O princípio da equidade estabelece que a empresa deve tratar todos os seus acionistas e stakeholders de forma justa e igualitária. Na prática, isso significa que as decisões tomadas pela empresa devem levar em consideração o impacto em todas as partes interessadas.
Os 6 pilares da gestão corporativa são a Propriedade (representada pelos sócios), o Conselho de Administração, a Gestão, a Auditoria Independente, o Conselho Fiscal e, por fim, a Conduta e o Conflito de Interesses.
A fim de aumentar a confiança e a credibilidade da sua organização, é preciso seguir os 4 princípios da governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa).
A sociedade deve exercer seu papel de principal interessada nos resultados do Estado e demandar dele novas estruturas de governança que possibilitem a ela o desempenho de funções de avaliação, direcionamento e monitoramento de ações.
quatro princípios básicos da governança corporativa (IBGC, 2017): Transparência (Disclosure), Equidade (Fairness), Prestação de Contas (Accountability) e Responsabilidade Corporativa.
Como é definido o princípio básico da equidade a partir do Código das melhores práticas de governança corporativa do IBGC 2015 )?
Equidade – Tratar todos os sócios e demais partes interessadas de maneira justa, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas, como indivíduos ou coletivamente.
Qual é o principal objetivo da governança corporativa?
O pilar da governança corporativa é o equilíbrio dos interesses de todas as partes, preservando o valor da empresa e sua longevidade. Esse comportamento, resulta em uma maior transparência, garantindo a imagem de uma empresa estável, de pouco risco e de grande transparência.
Para auxiliar na aplicação das melhores práticas de governança corporativa, os professores José Paschoal Rossetti e Adriana Solé desenvolveram a metodologia dos 8Ps: propriedade, princípios, propósitos, papéis, poder, práticas, pessoas e perenidades.
A estrutura de governança e gestão disciplina como a empresa se organiza e funciona, considera o conjunto de atribuições, responsabilidades, autoridades distribuídas às instâncias de governança e gestão, a interação entre as instâncias externas e internas e sua integração com a Arquitetura de Governança e Gestão.
A estrutura organizacional de uma governança corporativa abrange seus sócios, o conselho de administração da empresa, o conselho fiscal, uma auditoria independente, o comitê de auditoria, a auditoria interna da organização, seu CEO, e seus diretores.
⇒ compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.
Orientado pelo respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social, o princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida, que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam ...
A noção de equidade está relacionada, portanto, a dar às pessoas o que elas precisam, de modo que, assim, todos tenham, realmente, acesso às mesmas oportunidades. Isso significa dar mais para quem precisa mais, de forma proporcional e adequada às suas circunstâncias.
A essência da governança corporativa está na transparência, havendo clareza quanto aos seus atos tanto para o público interno quanto externo. Interessante observar que esse é um dos valores mais importantes de uma instituição atualmente, seja ela qual for, o que é próprio de um mundo cada vez mais aberto e globalizado.
O que é governança corporativa quais seus objetivos e seus princípios norteadores?
A governança corporativa refere-se aos princípios que orientam o governo das empresas desde o início de seus negócios. Atualmente, há muitos investidores interessados em negócios inovadores, e é importante observar as regras mínimas de gestão e acompanhamento das atividades empresariais.
Quando a governança é estabelecida de forma confiável, a empresa se torna muito mais transparente em seus processos e na prestação de contas. Isso ajuda a evitar escândalos e aumenta a confiança dos clientes e também das pessoas que trabalham na própria companhia.
“Se Governança Corporativa é um sistema pelo qual tudo se organiza, o Compliance é o microssistema de conformidade dentro desse outro sistema, funcionando como uma das suas ferramentas fundamentais”, explica a profissional.