Utiliza uma abordagem sistemática, baseada na análise do comportamento, para ensinar habilidades e reduzir comportamentos problemáticos. Alguns princípios fundamentais incluem: Reforço positivo: identificar e recompensar comportamentos desejados para incentivar sua repetição.
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro).
“ABA” é a abreviação para Applied Behavior Analysis que é Análise do Comportamento Aplicada, em português. Desta maneira, o método se baseia em uma aprendizagem que visa reforçar os bons comportamentos. Sendo assim, considera diversos princípios comportamentais.
Quais são os tipos de dicas que utilizamos na ABA?
Nas dicas verbais, o terapeuta ajuda falando a resposta de forma total ou parcial. Existem também as dicas visuais como colocar cartões maiores para indicar a resposta correta, em jogos eletrônicos piscar a imagem da resposta correta etc. A dica em forma de modelo fornece a resposta esperada para criança imitar.
Atuar como mediador de beneficiários nos casos de dificuldade na adesão ao tratamento e encaminhamento para a rede credenciada, com o suporte familiar e casos específicos que possam surgir. Realizar o preenchimento no sistema elaborado pela equipe técnica sobre a evolução diária das crianças.
O valor de cada hora se assemelha ao de consultas com outros profissionais de saúde — em torno de R$ 250 —, mas o que inviabiliza o pagamento é a quantidade de sessões necessárias.
Esse tipo de terapia, geralmente individualizada, estabelece objetivos claros e bem definidos a serem construídos durante a terapia. A sessão dura de 50 a 90 minutos e poderão ser necessárias de 1 a 3 sessões semanais, a depender da disponibilidade do cliente.
A - Inicie com ações simples de apenas 1 passo, ou seja, um único movimento. B - Dê o modelo para a criança do que tem que ser feito de forma clara e objetiva. C - Use os brinquedos para iniciar, por exemplo, bater no tambor e dizer para a criança: “faz igual” ou “faz assim”.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.
A terapia aba para tdah é uma abordagem especializada e eficaz, capaz de promover grandes mudanças no comportamento e desenvolvimento da criança. Se seu filho recebeu o diagnóstico de TDAH, não hesite em procurar ajuda profissional.
Denota-se que o método ABA é recomendado pelo SUS, através do Protocolo aprovado pelo Ministério da Saúde, evidenciando a comprovação científica da eficácia do tratamento na melhoria do prognóstico no tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Precedente deste Tribunal.
No início, deve-se começar com a dica maior e depois diminuindo os níveis das dicas, até obter a resposta certa e de maneira independente. Caso não haja a resposta correta, deve voltar para a dica maior. Dessa forma, a aprendizagem sem erros diminui os atrasos na aprendizagem e desenvolvimento.
O método busca promover o desenvolvimento em áreas-chave, como linguagem, habilidades sociais, autonomia pessoal e comportamentos adaptativos. Além disso, busca reduzir comportamentos problemáticos, como agressão, estereotipias e autolesões.
Em geral, dois métodos muito buscados por pais e cuidadores como alternativa ao ABA são o TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), ambos recomendados por profissionais.
O que é terapia ABA? A terapia ABA é a abreviação do termo em inglês "Applied Behavior Analysis". Traduzindo para o português: Análise do Comportamento Aplicada. O modelo visa abordar os comportamentos importantes para a vida social das pessoas atípicas.
Embora a terapia ABA possa ser iniciada em qualquer idade, é recomendável que ela comece o quanto antes, preferencialmente antes dos 4 anos de idade. Isso porque nessa fase o cérebro é mais plástico e receptivo às mudanças comportamentais, o que facilita o aprendizado e o desenvolvimento da pessoa com autismo.
O TEACCH preza em organizar o ambiente de modo que este ou a atividade realizada possam passar a ideia ao nosso aluno ou filho que este ambiente foi planejado daquela forma propositalmente para um fim maior. Ambas as abordagens, ABA X TEACHH, trabalham de uma forma a planejar o ambiente e atividades com antecedência.
A Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.
A terapia ABA, entre outros tratamentos específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), não é coberta pelos planos de saúde e muitos pacientes só conseguem acesso aos tratamentos mais adequados por meio de liminar na Justiça.
O Analista do Comportamento, também chamado de Terapeuta ABA, é um profissional que atua de forma a aplicar os conceitos da ABA para estudar, compreender e explicar o comportamento humano sob variados aspectos. Esse profissional pode atuar em qualquer tipo de contexto.
O curso de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicado - ABA é certificado pela FACIBE - Faculdade Instituto Brasileiro de Ensino, CNPJ: 11.458.581/0001-26, credenciada no MEC por meio da portaria 432, de 24 de junho de 2021, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.
Para tornar-se um terapeuta ABA é necessário, antes, ser graduado em psicologia ou áreas afins. Então, se você já tem essa qualificação, invista na sua carreira.