A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
Os estímulos sensoriais são as ações ligadas a visão, gustação, olfação, equilíbrio e a audição. A canção de ninar, o balanço no colo, o sabor dos alimentos, a textura da pele dos pais, da roupinha, os pezinhos no chão, o vento na pele, a água no corpo e o tapinha nas costas são alguns exemplos mais comuns.
Alguns estudos internacionais evidenciam que crianças com TDAH podem apresentar dificuldades gerais no processamento sensorial principalmente em relação à modulação sensorial6-8, relacionada à capacidade de regular e organizar o grau, intensidade e a natureza das respostas diante do estímulo sensorial9, apresentando ...
O transtorno do processamento sensorial (TPS) provoca reações extremas a estímulos de toda ordem, como não conseguir sentir a etiqueta da roupa em contato com a pele ou ficar enormemente incomodado com o barulho de uma tesoura.
Além disso, outros fatores que podem causar o TDAH são: história de abuso infantil, negligência familiar, exposição a neurotoxinas como o chumbo, infecções e exposição ao álcool durante a gravidez.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.
Hoje nós vimos que a terapia sensorial é uma ajuda muito importante para as crianças com autismo. Sabe aquelas dificuldades que elas têm em lidar com os sentidos? Essa terapia usa toques, sons, cheiros e movimentos para ajudar as crianças a entender e controlar melhor os sentidos.
São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.
Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.
Essas pessoas sofrem com essa sensibilidade intensa e que atrapalha bastante a rotina. Assim, podem ser mais seletivos com comida, não gostar de barulho, se sentirem mal ao serem tocado, não gostam de se sujar, reclamam da luz e cheiros, além de serem mais sensível à dor.
O Distúrbio de Processamento Sensorial se refere a uma condição na qual o cérebro enfrenta desafios na recepção e resposta às informações sensoriais que recebe¹. Embora anteriormente tenha sido denominado "disfunção de integração sensorial", atualmente não é considerado um diagnóstico médico independente (1).
Ao se envolverem em atividades sensoriais, elas têm a oportunidade de expressar suas emoções, experimentar diferentes sensações e interagir com o ambiente ao seu redor. Isso promove o autoconhecimento, a regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades sociais, como a comunicação, a empatia e a cooperação.
Tato, olfato, paladar, audição e visão são os mecanismos que possibilitam perceber as texturas, aromas, sabores, sons, além dos estímulos visuais. Logo, os pais e professores devem estimular a criança à adesão aos brinquedos sensoriais, pois eles estimulam esses sentidos e ajudam a desenvolver a criatividade.
Choro, agitação excessiva e agressividade podem indicar crise. Uma crise sensorial costuma ser facilmente identificada pela intensidade de sentimentos que provoca. Choro, agitação excessiva, gritos e agressividade são alguns dos possíveis sinais de um incômodo profundo diante dos estímulos do ambiente.
Crianças com TEA podem apresentar padrões motores únicos, e a posição de sentar em W pode ser uma forma de compensar ou lidar com essas dificuldades. Além disso, crianças no espectro podem ter mais dificuldade em explorar o ambiente, tendo uma rotação menor do corpo e posturas menos complexas.
Os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, vestibular e proprioceptivos) têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos, que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.
Qual parte do cérebro é responsável pelo sistema sensorial?
A informação sensorial de grande parte do corpo entra na medula espinal e segue por vias ascendentes até o encéfalo. Algumas informações sensoriais vão diretamente para o tronco encefálico pelos nervos cranianos. Cada uma das principais divisões do encéfalo processa um ou mais tipos de informação sensorial.
Os nervos cranianos transmitem informações sensoriais, incluindo tato, visão, paladar, olfato e audição. Os nervos espinhais conectam a medula espinhal com outras partes do corpo. O cérebro se comunica com quase todo o corpo através dos nervos espinhais.
Com frequência remexem as mãos e os pés nervosamente. Com frequência abandonam seus lugares na sala de aula e outros lugares. Correm por aí ou escalam coisas de maneira excessiva. Têm dificuldades para brincar ou realizar atividades de lazer de maneira quieta.
O tratamento mais indicado para TDAH é feito com medicamentos, como metilfenidato (Ritalina) ou lisdexanfetamina (Venvanse), e terapia comportamental para melhorar a atenção e diminuir a impulsividade, de acordo com a orientação do médico.
Falar demais e não ouvir atrapalha, e muito, o relacionamento com outras pessoas, especialmente no ambiente profissional. Entre os sintomas do TDAH observa-se o discurso impulsivo e a espontaneidade indesejada. Pessoas com TDAH falam sem parar, entram e saem da conversa ou apenas falam sobre si mesmas.