A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
O que é Tomografia Computadorizada? É um método diagnóstico que utiliza raios X e processamento computadorizado para formação de imagens do nosso corpo. O exame é analisado por meio de várias imagens seccionais (fatias) do nosso corpo.
O exame de tomografia computorizada (TC) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento, conforme veremos adiante com mais detalhe.
O que é e para que serve a tomografia? A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.
No que consiste o tratamento de carga pátio por 24h no modal aéreo? Consiste no armazenamento prioritário da carga importada por OEA que proceda diretamente do exterior. Esta mercadoria permanecerá separada, sob custódia do depositário, até ser submetida ao despacho aduaneiro, por 24horas.
Arthur fazendo tomografia computadorizada do crânio
O que uma TC detecta?
O exame de tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.
O exame é realizado por um técnico em radiologia. O paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo). Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos.
O exame inicial consiste em TC de crânio sem contraste, capaz de detectar fraturas, hematomas intracranianos e edema cerebral. Em pacientes em que o exame não foi indicado inicialmente, mas apresentam deterioração do quadro, a TC deve ser realizada.
O paciente deve se deitar de barriga para cima em uma maca, que por sua vez deslizará para dentro do aparelho de tomografia. Para não prejudicar a captura das imagens, é importante ficar imóvel. O exame é feito com o auxílio de um técnico em radiologia e os resultados são enviados para análise do médico especialista.
O tempo de duração da tomografia computadorizada depende da área a ser analisada e se haverá o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio do exame é de 10 a 30 minutos. O resultado muitas vezes pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.
A tomografia computadorizada (TC) é um tipo de exame de imagem que combina uma série de radiografias para criar imagens transversais e detalhadas das estruturas internas.
Interpretação: O tempo de coagulação - T. C. faz avaliação da via intrínseca da coagulação. O tempo de coagulação alterado confirma a presença de defeitos em fatores da coagulação. Valores aumentados: hemofilia (A e B), presença de anticoagulante circulante inespecífico ou específico (fator VII e XIII).
Quanto tempo demora para sair o contraste do corpo?
A meia vida dos meios de contraste mais modernos como o de baixa osmolalidade descrito acima é de aproximadamente 2 horas. Desta forma demora aproximadamente 20 horas para que uma dose deste contraste seja eliminada totalmente do corpo em pacientes com função renal preservada.
Existem 4 tipos diferentes de TC's, sendo eles: Janela, Barra, Bucha e Enrolado. TC's tipo bucha tratam-se de TC's tipo janela projetados para se encaixar em torno de uma bucha de alta tensão.
Tipos de exame de imagem incluem aqueles que utilizam radiação ionizante, como raio-X, fluoroscopia, mamografia, medicina nuclear e tomo- grafia computadorizada (TC), e aqueles que utilizam radiação não-ionizante, tais como ultrassom e resso- nância magnética(1).
A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.
Já os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.
O exame pode ser realizado de diferentes formas, conforme seu objetivo. Geralmente, utiliza-se o contraste intravenoso (injeção na veia). Outras opções são a arteriografia (injeção na artéria), o contraste oral, o contraste retal e a injeção na articulação.
Para realizar a tomografia do crânio, o paciente se deita de barriga para cima em uma mesa, com os braços ao lado do corpo, e deve ficar imóvel. Essa mesa, em seguida, desliza por um aparelho em formato de rosca chamado tomógrafo, que emite radiação e capta as imagens da cabeça a partir de diversos ângulos.
O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a: Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo. Orientar procedimentos como cirurgia, biópsia e radioterapia.
A TC fornece uma imagem rápida e não invasiva do encéfalo e do crânio. TC é superior à ressonância magnética (RM) para visualizar detalhes ósseos finos da fossa posterior (mas não seus conteúdos); a base do crânio e o canal vertebral. Essa é uma TC normal da cabeça de um adulto jovem com 30 anos.
Sobre a necessidade de jejum, ele pode variar de 2 a 8 horas. Tudo dependerá da área e motivo pelo qual a tomografia foi solicitada. Por isso, siga sempre as instruções do seu médico.
O coagulograma é um exame de sangue que mede a capacidade do sangue de coagular. Ele pode ser usado para identificar e diagnosticar várias condições, incluindo distúrbios de coagulação, coágulos sanguíneos e doença hepática.
Deve-se fazer jejum de 4 horas e se apresentar à clínica sem brincos ou piercings na face. Aparelhos dentários móveis também devem ser retirados. Caso seja necessário o uso de contraste, é preciso suspender medicações que contenham metformina por 48 horas antes e 48 horas depois do exame.
A hemorragia intraventricular aparece em uma tomografia de crânio como hiperdensidade dentro do sistema ventricular. No entanto, nem toda hiperdensidade nos ventrículos representa sangramento agudo. O o plexo coróide é frequentemente calcificado e muitas vezes aparece brilhante na tomografia de crânio.