natureza! Assim como acontece hoje em dia, no passado as mercadorias também precisavam ser transportadas de um lugar para o outro, o que ocorre por caminhos marítimos, fluviais ou terrestres. As rotas marítimas são percursos realizados pelo mar, geralmente por embarcações mais reforçadas.
O Canal de Suez é a rota marítima mais famosa do mundo e é a forma mais rápida e mais curta de viajar entre a Ásia e a Europa através do Mar Vermelho (Oceano Atlântico e Oceano Índico).
Cruzeiro é uma viagem de turismo em barcos ou navios. Geralmente operam em rotas marítimas procuradas pelos viajantes e turistas em seus períodos de férias.
Navegação marítima é a atividade de deslocamento de veículos aquáticos sobre a água do mar (náutica). Pode referir-se também à atividade de localização da posição geográfica desses veículos no mar (posicionamento).
Cabotagem: navegação marítima entre portos de um mesmo país. Navegação interior: navegação praticada nos rios, lagos, lagoas e canais. Transbordo: movimentação de carga de um veículo para outro, podendo ser do mesmo modal ou não, para prosseguimento do processo de transporte.
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
“Nas cobertas inferiores (onde as pessoas dormiam), o ar e a luz eram escassos, sendo fornecidos apenas por fendas entre as madeiras, que deixavam passar também a água do mar, tornando os porões abafados, quentes e úmidos”, diz o historiador Fábio Pestana Ramos, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban).
Quanto tempo durava uma viagem de navio de Portugal para o Brasil?
A esquadra portuguesa com o príncipe regente aportou, assim, em Salvador, em 22 de janeiro de 1808, após 54 dias de viagem. A colônia era vista pela metrópole (o Reino de Portugal) como um espaço que possibilitaria a realização dos interesses comerciais e religiosos – objetivos da expansão marítima.
🚢 A Travessia do Estreito de Drake O Estreito de Drake, entre a América do Sul e a Antártida, é famoso por suas condições climáticas difíceis, com tempestades, ventos fortes e ondas gigantescas.
As rotas marítimas permitem que os navios desenvolvam o transporte de mercadorias por todos os lugares do globo. O comércio marítimo continua sendo o transporte mais utilizado no comércio internacional, representando 80% do volume mundial.
O canal pertence e é mantido pela Autoridade do Canal do Suez (SCA) do governo do Egito. Nos termos da Convenção de Constantinopla, ele pode ser usado "em tempo de guerra como em tempo de paz, por todos os navios de comércio ou de guerra, sem distinção de bandeira".
Em busca de novas rotas para facilitar o transporte de mercadorias e a venda de produtos, países europeus investiram e incentivaram expedições que ficaram conhecidas como as grandes navegações. As viagens marítimas duravam meses e representavam desafios aos navegadores como, por exemplo, as adversidades climáticas.
Não havia água doce de sobra para lavar, e embora fosse um dos maiores navios da época, com uma tripulação de quase 350 pessoas, o Batavia estava equipado com não mais do que quatro latrinas. Um par estava localizado de cada lado da Grande Cabine, e reservado para uso das pessoas na popa.
A proa é a parte dianteira do casco de um navio ou barco, o ponto que geralmente está mais à frente quando a embarcação está em andamento. A extremidade traseira do barco é a popa.
Por que os europeus resolveram se arriscar em alto mar?
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
O padrão era usar a mesma roupa durante todo o percurso, que durava meses. "Quando possível, todos se perfumavam e incensavam o ambiente, na tentativa de controlar o mau cheiro emanado dos corpos e da sujeira", diz Gurgel. Surgiam, assim, pragas de piolhos, percevejos e pulgas.
Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.
☑️Toda embarcação registrada como Mar Aberto Costeira/Costeira precisará de habilitação de Mestre Amador. ☑️Arrais Amador será válido apenas para embarcações com documento registrado como Águas Interiores.
Segundo resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), cabotagem é a navegação realizada entre portos ou pontos de um mesmo país, utilizando para isso a via marítima e as vias navegáveis interiores, ou seja, os rios e mares.
Mares fechados, que não tem nenhum contato com os oceanos. Ex: Mar Morto e Cáspio. Mares abertos: que estão ligados aos oceanos, exemplo mar do Caribe. Mares interiores: tem uma conexão com o oceano através dos estreitos, ex: Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo.