O que é o amor segundo Platão?
Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.O que significa O Banquete de Platão?
O Banquete ou do Amor, um dos diálogos mais ricos de Platão, trata-se de uma narrativa, onde são expostos vários discursos de louvor e celebração ao Amor. Fedro, o primeiro a discursar, fala da inspiração do amor para a virtude, que é um dom e brota de si mesmo. E daí vem a felicidade entre os homens.Quais são as formas de amor para Platão?
A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber. O amor que liberta. No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor.O que Sócrates fala sobre o amor no seu discurso no Banquete de Platão?
Todavia, como destaca esse personagem, este objeto do amor só pode ser desejado quando existe uma falta e não se quando possui. O amor é falta, pois ninguém deseja aquilo de que não precisa mais ou que já tenha. Sócrates, em seu discurso, afirma que o que se ama é somente aquilo que não se tem.Platão e o amor [O banquete]
O que é amor para Platão O Banquete?
O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃOO trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
Como Platão pensava o amor?
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.Porque o amor platônico acontece?
A inacessibilidade da pessoa amada é outra razão comum para o surgimento do amor platônico. Isso pode ocorrer de várias maneiras: a pessoa amada pode estar em um relacionamento com outra pessoa, viver em uma cidade distante, ser uma figura pública ou simplesmente não compartilhar o mesmo interesse romântico.Como Sócrates define o amor?
Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.O que é amor Eros?
Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo. Para Platão, embora eros seja sentido em disposição a uma pessoa, o eros é transformado numa apreciação da beleza trazida na alma.O que Sócrates disse no Banquete?
Respondeu-lhe Sócrates: - Ao jantar em casa de Agatão. Ontem eu o evitei, nas cerimônias da vitória, por medo da multidão; mas concordei em comparecer hoje. E eis por que me embelezei assim, a fim de ir belo à casa de um belo.Qual o principal objetivo do Banquete?
Na prática, O Banquete não pode ser considerado um diálogo, sendo mais um duelo no qual os participantes pretendem realizar o melhor discurso sobre a amizade.Qual a frase mais famosa do Platão?
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”Quais são os tipos de amor?
Quer receber mais amor? Conheça os 8 tipos de amor (segundo a Grécia Antiga)
- 1 - Eros (Amor Apaixonado) ...
- 2 - Ludus (Amor Divertido) ...
- 3 - Philos (Amor Próprio) ...
- 4 - Mania (Amor Obsessivo) ...
- 5 - Pragma (Amor Comprometido) ...
- 6 - Storge (Amor Familiar) ...
- 7 - Philia (Amizade Amor) ...
- 8 - Ágape (Amor Compassivo ou Piedoso)