Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.
As variáveis que se pretende explicar são também chamadas de variáveis endógenas. O nome é sugestivo e quer dizer “aquilo que se explica dentro do modelo”. Por outro lado, as variáveis que explicam são chamadas de exógenas.
Na infecção endógena os contaminantes fazem parte da flora normal do sistema, enquanto que na exógena, a contaminação é proveniente do ambiente, equipe médica e/ou material cirúrgico (FERNANDO et al., 2015).
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
1 Biol Que tem origem no interior do organismo ou do sistema, devido a fatores internos; endógene. 2 Biol Que tem origem, se desenvolve ou se reproduz a partir do tecido interno de um órgão ou de um organismo; endógene.
Intoxicação exógena, endógena e alimentar: qual a diferença?
O que são infecções endógenas?
1-2) conceitua que a infecção endógena é ocasionada por doenças ou condições clínicas predisponentes, conjugada com procedimentos diagnóstico-terapêuticos agressivos, invasivos e imuno-supressivos.
Podemos dizer que endógeno é tudo o que no acontecer vital do homem se realiza sempre novamente como unidade da forma fundamental. Chamamos endon ao que constantemente manifesta essa originalidade em tais fenômenos do endógeno.
A depressão endógena é causada por algo que está errado no organismo, sendo, geralmente, originada por mudanças estruturais na bioquímica do cérebro. E tais alterações podem ser hereditárias ou não.
Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.
👉 Produção endógena é o nome dado pela ciência a processos realizados pelo próprio organismo. Diversos hormônios, por exemplo, são substâncias de produção endógena do corpo.
Qual a diferença entre infecção endógena e exógena?
Infecção endógena – infecção devido a um micro-organismo já existente no organismo, e que, por qualquer razão, se torna patogénico. Infecção exógena – infecção provocada por micro-organismos provenientes do exterior.
Qual a diferença entre intoxicação endógena e exógena?
Endógenas: venenos que se formam no próprio organismo e de origem celular, microbiana ou parasitária; Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo.
Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.
Fatores exógenos são aqueles ligados ao estímulo, ao ambiente e à cultura. Há estudiosos que defendem a concepção de que os fatores sociais e ambientais são os mais determinantes no comportamento humano. Enxergam o ser humano como um produto do meio.
Em biologia podemos chamar “exógena” uma variação imposta pelo ambiente, sendo fenotípica e não-hereditária, enquanto reservamos o termo “endógena” para variações genotípicas. O fenótipo resultante é dependente de uma “norma de reações” do genótipo correspondente, mas sempre com uma ação momentânea do ambiente.
Os fatores exógenos têm como determinantes as condições nutricionais, culturais, ambientais e sociais e influenciam o crescimento de forma mais dominante até os dois anos de idade, e os fatores endógenos que compreendem os determinantes biológicos, genéticos e étnicos interferindo no crescimento de forma mais ativa a ...
Nas fases estacionárias e de declínio, o microrganismo consome suas reservas protoplasmáticas (ocorre emagrecimento celular), sendo este processo conhecido como metabolismo endógeno. Estas duas fases podem ser também chamadas de fase endógena.
Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.