O tradicional uniforme número 1, o tricolor, foi o mais utilizado pela equipe em 2022. O Flu trajou as três cores que traduzem a tradição em 43 oportunidades, com 25 vitórias e um aproveitamento de 65%. Foi com ele que o time conquistou o título de campeão carioca pela primeira vez após dez anos.
As cores verde, grená e branco do Fluminense são mais do que simples combinações cromáticas; são uma ode à tradição, à paixão e à história que permeiam as arquibancadas e os corações dos torcedores. O verde representa a esperança que jamais abandona o clube, mesmo nos momentos mais desafiadores.
Hoje representado nas cores encarnado, verde e branco, como definido pelo estatuto do clube, o escudo original do Fluminense era bem diferente. Fundado pelo anglo-brasileiro Oscar Cox em 1902, o Fluminense ganhou seu primeiro brasão em branco e cinza com as letras "F.F.C" em vermelho.
As três estrelas acima do escudo do Fluminense simbolizam os três tricampeonatos cariocas conquistados (1917/1918/1919, 1936/1937/1938 e 1983/1984/1985), não incluindo o conquistado no tetracampeonato (1906/1907/1908/1909).
Em diversas idas à “Terra da Rainha”, sempre trazia novidades, bolas, materiais esportivos. Também jogou, foi campeão Carioca de 1906, quando o Flu já era verde, branco e grená. Com problemas para adquirir o tecido cinza para o uniforme original, em 1904 foi aprovada a alteração, nascendo o Tricolor.
O CLUBE DAS 3 CORES QUE TRADUZEM TRADIÇÃO . . . FLUMINENSE F. CLUBE.
Porque o Fluminense tem as cores da Itália?
Em 1905, as equipes do Fluminense passaram a vestir a camisa verde, branca e grená, cores muito semelhantes às da bandeira italiana, verde, branca e vermelha, o que despertou a paixão de vários imigrantes.
Inicialmente, o time de futebol utilizava uniforme nas cores branco e cinza. O primeiro jogo do Fluminense foi disputado em 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu, em Laranjeiras, a primeira goleada: Flu 8 a 0.
Com o título, ganho graças a dois gols de Jhon Arias, o Tricolor das Laranjeiras subiu um degrau rumo ao posto de "campeão de tudo" no Brasil. Agora, faltam três troféus para a galeria ficar completa: CONMEBOL Sul-Americana, Supercopa Rei e Mundial de Clubes.
Depois de vencer o Flamengo nas finais das edições de 1983 e 1984 do Campeonato Carioca, o Fluminense se sagrou tricampeão ao levar a melhor sobre o Bangu, por 2 a 1, de virada, no Maracanã, há 35 anos.
O Guerreirinho, com seu capacete e seu escudo do Fluminense, passou a ser presença garantida nos jogos da equipe entre 2016 e 2018, quando era usado principalmente como um personagem para criar identificação com torcedores mirins. O termo 'Guerreirinho', inclusive, dá nome ao projeto de escolinhas de futebol do clube.
A torcida do Flu tem dois apelidos marcantes, sendo "Torcida Tricolor", a forma mais conhecida, por retratar o verde, grená e branco de sua bandeira e uniforme.
A cor grená simboliza a garra e a determinação dos jogadores em campo, enquanto o verde representa a esperança e a renovação constantes do clube. Já o branco das faixas simboliza a paz e a união entre os torcedores. Além disso, a bandeira também marca presença em eventos e comemorações relacionadas ao clube.
Com 38 títulos conquistados, o Flamengo é o maior campeão da história do Campeonato Carioca e voltou a erguer a taça depois de dois anos, já que o Fluminense havia conquistado as duas últimas edições da competição (2022 e 2023). Os quatro grandes clubes cariocas lideram o ranking de vencedores do Campeonato Carioca.
Embora a FIFA não o equipare ao Mundial de Clubes Intercontinental, reconhece o torneio. O Fluminense considera essa conquista como um título mundial e destaca-o como o primeiro grande campeonato internacional obtido por uma equipe do Rio de Janeiro no Maracanã, que começou a ser palco de partidas de futebol em 1950.
O Flu derrotou o Liga de Quito por 2 a 0 no jogo de volta da CONMEBOL Recopa 2024 no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O time brasileiro conquista o título pela primeira vez após vencer a CONMEBOL Libertadores 2024.
Cruzeiro - não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Flamengo - não tem Sul-Americana. Fluminense - não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil. Grêmio - não tem Sul-Americana.
Guerreirinho, mascote oficial do Fluminense Football Club assim foi nomeado em referência ao apelido adotado pelo torcida Tricolor em 2009, quando teve campanha com uma recuperação incrível no Campeonato Brasileiro. O clube tem uma identificação forte com a palavra Guerreiro.