Opte por frutas e vegetais ricos em vitamina C, como laranja, acerola, kiwi e mamão, brócolis e pimentões. Esse nutriente fortalece o sistema imunológico ao promover a produção de células brancas do sangue, essenciais na defesa contra patógenos, como o vírus da dengue.
O principal tratamento da dengue clássica envolve tomar bastante líquido (de 60 a 80 ml por kg de peso) porque uma das características do vírus é retirar líquidos dos vasos sanguíneos. Para combater as dores no corpo e a febre, dois medicamentos são indicados: paracetamol e dipirona.
Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro, feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água.
“Vamos privilegiar alguns alimentos de acordo com os sintomas. Frutas, verduras, legumes, alimentos cozidos e refogados (mais leves e fáceis de digerir) podem ajudar bastante na diminuição dos sintomas e tratamento da própria infecção. Carnes brancas, peixes, ovos, laticínios e fígado, que são fontes de vitamina D.
Não existe tratamento específico para combater o vírus da dengue. O mais importante é combater a desidratação e aliviar os sintomas. A hidratação adequada é a principal forma de tratar a doença.
Alimentação correta pode minimizar os sintomas da dengue
Quanto tempo dura a fraqueza da dengue?
A fase crônica se manifesta, principalmente, com o cansaço, fraqueza muscular e fadiga. “Essa fase durar até 90 dias, com dias melhores e dias piores, mas com uma tendência progressiva de melhora.
É fundamental repor os líquidos adequadamente para uma recuperação mais rápida. A hidratação correta conta muito para uma evolução favorável do quadro. Alimentação anti-inflamatória: a alimentação deve ser reforçada com leguminosas e fontes de proteínas animais, que colaboram para a produção de células do sangue.
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.
O que é bom para aumentar as plaquetas em caso de dengue?
Ainda não existe um remédio específico ou uma receita caseira para fazê-las voltar ao normal”, aponta o infectologista. No entanto, Joana afirma que existem alimentos capazes de estimular a produção de plaquetas. Opções ricas em vitaminas como K, B12, ácido fólico e ômega 3 pode ajudar na recuperação.
O que é bom para aumentar a imunidade quando está com dengue?
Uma boa alimentação aumenta a imunidade, por ser um passo fundamental para manter o organismo saudável e ajudar o sistema imunológico a ficar mais resistente. Mesmo assim, isso não impede o indivíduo de ser picado pelo mosquito e contrair a doença.
Frutas diversas: banana, caqui, pera, manga e melancia são as melhores frutas para consumir em caso de dengue, principalmente a melancia, que é rica em água e ajuda na hidratação. Vegetais: folhas como couve, agrião, alface, espinafre, bertalha e rúcula e alguns legumes como beterraba e cenoura.
Para aliviar os sintomas, é necessário a prescrição de analgésicos, além de repouso, tudo com o devido acompanhamento médico. A pessoa com suspeita de dengue não deve se automedicar, pois há medicamentos que acarretam a piora do quadro, como os salicilatos (AAS, por exemplo).
A dengue também pode causar rabdomiólise, que é destruição das fibras musculares que liberam seu interior na corrente sanguínea, levando a sintomas como falta de força, fadiga muscular, diminuição da urina, ou urina escura.
Opte por frutas e vegetais ricos em vitamina C, como laranja, acerola, kiwi e mamão, brócolis e pimentões. Esse nutriente fortalece o sistema imunológico ao promover a produção de células brancas do sangue, essenciais na defesa contra patógenos, como o vírus da dengue.
O tratamento da dengue hemorrágica geralmente é feito no hospital, podendo envolver o uso de soro diretamente na veia e os mesmos medicamentos que são indicados na dengue clássica para aliviar a dor e a febre, como paracetamol ou dipirona.
Água, sucos, chás e soro caseiro, tudo é indicado na hidratação. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher (de café) de sal. De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia.
Alimentos ricos em ferro O ferro atua na manutenção das taxas de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue e é fundamental no combate à anemia, que gera, entre outros sintomas, fraqueza e cansaço, aspectos também comuns aos doentes com dengue.
Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é: Repouso enquanto durar a febre; Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.)
A alimentação para ajudar na recuperação da dengue deve ser rica em alimentos fontes de proteína, vitamina C, ferro e outros nutrientes, como frutas, legumes e proteínas magras, que ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imunológico.
Cuidar da alimentação durante o tratamento da dengue — e de qualquer outra infecção viral — inclui evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que podem aumentar a inflamação do corpo. É o caso de bolachas, salgadinhos, embutidos, refrigerantes e doces.
Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti contém 4 fases: Adultos, Ovos, Larvas e Pupas. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika durante a vida toda.