As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Definição de Termo: Premissa. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.
Premissa pode ser um conceito, conhecimento ou experiência prévia que ajuda a chegar a uma conclusão. Por exemplo, uma premissa pode ser "todos os seres humanos são mortais", que é uma afirmação amplamente aceita e que pode ser usada para concluir que "João é mortal", se João é um ser humano.
As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Uma boa premissa combina, em uma ou duas frases: O personagem central + sua motivação ou objetivo + o mundo em que vive + os obstáculos ou conflitos que enfrenta. E deve gerar curiosidade para que o leitor queira saber mais, o que é crucial para manter o interesse na história.
Como construir um bom argumento? | Lógica | Filosofia
Qual é a função das premissas?
Premissa, define o dicionário, é um princípio que serve de base à conclusão de um raciocínio. Logo, premissas geram conclusões lógicas e estas por sua vez determinam nossas atitudes e decisões.
A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.
Em lógica, as premissas são as duas primeiras proposições que formam a base de um argumento de um silogismo, de onde necessariamente se retira a conclusão; a primeira premissa é a maior e a segunda premissa a menor. Em sentido lato, designa os princípios primeiros de um raciocínio.
Se premissas verdadeiras garantem uma conclusão verdadeira, então o argumento é válido. Formulação alternativa da definição. Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.
Ponto de partida para a organização de um raciocínio ou de uma argumentação. Origem etimológica:latim praemissa, feminino do particípio passado de praemitto, -ere, enviar antes, enviar antecipadamente, prevenir.
Uma premissa é uma afirmação considerada verdadeira ou aceita como verdadeira, embora possa não ser comprovada de forma definitiva. Ela é utilizada para estabelecer uma base lógica ou fundamentar um raciocínio.
premissa 1 s. f. || (fil.) cada uma das duas proposições de um silogismo (a maior e a menor), das quais se infere ou se tira a consequência: Sobre estas duas premissas passaremos a conclusão da nossa proposta.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma dada fórmula pode ou não ser conclusão de uma dada coleção de premissas. Isto depende da Lógica ou do sistema lógico considerado.
Já os pressupostos são premissas das quais o pesquisador parte, podendo ser premissas teóricas, metodológicas, legais, etc. Premissa é a ideia da qual se parte para construir um raciocínio, ou seja, é um ponto de partida para a organização de uma argumentação e de um raciocínio.
Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.
Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio. Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. Inclui o termo médio e o termo menor.
Os três tipos de premissas que podem ser utilizados no processo de justificação racional de uma decisão judicial de acordo com a teoria da argumentação jurídica de Robert Alexy são: premissas fáticas, premissas de princípio e premissas de regras.
Mas os argumentos podem ter apenas uma premissa, ou mais de duas; contudo, só podem ter uma conclusão. Uma premissa é uma proposição usada num argumento para defender uma conclusão. Uma conclusão é a proposição que se defende, num argumento, recorrendo a premissas.
“As premissas de um projeto são eventos ou circunstâncias que se espera que ocorram durante o ciclo de vida de um projeto”. Perceba a importância de usar essa informação como base de raciocínio para planejar e executar um projeto.