Qual o governo ideal para Platão?
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.O que era aristocracia para Aristóteles?
Para Aristóteles, a aristocracia era antes o governo de poucos, dos melhores cidadãos sem distinções de nascimento ou riqueza mas no sentido de possuírem melhor formação moral e intelectual para atender aos interesses do Povo.Quem deve governar segundo Platão?
Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.Que tipo de governo Platão propõe?
A POLÍTICA EM PLATÃOPlatão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente. Em primeiro lugar, o objetivo do Estado ideal deve ser a Justiça e o Bem.
Formas de Governo - Aristocracia - Filosofia e política
O que Platão dizia sobre a política?
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.Por que Platão não gostava da democracia?
Em suma, Platão criticava a democracia por acreditar que ela não era capaz de garantir um governo justo e estável, e via a relação entre democracia e justiça como problemática devido à falta de conhecimento e sabedoria dos governantes democráticos.Porque Platão critica a democracia?
Nesse sentido, a democracia, em sua forma extrema e desmesurada, seria o regime que, ao ver de Platão, institucionalizaria o amadorismo e o diletantismo como práticas políticas correntes e cotidianas, instaurando um governo dos ineptos que põe em risco a ordem moral e institucional da pólis.Quais as cinco formas de governo descritas por Platão?
Conforme pudemos observar no trecho acima, Platão, em seu diálogo, enumera aquelas que seriam suas quatro formas de governo inferiores, na ordem da melhor para a pior: timocracia, oligarquia, democracia e tirania.Qual o conceito de aristocracia segundo Platão?
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Platão acreditava que a aristocracia representava a junção da sabedoria e da virtude, pois, os cidadãos capacitados intelectualmente poderiam atender a todos, sem fazer distinção.O que a aristocracia defende?
Eles defendem que o governo deve ser comandado pelos melhores e mais aptos homens.Quem criou a aristocracia?
Filósofos e historiadores identificam que o termo aristocracia tenha sido usado pela primeira vez na Grécia Antiga, pelo filósofo Aristóteles. O pensador grego é que define a aristocracia como sendo uma forma de governo, o governo dos melhores, dos bons.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.Quem Platão queria que governasse?
Embora a ideia de ser governado por aristocratas nos cause ruído, no fundo o que Platão queria era uma liderança de pessoas desinteressadas em prazeres vazios, porque assim seriam incorruptíveis e, graças à sua educação, tomariam decisões acertadas, almejando a virtude.O que Platão acreditava?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.Qual a melhor forma de governo para Platão?
Os filósofos buscam compreender qual é o lugar do homem no mundo. Platão acreditava que todas as formas de governo poderiam ser corrompidas pelos homens porque os mesmo não possuíam a educação e a virtude adequada. Sendo assim, Platão descreve uma sociedade perfeita que foi intitulada A República.Quem deve ser o governante segundo Platão?
Ao concluir, Platão resume a discussão e reafirma as condições que, por natureza, são necessárias ao futuro filósofo-governante: ter uma boa memória; ser rápido para adquirir conhecimento; ser capaz de pensamentos grandiosos; ser dotado de elegância ou graça no pensar; ser amigo da verdade, da justiça, da coragem e da ...Por que Platão condenava a democracia?
'Excesso de liberdade'Quem quiser ser líder deve então bajular essas facções, saciar suas paixões, e isso é terreno fértil para o tirano, que manipula as massas para "dominar a democracia", segundo Platão. Além do mais, essa liberdade ilimitada degenera em histeria em massa, segundo Platão.
Qual filósofo foi defensor da democracia?
Defensor da democracia, filósofo Jürgen Habermas completa 85 anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU.Porque Sócrates odiava a democracia?
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.Qual filósofo defende a democracia?
A noção de Democracia na Filosofia modernaNa modernidade é sobretudo em Rousseau, pensador francês do séc. XVII e autêntico teórico revolucionário do iluminismo, que a Democracia vai aparecer como a forma mais legítima de Governo.