O Denver II é um teste normativo que avalia a capacidade da criança de 0 a 6 anos em realizar atividades, esperadas para a idade, descritas em 125 itens distribuídos em quatro áreas do desenvolvimento infantil: pessoal-social (25 itens), motor fino-adaptativo (29 itens), motor grosso (32 itens) e linguagem (39 itens).
A interpretação dos itens permite classificar o teste como: normal, quando a criança não apresenta nenhum “atraso”; risco, quando apresenta dois ou mais “cuidados” e/ou um ou mais “atrasos”; não testável, quando recusa-se a realizar a atividade em um ou mais itens.
O Denver II é um valioso instrumento de screening para avaliar o desenvolvimento de crianças do nascimento aos seis anos de idade e monitorar o desenvolvimento em crianças de risco para alterações. Avalia quatro áreas do desenvolvimento: pessoal-social, motora fina adaptativa, linguagem e área motora grossa.
O teste baseia-se principalmente na observação da execução dos itens, e no relato dos pais, comparando o desempenho de uma determinada criança com o desempenho de outras crianças da mesma idade.
Elas foram submetidas ao Teste de Denver II, que avalia quatro áreas do desenvolvimento neuropsicomotor: motor-grosseiro, motor fino-adaptativo, linguagem e pessoal-social.
O método Denver foi desenvolvido em 1980, com o objetivo de intervir e acompanhar pessoas com diagnóstico ou suspeita de autismo. A técnica estimula a interação social por meio de reforçadores, ou seja, promove o desenvolvimento da criança por meio de novos contatos sociais contínuos e prazerosos.
O Denver II é utilizado no Brasil há mais de cinco décadas por pesquisadores e profissionais da área de saúde, entre eles, enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, devido à facilidade de aplicabilidade.
O modelo Denver consiste em formar uma criança mais autônoma, independente e consiga aprender com os colegas e familiares, a motivação e a liderança são os principais pilares desse conceito. Para otimizar cada vez mais as habilidades dos pequenos, a intervenção é feita de forma intensa, levando de 3 a 4 horas por dia.
O modelo Denver deriva da ciência ABA, com particularidades na sua aplicação e no público alvo. A principal diferença é que as intervenções no modelo Denver são indicadas para crianças de até 4 anos, pois suas estimulações aproveitam os marcos do desenvolvimento infantil e a maior neuroplasticidade de crianças menores.
Um instrumento que nos ajuda a entender quais comportamentos e habilidades a criança está acumulando atrasos é o Checklist do Modelo Denver de Intervenção Precoce.
* o conjunto de estímulos é composto pelos seguintes materiais: 10 cubos coloridos, uma boneca com mamadeira, um chocalho, um pom-pom, um lápis, um frasco, um sino, uma bola de tênis e uma xícara. População alvo: Crianças de 0 a 6 anos de idade.
Quais os principais comportamentos avaliados pelo teste de avaliação do desenvolvimento de Denver?
O teste não fornece diagnóstico e leva em consideração o avanço da idade, avaliando quatro áreas do desenvolvimento: “Motor Grosso”, “Motor Fino-Adaptativo”, “Pessoal Social” e “Linguagem”.
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
Com a criança deitada de costas, sorria e converse com ela. Não lhe faça cócegas e/ou toque em sua face. Passou: Se a criança sorrir em resposta. O objetivo é obter mais uma resposta social do que física.
O Modelo Denver, aplicação naturalística dos princípios da ciência ABA, é um método de intervenção precoce em crianças com atrasos de desenvolvimento ou transtorno do neurodesenvolvimento, como o TEA.
Já o Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model® / ESDM®, na sigla em inglês) deriva do PRT® (e, consequentemente, da ABA) e é um método desenvolvido por Sally Rogers e estudiosos que atualmente fazem parte da equipe do Centro de Excelência em Autismo, no Uc Davis MIND Institute, na Califórnia ( ...
Quais são as técnicas de implementação para criar a motivação no Modelo Denver?
O modelo Denver de Intervenção precoce utiliza estratégias naturalistas e no ambiente natural, o reforço é natural, sendo assim não é utilizado reforço como alimentos, iPad, o reforço é o próprio reforço da interação social que vai sendo construído à medida em que a criança vai avançando na terapia.
O reforço positivo é uma intervenção baseada na ABA estratégica chave, pois incentiva a repetição de comportamentos adequados, utilizando recompensas ou elogios para fortalecer a aprendizagem e a motivação.
Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.