A segmentação de público é o processo de separar consumidores em grupos de afinidade, considerando características comportamentais, geográficas, psicográficas ou demográficas, que possuem em comum. O objetivo é tornar a comunicação mais personalizada e assertiva, junto ao público que a empresa pretende atingir.
Uma definição bastante direta é a de que a segmentação de clientes é uma divisão das pessoas pertencentes ao seu público-alvo em grupos que possuem algumas características em comum. Para realizar essa segmentação, é preciso traçar um perfil do consumidor para conseguir encontrá-lo e se relacionar com ele.
Os tipos de público-alvo podem ser classificados em demográfico (idade, gênero, renda), geográfico (localização), psicográfico (estilo de vida, valores), comportamental (hábitos de consumo, lealdade à marca) e B2B (empresas, com critérios como indústria, tamanho da empresa, posição no mercado).
Para identificar o seu público-alvo, a primeira dica é estabelecer o seu nicho. Faça uma pesquisa de mercado para entendê-lo melhor e descobrir as suas necessidades e demandas. Então, posteriormente, vá especificando as características do seu público-alvo, como a faixa etária e os comportamentos de consumo.
O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (Exemplos e Sua Real Importância)
O que são segmentos de público-alvo?
O objetivo da segmentação de público-alvo é criar perfis mais específicos de consumidores em um mercado amplo, permitindo que as empresas personalizem suas mensagens, produtos e serviços para atender às necessidades e preferências desses grupos específicos.
Qual a diferença entre público-alvo e segmentação?
O público -alvo é definido como o subconjunto específico de um mercado -alvo que a empresa está tentando alcançar. O público -alvo é geralmente mais definido que o mercado -alvo e baseia -se em fatores como estilo de vida, valores, atitudes ou outras demografias.
Público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas, ou empresas, com maiores chances de se interessar pelo produto e/ou serviço que você tem a oferecer. É considerado por muitos como a representação social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de se tornar seu cliente.
O público-alvo é um tipo de segmentação que identifica as características dos perfis das pessoas que podem se interessar por uma empresa. É possível segmentar o público-alvo por fatores geográficos, comportamentais, demográficos e psicográficos.
Segmentar é analisar preferências e necessidades para reunir pessoas em um grupo comum para receber propagandas de acordo com seus desejos de consumo. A segmentação é importante, pois ao estudar seu público-alvo, uma empresa pode detectar características específicas que geram oportunidades para novas estratégias.
A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas. Cabe ressaltar que, muitas vezes, segmentos de diferentes mercados podem ser atendidos por um mesmo produto.
Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção.
A segmentação de público é uma estratégia de marketing baseada na identificação de subgrupos dentro do público-alvo para fornecer mensagens mais personalizadas e gerar conexões mais fortes.
Segmentar clientes permite que a equipe de vendas concentre seus esforços em um perfil que represente um cliente em potencial, aquele cujas necessidades e problemas estejam melhor alinhadas com as soluções oferecidas pela empresa — e que, além disso, também tenham potencial para gerar mais lucro.
Como escrito no dicionário, segmentar nada mais é que fracionar, ou melhor, dividir algo em diferentes segmentos que possuam características similares individualmente, mas sejam distintos entre si.
O público-alvo é formado por pessoas com características em comum, que compartilham o mesmo interesse em potencial pelos produtos ou serviços que uma empresa oferece. Pode-se traçar estratégias focadas neste grupo. Diferentemente do público-alvo, que é amplo, as buyer personas são mais específicas.
Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa. E como segmentar o meu negócio?
O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente. Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos.
O mercado‑alvo são todos os clientes que você planeja alcançar, enquanto as categorias de público‑alvo são divisões mais restritas desse grupo mais amplo. Por exemplo, se você vende cursos de idiomas online, seu mercado‑alvo são todas as pessoas que querem aprender um novo idioma ou melhorar o que já sabem.
A definição do público-alvo é resultado do processo de segmentação de mercado, que identifica esses grupos de consumidores com características afins. Então, a empresa deve identificar em qual segmento deve mirar, de maneira que consiga atender às suas necessidades e desejos.