Consiste na penetração de uma espícula (pedaço de unha) na borda do dedo ou excessiva curvatura do mesmo. Observa-se neste tipo de patologia que a pele na borda da unha pode ficar avermelhada e inchada, causando muita dor.
Espícula é o termo utilizado para o pedaço da unha que está perfurando a pele. Banhos de imersão em soluções com antissépticos e agentes secantes, como o permanganato de potássio, ou com água quente e sal, podem ajudar a reduzir a inflamação.
É o procedimento clínico feito pelo podólogo para retirada da espícula (pedaço de unha)que age com um corpo estranho causando a infecção e o granuloma piogênico conhecido popularmente como carne esponjosa.
Uma espícula óssea é uma pequena projeção de osso que pode se formar nas articulações, tendões ou músculos. Essas protuberâncias podem ocorrer devido a vários fatores, como lesões, inflamação crônica, desgaste das articulações e condições médicas subjacentes, como artrite ou osteoporose.
Aulão Porque Não Posso Puxar A Espícula Com Alicate
Qual é a função das espículas?
As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.
Espícula óssea: é um crescimento ósseo pontiagudo que pode se formar em qualquer osso do corpo, mas é mais comumente encontrado nas articulações, onde há desgaste ou lesão; Esquírola óssea: lasca ou pequeno fragmento ósseo destacado de um osso fraturado ou necrosado.
Consiste na penetração de uma espícula (pedaço de unha) na borda do dedo ou excessiva curvatura do mesmo. Observa-se neste tipo de patologia que a pele na borda da unha pode ficar avermelhada e inchada, causando muita dor.
Espículas ósseas podem ser removidas com o levantamento de um pequeno retalho mucoperiostal e realizando a alveoloplastia com alveolótomo e alisamento do rebordo alveolar com uma lima para osso, também pode ser feito com uma broca minicut adequada, resfriada e irrigada constantemente com solução salina.
Uma pedicure ou podólogo poderão desencravar a unha, cortando as bordas da unha encravada com um bisturi, uma tesoura fininha de ponta reta ou alicate próprio, mas em alguns casos pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para desencravar a unha.
De maneira geral, os procedimentos cirúrgicos para unhas encravadas são realizados sob anestesia local. O bloqueio digital, costuma ser o mais utilizado, através da infiltração de lidocaína ou bupivacaína em torno do dedo afetado.
Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.
O ideal é remover. Pontas e arestas não deixam o tecido mole cicatrizar adequadamente. Retorne ao seu dentista e peça para reavaliar a área da cirurgia, irá proceder atuando na região removendo esse seu incomodo com facilidade e terá novamente a região com uma ótima recuperação.
Quando a unha está encravada, o dedo afetado pode apresentar vermelhidão, inchaço e secreção. Em estágios mais avançados, é possível que a unha encravada cause infecção, com a presença de pus. Além disso, a dor pode comprometer a execução de atividades cotidianas, como caminhar e dirigir, por exemplo.
A espícula óssea, um termo que talvez não seja familiar para muitos, refere-se a uma pequena projeção óssea que se forma ao longo das bordas dos ossos.
É popularmente conhecida como unha encravada. Caracteriza-se com a presença de uma espícula (pedacinho de unha) que tem o seu crescimento para dentro dos tecidos em volta da unha.
na zoologia, são basicamente o esqueleto de uma esponja, e, dependendo da classe, podem ser formadas por calcário de cálcio, espongina ou sílica, que garantem a sustentação da esponja no fundo dos mares e a deixam imóvel.
O podólogo dispõe de varias técnicas para o alívio de dor e até termino de uma patologia que tenha se desenvolvido nos pés, uma técnica muito eficaz é a espiculaectomia (remoção da parte da unha que esta encravada) usando instrumentais adequados, é capaz de solucionar facilmente o problema.
A consulta de podologia irá variar conforme região, estabelecimento, especialidade e serviços que serão realizadas e onde a pessoa trabalha, ou seja, uma consulta pode variar de R$ 25,00 a R$ 300,00.
Antes de qualquer procedimento, primeiramente é feita uma ficha de anamnese em busca de todas as informações, para oferecer o tratamento adequado, inspeciona-se os pés, em seguida faz-se o procedimento podológico necessário.
Sim, os procedimentos para desencravar a unha (especialmente os realizados por podólogos) são localmente agressivos e causam por si só uma inflamação local temporária. Então, é normal sentir alguma dor logo após o procedimento, porém esta geralmente diminui nos dias subsequentes.
Muitas vezes confudida com unha encravada, onicofose é uma calosidade que surge no canto do dedo e embaixo da unha. É um excesso de pele que causam muita dor, podendo ser vezes ser confundido com unha encravada (LINK). Essa anomalia ocorre como uma resposta da pele a um atrito intenso.
O tratamento deve ser feito com a remoção da lesão por meio cirúrgico (excisão e sutura; eletrocirurgia), físico (criocirurgia com nitrogênio líquido) ou químico (cauterização química com ácido tricloroacético).