O aço SAE 52100 é um aço de elevado teor de carbono, ligado ao cromo, utilizado para beneficiamento quando se pretende atingir elevada dureza após a têmpera, entre 62 – 66 HRC. É um aço temperável em óleo.
Aço 52100. A liga 52100 é um aço com alto teor de carbono e cromo com excelentes propriedades de resistência à tração e resistência à fadiga. Devido à sua versatilidade, é utilizada em uma variedade de aplicações mecânicas.
O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo.
É tipo de inox austenítico mais resistente em todos os sentidos. Tem adição de cobre, além de molibdênio, o que faz com que se torne o aço ideal para ambientes extremamente corrosivos, como os de celulose e petroquímicas.
O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.
Normalmente, o aço inoxidável 420 tem uma resistência à tração de cerca de 586 MPa – alta, mas não superior ao aço inox 304 (621 MPa). No entanto, quando endurecido e com alívio de tensão, a liga 420 tem uma resistência à tração de 1.586 MPa, quase três vezes mais forte do que quando recozido!
Devido ao seu teor mais alto de cromo e níquel, o aço inox 304 é geralmente considerado mais resistente à corrosão do que o aço inox 201. O cromo e o níquel formam uma camada protetora na superfície do aço, que impede a penetração de agentes corrosivos e prolonga a vida útil do material.
O aço inox 201 tem uma quantidade superior de Carbono, um menor valor de Crómio e de Níquel. Isto resulta que o aço inox 304 ou o 304L ofereçam uma maior resistência à oxidação. Especialmente a diferença de 2% no Crómio.
No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.
Em vez disso, acredita-se que o tungstênio seja formado a partir das explosões de estrelas massivas. Cada explosão de supernova tem tanta energia que esses elementos recém-criados são lançados a velocidades incríveis de 30.000 km / s, ou 10% da velocidade da luz - e é assim que eles se dispersam por todo o universo.
O aço maraging é um material notável conhecido por sua resistência excepcional. Esse tipo de aço de alta liga é envelhecido de forma especial para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e resistência ao impacto.
O aço 1045, localizado entre a nomenclatura 1040 a 1060, tem propriedade mais dura, portanto, tem resistência a ruptura de 65 a 75 kg/ mm2, com teor de carbono de 0,40% a 0,60%, já permite uma boa têmpera e é muito mais difícil de soldar.
O Aço SAE-5160,é uma liga de alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga. Por isso, sua grande usabilidade como aço para mola.
Uma forma prática de distinguir entre o aço inoxidável 304 e 316 é recorrer a um íman. O aço inoxidável 304 é geralmente magnético, o que significa que um íman será atraído por ele. Por seu turno, o aço inoxidável 316 é geralmente não magnético, o que indica que um íman não será atraído por ele.
304 é o mais amplamente utilizado de todos os tipos de aço inoxidável. Isso o torna exigente para o preço também. No entanto, existem versões caras do 430 com pequenas variações de composição, mas ainda assim, o 304 é o mais caro dos dois.
Qual o aço inox mais forte? O aço inoxidável mais forte é o aço inoxidável martensítico, que é conhecido por sua alta resistência mecânica e dureza. Este tipo de aço inoxidável tem uma estrutura cristalina que pode ser temperada e resistida através de tratamento térmico para aumentar sua resistência mecânica.
Ja o inox 409 tem mita mistura com ferro, nao se comparando ao inox 304 em termos de duração e potencia. - Ganho de potencia estimado de 10 a 12 cavalos. - Flexivel em inox feito proprio para carros de alta performance.
O aço inoxidável 304 é mais resistente à corrosão e é adequado para ambientes desafiadores, enquanto o aço inoxidável 430 é uma opção econômica adequada para ambientes internos ou menos agressivos. A escolha entre os dois dependerá das necessidades específicas do projeto, do ambiente e do orçamento disponível.
O SAE 4340 é um aço de elevada temperabilidade e média forjabilidade, porém com baixo nível de soldabilidade. Fabricação de peças de maior porte que necessitam de alta dureza e resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo (trabalho a quente).
Os resultados indicam que uma engrenagem fabricada em aço fundido SC 4140 terá melhor desempenho em operação que a mesma engrenagem fabricada em aço fundido SC 1045, principalmente pelo seu melhor equilíbrio microestrutural.
Basicamente, o aço sae 8620 é utilizado em componentes mecânicos de uso como; pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, cruzetas, catracas, capas, eixos, coroas, virabrequins, eixos comando, pinos, guia, pinhões, engrenagens em geral.