As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá.
Por exemplo, SL, SM, SN. O que isso significa? Simples: são são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades, segundo a API. Quanto mais distante a segunda letra estiver do "A" no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto - e mais aditivos ele tem.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Sem local ou sem editora: caso o local de publicação não possa ser identificado na publicação, utiliza-se a expressão latina sine loco abreviada e entre colchetes [s.l.]. Igualmente, se não for possível identificar a editora, utiliza-se a abreviatura de sine nomine [s.n.].
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
O padrão de performance mais comum no mercado brasileiro é o API, que atualmente começa no nível SJ (o mais baixo), passa por SL, SK e SM e vai até o SN (o mais elevado). Para motores a diesel, o padrão varia de CH-4 até CK-4.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Se há desconhecimento do lugar, a indicação é feita por [S.I.], que significa: sine loco. Se não há editora, a forma é [s.n.], que significa: sine nomine.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SM, SL, SJ etc. O “S” dessa sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho em ordem alfabética crescente.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
Óleo 100% sintético formulado para prolongar a vida útil do motor de veículos de diversos tipos e quilometragem. Promove excelente proteção e performance sob condições diversas de direção.
Você já deve ter visto nos rótulos informações como SAE 5W30, SAE 10W40, API-SN, API-SL. A sigla SAE significa Sociedade de Engenheiros Automotivos, em inglês. E é essa a sigla que determina a viscosidade do lubrificante.
O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos. O óleo sintético funciona bem em situações severas de uso, enquanto o mineral não é ideal nesses cenários. O óleo sintético forma menos borra que o mineral.
Quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]; Observação: quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.].
O SL é uma ferramenta criada para “extinguir” ou minimizar o distanciamento físico entre as pessoas. Suas ferramentas e os trabalhos publicados até o momento reforçam essa característica como sendo um dos principais recursos do ambiente.
Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.