Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Uma marca é a maneira como uma empresa se diferencia de outras marcas do setor. Uma marca pode ser considerada a personalidade da empresa, que é comunicada por meio de um símbolo, logotipo, nome, slogan, voz e tom característicos.
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Sua marca pessoal é o culminar das experiências, habilidades e valores que diferenciam você. Para os influenciadores das redes sociais, profissionais autônomos e palestrantes, criar uma marca pessoal eficaz faz parte do processo de “vender” a si mesmo aos clientes.
A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa. Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio.
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O que se considera marca?
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
É um conjunto de valores, ideias e caracteríficas físicas e imateriais pelas quais algo é reconhecido. Preste bem atenção nesta palavra, pois ela faz muito sentido quando trazemos este conceito para o mundo profissional.
O conceito da sua marca pessoal deve ser capaz de responder questões como: Quais seus valores? Que mensagem você quer passar para o seu público? Quando você define o conceito da sua marca pessoal, você tem uma base para para toda e qualquer ação, campanha ou tomada de decisão da sua empresa.
O que é propósito de marca? Considerado o “motivo” pelo qual uma empresa existe, vai além dos objetivos comerciais e até mesmo das declarações de missão, visão e valores. Assim, se concentra na essência da marca, no “porque” ela foi fundada e o que deseja proporcionar ao mundo por meio de seus produtos ou serviços.
O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais. Além desses dois símbolos, também é comum (mas não tanto) a utilização do ™ e do ℠. O símbolo ™ costuma ser utilizado por marcas não registradas.
Já a marca é o sinal que vai permitir que o consumidor identifique aquele produto e escolha usá-lo em detrimento dos itens oferecidos pela concorrência. Um exemplo de marca que ficou conhecida pela produção de esponjas de aço, e que ainda é usada para se referir a esse tipo de produto, é a Bombril.
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. Em outras palavras, podemos dizer que uma marca é representação figurada de um produto ou serviço.
Para que uma marca ocupe o lugar na mente de um cliente é necessário estratégia. O marketing é uma aposta que uma empresa faz para chegar ao cliente. Para se tornar mais eficaz, podem ser feitas propagandas de publicidade. A propaganda tem o poder de levar ao público soluções que ele ainda desconhece.
Segundo o conceituado Philip Kotler, marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”.
A marca é um sinal visualmente perceptível que dá identidade a um produto, serviço de uma empresa ou da propria empresa, e tem por objetivo identificar a origem e distinguir serviços e produtos de outros semelhantes com outra origem.
Sua marca não se trata apenas de uma identidade visual, como um logotipo, uma paleta de cores ou um slogan, mas sim de uma representação intangível da sua empresa que transmita quem você é para os consumidores e o mercado. Assim como pessoas, as marcas têm personalidades, valores, objetivos, crenças, caráter e ideias.
A visão aponta onde a empresa espera estar em alguns anos, evidenciando o patamar que a marca deseja alcançar a longo prazo. Determine objetivos grandes e possíveis de alcançar.
Marca pessoal, segundo a especialista, Deize Andrade, “é a impressão estimulada no mundo por meio de nossas palavras, atitudes e ações. É a percepção construída ao longo da nossa carreira, seja na memória ou no coração dos outros. Pode-se definir como uma expressão particular de cada um.
Um perfil de marca, na linguagem das redes sociais online, é um perfil em um site de rede social que é considerado distinto de um perfil de usuário real, pois é criado e gerenciado por pelo menos um outro registrado usuário como uma representação de uma identidade online não pessoal .
Uma marca pode ser identificada apenas por seu nome, quando é considerada nominativa, apenas por seu logotipo, quando é denominada figurativa, ou pode ser considerada mista, quando o que identifica um produto ou um serviço é formado pelo conjunto de nome e forma.
O propósito da marca é a razão para a marca existir além de possibilitar o ganho monetário. É o principal ou os principais motivos que levam as pessoas a trabalhar em torno dos objetivos da empresa.Se você quer um propósito de marca realmente poderoso, ele precisa estar relacionado ao produto ou serviço em si.
Uma boa marca tem um foco claro, conhece seu público-alvo, tem uma missão definida, conhece sua concorrência, pode identificar seus valores-chave, contar sua história e ter uma identidade de marca que reflita esses objetivos – e faz tudo isso de forma consistente.
Ter uma marca aumenta as chances de você fidelizar seus consumidores. As chances de alguém comprar um produto que já conhece são muito maiores do que comprar um novo. Faz parte da lei do menor esforço. Além disso, as pessoas estão dispostas a permanecerem leais à uma marca durante anos.