O que é o amor para Platão no Banquete?

O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃO O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br

O que é o amor segundo Platão?

Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

O que significa O Banquete de Platão?

O Banquete ou do Amor, um dos diálogos mais ricos de Platão, trata-se de uma narrativa, onde são expostos vários discursos de louvor e celebração ao Amor. Fedro, o primeiro a discursar, fala da inspiração do amor para a virtude, que é um dom e brota de si mesmo. E daí vem a felicidade entre os homens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Quais são as formas de amor para Platão?

A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber. O amor que liberta. No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em artepensamento.ims.com.br

O que Sócrates fala sobre o amor no seu discurso no Banquete de Platão?

Todavia, como destaca esse personagem, este objeto do amor só pode ser desejado quando existe uma falta e não se quando possui. O amor é falta, pois ninguém deseja aquilo de que não precisa mais ou que já tenha. Sócrates, em seu discurso, afirma que o que se ama é somente aquilo que não se tem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em theoria.com.br

Platão e o amor [O banquete]

O que é amor para Platão O Banquete?

O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃO

O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br

Como Platão pensava o amor?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Porque o amor platônico acontece?

A inacessibilidade da pessoa amada é outra razão comum para o surgimento do amor platônico. Isso pode ocorrer de várias maneiras: a pessoa amada pode estar em um relacionamento com outra pessoa, viver em uma cidade distante, ser uma figura pública ou simplesmente não compartilhar o mesmo interesse romântico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psicologosberrini.com.br

Como Sócrates define o amor?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é amor Eros?

Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo. Para Platão, embora eros seja sentido em disposição a uma pessoa, o eros é transformado numa apreciação da beleza trazida na alma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em inpaonline.com.br

O que Sócrates disse no Banquete?

Respondeu-lhe Sócrates: - Ao jantar em casa de Agatão. Ontem eu o evitei, nas cerimônias da vitória, por medo da multidão; mas concordei em comparecer hoje. E eis por que me embelezei assim, a fim de ir belo à casa de um belo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

Qual o principal objetivo do Banquete?

Na prática, O Banquete não pode ser considerado um diálogo, sendo mais um duelo no qual os participantes pretendem realizar o melhor discurso sobre a amizade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

Qual a frase mais famosa do Platão?

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quais são os tipos de amor?

Quer receber mais amor? Conheça os 8 tipos de amor (segundo a Grécia Antiga)
  1. 1 - Eros (Amor Apaixonado) ...
  2. 2 - Ludus (Amor Divertido) ...
  3. 3 - Philos (Amor Próprio) ...
  4. 4 - Mania (Amor Obsessivo) ...
  5. 5 - Pragma (Amor Comprometido) ...
  6. 6 - Storge (Amor Familiar) ...
  7. 7 - Philia (Amizade Amor) ...
  8. 8 - Ágape (Amor Compassivo ou Piedoso)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em felizes.pt

O que é o amor em Platão?

Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

Quais são os tipos de amor para Platão?

Eros. Em suma, com o genuíno amor platônico, a pessoa bonita ou o outro amável inspira a mente e a alma e direciona a atenção para as coisas espirituais. Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como Platão interpreta o amor no diálogo "O Banquete"?

Vinculando estreitamente o tema do Eros à linguagem, neste diálogo Platão retoma e aprofunda a discussão abordada no Banquete, onde havia afirmado ser o amor desejo de imortalidade, desejo do Belo, e que o ato de procriar através do corpo ou do espírito, possibilitaria ao homem superar sua condição mortal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br

Como Aristóteles via o amor?

Já Aristóteles, mais voltado para materialidade, via o amor como uma parte natural da vida humana, encarnada em nossas relações. Para Platão, o amor é a busca pelo bem supremo e pela união com a forma de beleza. Para Aristóteles, o amor é uma emoção complexa que pode ser experimentada e cultivada de diferentes formas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em filosofares.com.br

Qual a diferença entre amor platônico e amor?

No amor platônico você se masturba pensando na pessoa e no amor romântico você faz sexo com a pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.quora.com

Como saber se é amor platônico?

O amor platônico é uma forma de conexão afetiva que transcende o desejo sexual ou sensual, sendo fundamentado no conceito mais amplo de amor. Entretanto, a expressão “amor platônico” tornou-se comum, referindo-se a uma experiência na qual a intensidade do afeto não encontra correspondência mútua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telavita.com.br

O que causa o amor platônico?

O fator platônico do amor torna inalcançável externamente aquilo que, na realidade, buscamos dentro de nós mesmos. Projetamos externamente as possibilidades para conquistar aquilo que só será alcançado dentro de nós, mas que colocamos fora do nosso alcance, de alguma forma nos distanciando de nossa própria realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em personare.com.br

Quais os tipos de amor abordados no Banquete de Platão?

Pausânias revela duas formas de Amor: Afrodite Urânia, associada ao eterno, imortal e Afrodite Pandêmia ao transitório, mortal. Os dois amores são necessários, embora sucumbir dando ênfase à Pandêmia desvirtue a pólis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em esdc.com.br