As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Definição de Termo: Premissa. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.
Premissa pode ser um conceito, conhecimento ou experiência prévia que ajuda a chegar a uma conclusão. Por exemplo, uma premissa pode ser "todos os seres humanos são mortais", que é uma afirmação amplamente aceita e que pode ser usada para concluir que "João é mortal", se João é um ser humano.
Exemplo 1: Premissa 1: Se o João é um aluno do 1º ano, então estuda Filosofia. Premissa 2: O João é um aluno do 1º ano. Conclusão: Logo, o João estuda Filosofia.
Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão. Para que o argumento seja válido, não basta que a conclusão seja verdadeira. É preciso que as premissas e a conclusão estejam relacionadas corretamente.
COMO IDENTIFICAR PREMISSAS E CONCLUSÃO EM UM ARGUMENTO | 10
Para que serve o premissa?
Uma premissa é uma afirmação considerada verdadeira ou aceita como verdadeira, embora possa não ser comprovada de forma definitiva. Ela é utilizada para estabelecer uma base lógica ou fundamentar um raciocínio.
A premissa de um texto como um livro, filme ou roteiro é entendida como a motivação inicial de uma história. Segundo Robert McKee, a premissa “raramente é uma afirmação completa. Geralmente, é uma questão aberta: o que aconteceria se…?”.
Para criar uma boa premissa, precismos levantar gatilhos que sejam verdadeiros suficientes para gerar uma oscilação de comportamentos e situações padrão. Uma boa premissa precisa ser capaz de regimentar uma espécie de lei que comandará toda a história.
Se premissas verdadeiras garantem uma conclusão verdadeira, então o argumento é válido. Formulação alternativa da definição. Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa. premissas IMPLICAM sua conclusão.
“As premissas de um projeto são eventos ou circunstâncias que se espera que ocorram durante o ciclo de vida de um projeto”. Perceba a importância de usar essa informação como base de raciocínio para planejar e executar um projeto.
Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio. Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. Inclui o termo médio e o termo menor.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma dada fórmula pode ou não ser conclusão de uma dada coleção de premissas.
1. [ Retórica ] Cada uma das duas proposições de um silogismo (a maior e a menor), das quais se infere ou se tira a conclusão. 2. Ponto de partida para a organização de um raciocínio ou de uma argumentação.
A etimologia da palavra "premissa" indica que ela é um termo que tem origem no latim "praemissa", junção das palavras "prae" (antes) e "missa" (enviado). O que sugere que seu significado original seria algo como "enviado antes".
A premissa é a motivação inicial da história. É o gatilho que gera toda uma onda de informações trazidas à mente do escritor e que se transformará, posteriormente, em uma história. A premissa é apenas o ponto inicial, mas ela, por si só, não é uma história.
Em lógica, as premissas são as duas primeiras proposições que formam a base de um argumento de um silogismo, de onde necessariamente se retira a conclusão; a primeira premissa é a maior e a segunda premissa a menor. Em sentido lato, designa os princípios primeiros de um raciocínio.
As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.
Uma falsa premissa é uma afirmação que parece verdadeira à primeira vista, mas é incorreta ou enganosa, levando a conclusões erradas. Exemplo: Falsa premissa: “Todas as crianças são fisicamente fortes.” Premissa: “Cebolinha é criança.”