O QUE É A ENTROPIA DA INFORMAÇÃO: Shannon apresenta a entropia da informação como uma medida que se quantificar uma incerteza ou imprevisibilidade que uma mensagem pode apresentar.
Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físico. Em outras palavras, na Física, é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema, associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.
Portanto, a entropia social significa o fim de um tempo, mas marca obrigatoriamente o começo de outro. O homem, nesta jornada, se encontra na linha divisória, da civilização de cunho materialista para o alvorecer do espírito. O despertar já se faz sentir, basta ter sensibilidade suficiente para senti-lo.
Conceito que a psicologia adotou da termodinâmica e que simboliza metaforicamente a reação mental ao caos, enquanto desordem mental provocada pelo imprevisto e pela incerteza.
O fluxo acontece quando estamos totalmente focados num objetivo. Neste ponto não existe entropia psíquica. Entropia é a perda de energia e a desorganização decorrente disto. Em física se diz que o universo tende para a desordem, para a entropia.
Os seres vivos trocam energia com a vizinhança, recebem energia e por esta razão são capazes de aumentar a entropia. Produzem e escapam da entropia simultaneamente. Eles metabolizam a desorganização e o caos do meio ambiente organizado e estruturas complexas que se auto-organizam, fugindo da entropia.
Aplicando esta teoria ao funcionamento psíquico, Jung percebeu que a distribuição de energia na psique humana busca um equilíbrio. Ou seja, se dois valores tiverem forças desiguais, a energia tende a passar do valor mais forte para o mais fraco, visando atingir o equilíbrio.
A entropia é uma medida da quantidade de desordem ou incerteza em um sistema. No setor empresarial e nas organizações, a entropia pode ser vista como a falta de controle ou de eficiência em uma situação. Quando a entropia aumenta, a organização fica mais desordenada e menos capaz de atingir seus objetivos.
Portanto, no caso dos gases ela é maior porque suas moléculas são mais livres para se movimentarem, enquanto a dos sólidos é bem baixa. Nos processos de mudanças de fase, podemos identificar o aumento ou diminuição de entropia: H2O (s) -> H2O (l) ΔS > 0, Aumento.
As principais causas do Entrópio são: Flacidez muscular ou dos tendões: com o passar dos anos, os músculos das pálpebras tendem a afrouxar e os tendões a se alongar. Esta é a causa mais comum de entrópio.
A entropia representa a medida da desordem ou aleatoriedade de um sistema, onde reações espontâneas tendem a aumentar a entropia total do universo. “Dentre um conjunto de reações químicas possíveis, ocorrerá primeiro, espontaneamente, aquela que for mais exotérmica.”
A entropia do Universo — ou seja, a desordem — está sempre aumentando. Sempre. Isso significa que, em algum momento em um futuro distante, o nosso Universo chegará a um estado de desordem total, de entropia máxima. Os cientistas chamam isso de "morte térmica".
Em 1865, na Alemanha, o físico Rudolf Clausius (1822-1888) afirmou que o calor não pode passar de um corpo frio para um corpo quente, a menos que haja alguma mudança em torno deles. Clausius criou o conceito que chamou de "entropia" para medir esse comportamento do calor.
“Entropia designa a tendência generalizada de todos os sistemas do universo, sejam eles naturais ou feitos pelo homem, de deteriorar-se. O corpo humano passa por um processo de entropia: vai envelhecendo e um dia morre.
A entropia psíquica acontece quando não controlamos nossa mente e a deixamos “vagar”. Imediatamente aparecem os pensamentos negativos. Isso porque a energia tem de ser controlada senão decai, isto é, perde energia e organização. Para que haja crescimento tem de haver um foco mental organizador.
A entropia está relacionada à espontaneidade de algum processo físico ou químico. Sempre que um processo desse tipo acontecer espontaneamente, a entropia do sistema aumentará, isto é, o sistema ficará menos organizado ou mais aleatório.
A sintropia é um princípio simétrico e oposto ao de entropia física. Enquanto a entropia é a medida da desordem ou da imprevisibilidade da informação, a sintropia é a função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema.
A Segunda Lei da Termodinâmica, uma importante lei física, determina que a entropia total de um sistema termodinâmico isolado tende a aumentar com o tempo, aproximando-se de um valor máximo à medida que restrições internas ao sistema são removidas.
Quanto maior a desordem do sistema, maior a entropia. Observe que 1 mol de moléculas do sal dá origem a 2 mol de íons dissociados. Os íons em solução estão mais desorganizados que no sólido, o que quer dizer que a entropia desse sistema aumentou.