Para que serve um manual de identidade visual Brandbook )?
O Brand Book é o manual que representa a marca em todos os aspectos relevantes, de modo a guiar os colaboradores e auxiliares na criação das peças de comunicação. Também é uma maneira de educar as pessoas, interna ou externamente, acerca dos valores e da identidade da empresa.O que deve ter num Brandbook?
Para ter um brandbook de grande qualidade é preciso que ele inclua: narrativa, conceito, estratégia, posicionamento, território verbal, território visual e muitos exemplos de aplicação. Caso você queira se aprofundar nesses aspectos para criar o seu guia de marca, pode ler o nosso texto O que é branding.Como o manual da marca também é conhecido?
UX/UI designerVeremos neste artigo, a importância do manual da marca para a manutenção da identidade visual de um negócio. Também conhecido como manual de identidade visual ou brand guideline, ele, por muitas vezes é pouco valorizado ou até mesmo desconhecido por parte das empresas.
Qual a definição correta para o manual de marca e de identidade visual?
O manual de marca e identidade visual é um documento desenvolvido pelos designers para demonstrar e encaminhar a forma correta de aplicar a imagem da marca em diferentes suportes, como logos, brindes, flyers, uniformes, web e outros.MANUAL DE MARCA / IDENTIDADE VISUAL. MODELO PARA BAIXAR.
O que é a identidade visual da marca?
A identidade visual é o conjunto de símbolos, elementos gráficos e visuais que representam uma marca. O objetivo desses elementos visuais, é fazer com que a marca permaneça na mente dos consumidores e possa ser identificada sempre que ela realizar alguma ação.O que deve conter no manual de identidade visual?
O que deve ter em um manual de identidade?
- Apresentação da marca. A primeira parte do manual explica o que é a marca. ...
- Personalidade. Essa etapa descreve como a marca deseja se comunicar com seu público. ...
- Elementos gráficos. ...
- Aspectos técnicos. ...
- Variações de assinatura. ...
- Padrão de utilização. ...
- Utilização do logo. ...
- Proibições.
Qual o objetivo de um manual de marca?
O manual de marca é o guia de representações diversas que uma marca pode ter e vai além da identidade visual. César explica que o manual traz as informações básicas de padronização, orientações e inspirações que devem ser usadas na criação de marca de uma empresa.Como se faz um manual de identidade visual?
Como criar um Manual de Identidade Visual (MIV) para impulsionar seu negócio
- Defina a personalidade da sua marca.
- Pesquise seus concorrentes.
- Faça uma lista de todos os elementos essenciais.
- Liste tudo que precisa ser feito para que seu manual fique pronto.
- Planeje a evolução da marca.
O que é um documento de identificação visual?
O que é identidade visual? Identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem. Ainda que de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação.Quais elementos ajudam a compor a brand persona de uma marca?
Para planejar uma brand persona é importante ter em mente alguns elementos da marca. Então, antes de colocar a mão na massa e sair por aí criando sua personagem você precisará olhar com cuidado para esses 4 itens: pilares, essência, missão e promessa.O que é diretriz da marca?
As diretrizes da marca padronizam o uso da cor e da fonte, a aplicação do logotipo, o tom e a voz, os estilos de imagem, o uso de gráficos, a opinião da marca e muito mais. Embora as diretrizes da marca possam parecer limitantes no início, elas podem, na verdade, permitir mais criatividade em seu trabalho.Como fazer um documento de branding?
O que deve ter no manual de marca?
- Uma capa.
- Um índice.
- A marca.
- Um guia de marca.
- Um guia de cores.
- Um guia de tipografia.
- Um guia de gráficos e fotografia.
- Melhores práticas e exemplos úteis de aplicação da marca.
Quais são os elementos que compõem a identidade visual de uma marca?
Além do logotipo, a identidade visual pode ser composta por outros elementos gráficos, como formas, ícones, padrões ou ilustrações, que agregam personalidade e contribuem para a diferenciação da marca.O que vem no manual da marca?
O manual da marca tem como base a criação da identidade de marca. Afinal, toda marca tem seu próprio estilo, o que está relacionado ao segmento da empresa, ao público-alvo, à missão, aos valores e, também, ao que se vende.Onde usar a identidade visual?
Como usar sua identidade visual na divulgação
- Aplicando no site e redes sociais. Desenvolver o site da empresa de acordo com sua identidade visual é um dos jeitos de ganhar destaque entre os possíveis clientes. ...
- Usando em fachadas e ambientes internos. ...
- Padronizando materiais.
Como fazer o manual de uma marca?
As diretrizes da sua marca devem descrever exatamente o que a sua marca representa. Não liste apenas elementos visuais, logo e cores que sua marca usa. Incluia também os valores da empresa, seu lema ou palavras que você deseja que as pessoas associem à marca.O que não pode faltar na sua identidade visual?
Cores. Uma paleta de cores é imprescindível em uma comunicação visual, mesmo que seja formada por branco e preto, por exemplo. As cores, além de serem mais um ponto de reconhecimento, expressam a personalidade e valores da sua empresa. Por isso, sua escolha deve ser muito estratégica.Qual a importância do manual de marca?
O manual de marca é a maior autoridade numa identidade visual. Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação. O que não está contemplado no manual não deve ser feito.Quais são os 4 elementos que compõem a identidade visual de uma empresa?
Para obter uma identidade visual, é necessário seguir os elementos da identidade visual, dentre eles:
- Logotipo;
- Cores;
- Tipografias;
- Slogan;
- Papel Timbrado;
- Peças de comunicação;
- Decoração;
- Apresentações com a marca da empresa.