Ser professor é poder transformar realidades, despertar sonhos e impactar no futuro de muitos alunos. É ter vocação e sabedoria, especialmente a partir da pandemia, que fez com que todos tivéssemos que nos reinventar. Os conhecidos "quadro-negro e giz" deram lugar às diferentes formas mais contemporâneas de ensinar.
Ser professor é se reinventar, se adaptar às mudanças, evoluir constantemente e compartilhar o melhor de si com cada um que assiste e participa das aulas, impactando positivamente a vida de seus alunos.
Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.
O educador é aquele que, principalmente, cultiva o saber enquanto processo, no qual conhecer mais emancipa o educando e o prepara à aprendizagem independente. O educador tem consciência plena que seu papel é se tornar, gradativamente, menos necessário.
Professores tem que ser instados, provocados e estimulados, todo o tempo, a constante aperfeiçoamento, estudos, pesquisas, leituras e contato com pessoas e cultura. Educadores são responsáveis pelo futuro de pessoas, comunidades, nações e de todo o mundo.
O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE SER PROFESSOR | Dicas para professores iniciantes | Experiência docente
Qual é o papel do professor nos dias de hoje?
De forma resumida, o papel do professor é muito maior do que o de transmissor de conhecimento: ele é um facilitador do aprendizado, um guia e um modelo para os alunos, contribuindo enormemente para o progresso e o sucesso educacional deles. Esse é um papel valioso e que exige muita responsabilidade.
Ser professor é poder transformar realidades, despertar sonhos e impactar no futuro de muitos alunos. É ter vocação e sabedoria, especialmente a partir da pandemia, que fez com que todos tivéssemos que nos reinventar. Os conhecidos "quadro-negro e giz" deram lugar às diferentes formas mais contemporâneas de ensinar.
É preciso, então, que o professor seja dinâmico e criativo ao prepara e ministrar uma aula. Cada aluno, cada turma, possui suas especificidades. É preciso que o professor esteja atento às necessidades particulares de cada aluno ou grupo.”
Qual é a importância do professor? O papel do professor na sociedade é fundamental para o desenvolvimento e educação de crianças, jovens e estudantes de diversas faixas etárias. O docente atua como mentor, orientador e educador para seus alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.
Cursar Pedagogia. O curso de p edagogia tem uma duração média de 4 anos, e em algumas grades curriculares, é necessário realizar um estágio ao final da graduação para se formar. ...
“O professor é o arquiteto do futuro da sociedade.” “O professor é a luz que ilumina o caminho da aprendizagem.” “Professores, vocês não apenas ensinam, mas também transformam vidas.” “A influência de um bom professor pode durar para sempre.”
Ser professor é ter dedicação e ser movido pela missão de mudar a vida de seus alunos e das famílias. É uma profissão que permite aprendizados diários e troca de experiências! Esperamos que essas sete razões inspirem sua equipe pedagógica a continuar trabalhando com o propósito de trabalhar para transformar a educação!
O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática, clara e respeitosa para seus alunos. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus pequenos.
O que me levou a ser professora foi perceber que a sociedade precisava que as pessoas compreendessem o seu verdadeiro papel para melhorar a vida das pessoas. O quanto elas poderiam, sabendo desse papel, contribuir para a mudança das relações sociais. O quanto poderiam contribuir para a sociedade ser mais justa.
Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!
Perguntado sobre como se sente sendo professor, ele responde: “Ser professor é descobrir que de repente você também aprendeu, e essa é a verdadeira motivação para continuar sendo professor. Saber conquistar os alunos e não cair na rotina. É preciso ser inovador e fazer com que cada encontro seja uma novidade”, explica.
Os professores de hoje não são detentores da informação como outrora eram seus colegas de docência de 20, 30 anos atras. Mas são eles que ensinam, orientam e preparam o aluno para encontrar a informação, avaliar o conteúdo. Não são os donos da verdade, mas são os que dizem o que realmente é verdadeiro.
É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.
Além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos. Ou seja, estes educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa.
O docente tem que desenvolver em si próprio o olhar integral e humano para educar, além de ser um bom conhecedor do conteúdo programático e das práticas pedagógicas. Também sou coordenadora e percebo que os professores de hoje enfrentam muitos desafios, mas em geral buscam uma boa relação com o coordenador pedagógico.
Então, o bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Educar de forma adequada e inteligente e, ao mesmo tempo, agir de forma assertiva e eficaz contribui em muito para superar desafios e obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem.
Professor é o profissional propriamente dito, aquele que, no ato da docência, emprega os conhecimentos adquiridos em sua formação, sem se envolver socialmente. Já o educador vai além da profissão. Ele é movido pela vocação de estar ensinando o tempo todo, em sala de aula ou fora dela.
Professor de Educação Básica - Especial - Ministrar aulas (comunicação e expressão, integração social e desenvolvimento da aprendizagem) - Preparar aulas; - Efetuar registros burocráticos e pedagógicos; - Participar na elaboração do projeto pedagógico; - Planejar o desenvolvimento do curso de acordo com as diretrizes ...
Os professores são responsáveis por transmitir informações e desenvolver habilidades fundamentais. Eles ajudam os alunos a adquirir conhecimento em várias disciplinas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para ter sucesso na vida acadêmica e além.