1. Piruar. Ato de se chegar em um ambiente sem ser convidado, curiar um jogo, tentar entrar em uma festa de forma furtiva. O Lima piruou tanto na festa que acabou entrando mesmo sem convite.
Parte 2 Peruar – se oferecer para fazer algo, se exibir, sem necessidade, o amostradinho! Caxias – é aquele policial bem rígido criterioso, tudo nos mínimos detalhes.
Os militares identificam-se pelo uso de braçal preto, com as letras "PE" em branco ou pelo uso do braçal branco, com as letras "PE" em vermelho. A PE desempenha o trabalho especializado dentro do Exército Brasileiro, com missões de policiamento ostensivo, perícia criminal em àreas sob administração militar.
Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019).
Entre as atividades iniciais, o “tchof” “seria uma alteração no curso de um córrego que havia ali próximo, para originar um (sic) espécie de represa, onde seriam realizadas algumas atividades de vivacidade; após a realização desse “tchof”, mesmo a água do córrego sendo limpa, a água represada ficou turva” (Aluno 2).
PH = papel higiênico. Pode ser também no sentido de dormir: rebater no PH.no plano horizontal, PICA = pedaço inútil de concreto armado (obelisco existente em frente ao túnel).
F.O. Fato Observado: anotação feita por um superior hierárquico a respeito de um militar sobre sua atuação. Pode ser positiva, quando há alguma qualidade observada no desempenho de uma tarefa, ou negativa, quando há uma falha cometida. Logo, um militar pode receber FO positivo ou negativo.
O militar não deve tomar a iniciativa de estender a mão para cumprimentar o superior, mas se este o fizer, não pode se recusar ao cumprimento. Art 17. O militar deve responder com saudação análoga quando, ao cumprimentar o superior, este, além de retribuir a continência, fizer uma saudação verbal.
Mesmo à paisana, o militar é obrigado a cumprimentar o seu superior. A saudação é feita como no meio civil. 70. Para saudar às pessoas de suas relações, civis, senhoras e prelados, o militar fardado não se descobre e faz a saudação levando a mão direita à cobertura como na continência.
No Exército e na Brigada Militar, por exemplo, adotaram-se denominações como capitão feminino Fulana, sargento feminino Sicrana, etc., em vez das formas diretas: capitã, sargenta, ...
Esta morfologia leva ao aparecimento de dores nos pés após longas caminhadas, e por isso seus portadores eram geralmente rejeitados no serviço militar da maioria dos países, pois estariam impedidos de marchar longas distâncias.
Pé preto é todos os demais militares que não possuem o curso de paraquedista e que, portanto, não utilizam o Bute marrom, utilizam o preto. O termo pé preto é uma espécie de gozação utilizada pelos paraquedistas aos que não fizeram o curso.
A Polícia do Exército (PE) é a polícia militar do Exército Brasileiro, consistindo em unidades especializadas de infantaria servindo de polícia interna nas guarnições-sede dos quartéis generais — pelotões da PE dentro das brigadas, companhias dentro das divisões e batalhões dentro dos Grandes Comandos.
A pirueta (do francês pirouette /ˌpiʀ. w:ɛt/) é um movimento de giro completo do corpo (360 graus) sob uma perna de apoio (enquanto a outra dobrada) em torno do seu próprio eixo feito no balé, o pé de apoio pode estar em meia-ponta ou em ponta.