosofia no Ensino Médio - Estética
O que Kant afirma sobre o belo?
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.Como Kant descreve a arte estética?
Diz-nos Kant: ―aquilo que é puramente subjetivo na representação de um objeto, isto é, o que constitui a sua relação ao sujeito, e não ao objeto, é a sua qualidade estética‖3.Quais são os 3 juízos de Kant?
São elas: Ideia psicológica (alma); Ideia cosmológica (do mundo como totalidade); Ideia teológica (de Deus).Quais são as características próprias de um juízo estético de acordo com Kant?
A beleza e o juízo estético são afirmados em sua plena autonomia tanto em relação ao conhecimento quanto em relação à prática, à moral. Como o belo satisfaz sem nenhum interesse, ele é distinto do agradável de um lado e do bom de outro, que são vinculados com interesses e se referem à faculdade de desejar.O que é estética transcendental para Kant?
No caso da Estética Transcendental, as condições suficientes da sensibilidade referem-se aos elementos cuja simples presença indica a existência de um conhecimento sensível ou empírico. No fundo, esses elementos ou termos são os fenômenos ou aparecimentos (Erscheinungen) em geral.O que é belo e feio para Kant?
Em contraponto, Kant (1995) revela as questões de beleza e estética como conceitos simbólicos e sua relação com caráter e essência pessoal. O que é belo é bom, e o que é feio, ruim. O autor também tenta transmitir que os padrões de beleza são concebidos através de um sentimento de desinteresse.Como Platão define beleza?
Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.Qual o conceito de estética para Kant e Baumgarten?
Baumgarten pretende fundar a estética como a ciência das sensações, cuja finalidade é a perfeição do conhecimento sensível. Esta perfeição é a beleza.Qual a transformação pela qual passa a estética por meio de Kant?
A grande transformação pela qual passa a estética por meio de Kant pode ser descrita, sobretudo, em função da alteração do foco. Como costuma acontecer em geral com filosofia, aqui também é o modo como se estabelecem as perguntas que determinam o tipo de resposta que iremos encontrar.Quais são as duas categorias estéticas kantianas?
A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.Como Kant utilizou a palavra estética?
O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) fez uso do termo estética em sua Crítica da razão pura para se referir às formas puras da intuição sensível figuradas na percepção a priori do espaço e do tempo.Qual a teoria de Kant?
Kant estabelece que o conhecimento se dá a partir de unidade sintética entre a Sensibilidade e o Entendimento, tendo como primazia, o sujeito (o qual Kant denominava de Sujeito Transcendental) aquele que é capaz de conhecer, sujeito este que tem possibilidade de emitir juízos.Quais são as três características do prazer estético de acordo com Kant?
Resposta verificada por especialistasAs três características do prazer estético objetos naturais, objetos artísticos e por fim atenção nesses objetos junto com o próprio prazer. Os naturais como o próprio nome já diz, surgiram por causa da natureza e os artísticos são feitos pelos individuos como as artes.