A coluna vertebral, também conhecida como espinha dorsal do corpo humano, é formada por uma série de ossos chamados vértebras, que se organizam em quatro regiões: Cervical (pescoço) – 7 vértebras. Torácica (tronco) – 12 vértebras. Lombar (região lombar ou cintura) – 5 vértebras.
A coluna cervical, localizada na parte alta da estrutura vertebral, possui sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim adiante, C4, C5, C6 e C7.
Existem cinco vértebras lombares, e são elas que formam nossa coluna lombar. Podemos nomear as cinco vértebras de l1, l2, l3, l4 e l5. Essa região das vértebras suportam a maior carga entre todas as vértebras, e por este motivo é a região mais acometida de toda a coluna vertebral.
Na tabela periódica, as colunas (verticais) são chamadas de grupos (famílias), enquanto as linhas (horizontais) são chamadas de períodos da tabela periódica.
As vértebras L4 e L5 estão localizadas logo acima do sacro, na parte inferior das costas. Entre cada par de vértebras, há um disco intervertebral que atua como um amortecedor, permitindo flexibilidade e mobilidade à coluna.
As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
Uma coluna é um elemento arquitetónico destinado a receber as cargas estruturais verticais de uma obra de arquitetura (arco como barramento, arquitrave, abóbada) transmitindo-as à fundação.
Que nome recebem as famílias 13, 14, 15, 16, 17 e 18?
As famílias 13, 14, 15, 16, 17 e 18 são conhecidas, respectivamente, como família do boro, do carbono, do nitrogênio, dos calcogênios, dos halogênios e dos gases nobres.
A tabela periódica comporta sete períodos, os quais estão dispostos nas colunas horizontais. As famílias (grupos), por sua vez, são as colunas verticais da tabela, que indicam a quantidade de elétrons presentes na camada de valência dos átomos dos elementos.
O abaulamento discal em L4-L5 e L5-S1 é uma condição na coluna onde os discos entre as vértebras L4 e L5, e entre L5 e S1, saem de sua posição normal. Essa protrusão pode pressionar os nervos, causando dor nas costas e possíveis sintomas nas pernas.
A vértebra cervical C7 é frequentemente referida como a “vertebra proeminente” devido a uma característica anatômica única. Ela é a sétima das sete vértebras cervicais na coluna vertebral e é localizada logo abaixo da vértebra cervical C6 e acima da vértebra torácica T1.
O que significa discopatia degenerativa em C5, C6 e C6, C7?
Discopatia degenerativa é o desgaste entre as vértebras da coluna, que ocorre com a velhice, principalmente, e mais uma série de outras causas. Com isso, essas vértebras acabam perdendo o formato comum (original), aumentando o risco e se intensificando a partir do aparecimento de outras doenças.
Na parte média, encontramos a coluna torácica com suas 12 vértebras torácicas – de cima para baixo chamamos de Torácica 1 (T1), Torácica 2 (T2) e, assim, sucessivamente, até T12.
O que significa C1, C2, C3, C4, C5 na classificação?
83 Os rótulos de embalagens dos medicamentos a base de substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial), "C2" (retinoides de uso tópico) "C4" (anti-retrovirais) e "C5" (anabolizantes) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, deverão ter uma faixa horizontal de cor ...
Os halogênios são elementos químicos formadores de sais inorgânicos. Na tabela periódica fazem parte do grupo 17 ou da família 7A. Eles são formados pelos elementos flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I), astato (At) e ununséptio.
Os gases nobres são os elementos químicos pertencentes ao grupo 18 da Tabela Periódica, isto é, da família do hélio. Todos são gasosos e possuem baixa reatividade. Os gases nobres estão na última coluna do lado direito da Tabela Periódica.
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Qual é a função da coluna vertebral?
O que é Hiperlordose? A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo. Ela causa desconforto e dor, podendo prejudicar a lombar e a cervical. Dependendo do local, a curvatura pode ser mais ou menos acentuada.
Um tipo muito comum de colunismo é a Coluna Social, que consiste em reunir informações (nem sempre notícias) sobre personalidades famosas na sociedade de uma cidade, região ou país. Colunistas sociais trabalham "caçando" notas sobre artistas, celebridades, milionários, figuras excêntricas, autoridades e outras pessoas.
As ordens clássicas do Dórico, Jônico e Coríntio, são 3 estilos de pilares e frontões que foram usados e desenvolvidos por Arquitetos da Era Clássica até os dias atuais. Junto com os arcos e domus Romanos, são o vocabulário básico da maior Arquitetura do Ocidente de tradição Clássica.
Mas, afinal, qual é o significado da palavra cariátides? Em grego, ela significa literalmente “moças de Karyai”, uma antiga cidade do Peloponeso. As cariátides mais famosas foram criadas para o Templo de Erecteion, erguido na Acrópole de Atenas no século V a.
De cima para baixo, as vértebras são classificadas como cervicais (C1 -C7), torácicas (T1-T12), lombares (L1-L5), sacrais (S1-S5) e quatro coccígeas. No centro das vértebras existe um orifício que forma o canal vertebral, cuja função é de abrigar e proteger a medula espinhal.