LINHA RADIAL: linha que liga a área central ao(s) bairro(s) da cidade. LINHA TRANSVERSAL: linha que conecta duas regiões opostas, não transitando pela área central da cidade. LINHA DIAMETRAL: linha que conecta duas regiões opostas, transitando pela área central da cidade.
Os tipos são as linhas Radiais, que ligam o centro à uma região, Inter-Regionais, que conectam duas regiões vizinhas sem passar pelo centro, Regionais, que são por inteiro em apenas uma região que não o centro, e linhas Diametrais, que ligam duas regiões não-vizinhas sem passar pelo centro.
Troncal. São linhas que operam nas vias principais da cidade e tem como origem e destino grandes concentrações de demanda, seja no bairro ou no terminal.
Aula 3 - O que é uma radial? Como ler radial no RMI, HSI e OBI?
O que são linhas troncais?
Linhas Troncais: são linhas que iniciam suas viagens no bairro, passam nos terminais de integração, seguem para os grandes corredores, e em seguida retornam (passando novamente nos terminais de integração) para o bairro de onde partiram.
Já as linhas "alimentadoras" integram-se às linhas tronco através de um subsistema ramificado, cujo objetivo principal é integrar deslocamentos mais específicos com baixa demanda de transporte de passageiros.
A codificação dessas linhas sempre possui seis dígitos. O primeiro representa a área de operação, os três seguintes alfanuméricos e um código adicional de dois dígitos representam o tipo de linha (base ou atendimento). Assim, os números do ônibus definem se a linha tem ou não integração com o metrô.
Como, por exemplo, o “10”, que indicava que era a principal ligação, ou seja, a linha troncal. Assim, por exemplo, 875A/10 – Aeroporto/Perdizes. Ufa. Mas têm também as linhas com quatro números, que são os trajetos radiais – entre regiões e o centro e trajetos locais, entre bairros da mesma região.
Também conhecidas como módulos hidráulicos, as linhas de eixo têm uso consolidado no transporte de cargas indivisíveis com peso a partir de 70 ou 80 t, chegando a capacidades de várias centenas dessa mesma unidade de peso.
Se a carga é positiva, o campo estará no sentido que aponta para longe da carga. Se a carga é negativa, o campo estará apontado para a carga. Quando não há cargas pontuais, as linhas não se cruzam, pois isso resultaria em uma ambivalência na direção da força em determinado ponto.
O organograma circular ou radial é uma ferramenta visual utilizada para representar a estrutura organizacional de uma empresa de forma hierárquica e intuitiva.
De forma raiada; disposto em raios, em relação a um centro. 4. [ Anatomia ] Relativo ao rádio, osso do antebraço ou localizado perto dele (ex.: pulso radial).
Abreviação de Low Entry. Ônibus feito com poltronas que tem vários níveis de inclinação no qual vão ao nível máximo horizontal transformando-se em camas. Dispositivo visual que faz a comunicação ao passageiro de que linha o ônibus está fazendo.
O primeiro número indica a região de origem do busão, o segundo dizem que região ele. sai do corredor principal. Já o terceiro e o quarto número, por fim, indicam a linha. e ajudam a diferenciar um ônibus do outro.
A linha ou traço pode ser definido como o rastro que um ponto deixa ao ser deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos Page 2 outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc. há muitos tipos de linha. Observe alguns exemplos.
A linha usada para representar arestas e contornos visíveis é a linha contínua larga. Agora, veja a aplicação da linha contínua larga na representação da projeção ortográfica do prisma com rebaixo.
Forma de linha pode ser : ser reta, quebrada, mista, curva, fechada oi ondulada. Posições: vertical, cheia, fina, trancado, traço, e ponto ou pontilhada. Quanto a direção: Convergentes, Divergente, Paralela, Perpendiculares: ->Convergente: Se dirigem a um ponto só.
Ônibus para transporte público usado em linhas que unem dois ou mais municípios em regiões metropolitanas e tem tarifa diferenciada do ônibus urbano. Pode ser usado para realizar viagens entre municípios vizinhos ou entre municípios dentro do mesmo Estado.
Nos sistemas de transporte coletivo, o esquema tronco-alimentador consiste na hierarquização das diferentes linhas de modo que umas efetuam as ligações mais importantes, ao longo de troncos, sendo outras organizadas, como o nome diz, em alimentadoras, suplementando os percursos daquelas, trazendo-lhes passageiros de ...
Linha expressa: são linhas que operam com poucas ou nenhuma parada intermediária ao longo do trajeto com o propósito de aumentar a velocidade comercial, reduzindo, assim, o tempo de viagem.