O texto define misoginia como discriminação, preconceito, propagação do ódio ou aversão praticados contra mulheres por razões da condição de sexo feminino.
Já a misoginia é o ódio e a aversão às mulheres e seus corpos, especificamente. "É uma aversão específica às mulheres como um todo. O machismo pode ser considerado uma forma de misoginia, mas é mais individual nas atitudes e comportamentos", diferencia Seger.
A misoginia internalizada ocorre quando mulheres e meninas acreditam que os estereótipos e mitos sobre seu sexo são verdadeiros. Alguns exemplos incluem pensar que são mais fracas que os homens, que devem ficar em casa e não podem trabalhar ou que devem se conformar aos ideais de beleza.
O texto define misoginia como discriminação, preconceito, propagação do ódio ou aversão praticados contra mulheres por razões da condição de sexo feminino.
Misoginia: Entenda o que são as atitudes misóginas.
Como a misoginia se manifesta?
A misoginia pode se manifestar de várias maneiras, incluindo a exclusão social, a discriminação sexual, hostilidade, androcentrismo, o patriarcado, ideias de privilégio masculino, a depreciação das mulheres, violência contra as mulheres e objetificação sexual.
Oriunda da união entre os termos gregos “miseo” e “gyne”, cujos significados são respectivamente ódio e mulheres, a palavra misoginia é usada para definir sentimentos de aversão, repulsa ou desprezo pelas mulheres e valores femininos.
Além de promover a discriminação, a violência e o abuso contra as mulheres, a misoginia também perpetua a desigualdade de gênero e a falta de representação feminina em posições de poder e liderança.
O Projeto de Lei 872/23 criminaliza a misoginia, definida como a manifestação que inferiorize, degrade ou desumanize a mulher, baseada em preconceito contra pessoas do sexo feminino ou argumentos de supremacia masculina.
As atitudes machistas mais flagrantes são claras para nós. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocaram a mulher em uma posição inferior ao homem em contextos sociais, econômicos, jurídicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambições diferentes na vida.
O termo "sexismo" representa o conjunto de preconceitos e discriminações que se baseiam no sexo ou na orientação sexual. Geralmente, a pessoa discriminada é colocada em posição inferior, somente por causa da sua identidade sexual.
Misandria (do grego μισέω misèō, "odiar", e ἀνήρ anḕr, "homem") é o ódio, o desprezo ou o preconceito contra homens ou meninos. É em forma reversa à misoginia, e tanto "misândrico" quanto "misandrista" ou "androfóbico" podem ser usados como formas adjetivas da palavra.
O que é misógino? São chamadas de misóginas as pessoas que têm ódio ou horror às mulheres. Sim, isso existe e pode ser manifestado de diferentes formas, como a exclusão social, a agressão física, a violência doméstica, entre outras.
O que é misoginia? Misoginia é a prática e o pensamento de discriminação contra o sexo feminino, uma atitude de desprezo perante as mulheres. O termo tem origem na língua grega, sendo uma união das palavras miseo (que significa ódio) e gyne (mulheres).
O que é misoginia? A misoginia é um termo que define o ódio ou aversão às mulheres, caracterizando-se por atitudes e comportamentos que desvalorizam, discriminam e violentam o gênero feminino.
A origem da misoginia, embora já existente antes disso, foi estabelecida na Grécia Antiga que, fundada na razão e na ciência, foi determinante para o retrato de fragilidade, irracionalidade e ignorância atribuído à figura feminina.
Neste sentido, misoginia pode ser definida como a manifestação de atitudes, comportamentos ou crenças preconceituosas e hostis em relação às mulheres, suas características, capacidades e papéis sociais. Isso pode se manifestar de diversas maneiras, desde piadas ofensivas até discriminação e violência baseada no gênero.
Foi incluído pela primeira vez no dicionário Oxford em 1656. Mas apareceu antes, em 1630, em resposta a um panfleto contra as mulheres escrito por de Joseph Swetnam chamado The Lewd, Idle, Disobedient and Fickle Women Process (O processo das mulheres lascivas, ociosas, desobedientes e inconstantes em tradução livre).