O edital Viver Cultura visa fomentar criação e desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições, que se relacionem de maneira direta com o setor produtivo da cultura, dentro dos segmentos ...
A vida cultural está diretamente ligada a ideia de que cultura se fundamenta a partir do entendimento sobre os valores, crenças, linguagens desenvolvidas por um determinado grupo.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
Cultura é o conjunto de práticas, crenças e comportamentos compartilhados por um grupo, transmitido de geração a geração e composto por elementos tangíveis e intangíveis.
Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.
A Cultura é processo e, portanto, construção. Todas e todos somos seres culturais. A ação da humanidade com a natureza e sobre a natureza é parte desse processo cultural. Essa transformação da vida inteligente humana sobre a natureza é uma ação cultural.
Vários outros seres podem ser produtivos ou sociais, mas só o humano é cultural, por ser capaz de, consciente e intencionalmente, reproduzir o seu mundo que só existe para o Homem como manifestação cultural. O mundo, não existe em si mesmo, mas por assim ser entendido pelo Homem.
Chamamos de vivências culturais o nosso contato com outras linguagens como o cinema, o teatro, exposições, aulas-passeio, onde vivenciamos experiências estéticas e a diversidade cultural com um olhar diferente daquele posto sobre os textos teóricos.
O que significa dizer que uma pessoa tem muita cultura?
Ter cultura também quer dizer ter conhecimento sobre o mundo e seus idiomas, entender a política e saber um pouco de história geral. Acima de tudo, uma pessoa que tem cultura é aquela que é interessada em cultura e que participa dela.
Considerando a cultura em sociologia nomeamos os sete tipos que são: cultura de massa, cultura erudita, cultura popular, cultura material, cultura imaterial, cultura organizacional, cultura corporal.
De acordo com o historiador Alfredo Bosi, a palavra cultura advém da palavra Colo, que significa em latim “eu moro, eu cultivo”. Inicialmente, a palavra designava as culturas agrícolas (de beterraba, de cenoura) e, posteriormente, o verbete passou a se referir ao conjunto de ideias e tradições de um povo.
Diversidade e tolerância: A cultura promove a diversidade e a tolerância, ajudando a desenvolver a compreensão e o respeito pelas diferenças entre as pessoas. Através da arte, música, dança e outras formas de expressão cultural, podemos aprender sobre outras culturas e apreciar suas diferenças.
Laraia (2003 : 68) define cultura como: O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, resultado da operação de uma determinada cultura.
Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
A diversidade cultural é um conceito que compreende os diversos aspectos únicos em diferentes culturas. Esse conceito abarca a nossa linguagem, culinária, crenças, vestuário, nossos núcleos familiares, nossa política, e todas as outras características de um grupo de indivíduos que dividem certo território.
A cultura está presente em vários lugares do nosso dia a dia. Ela se encontra em nosso trabalho, nas escolas, faculdades, nas conversas, num grupo de amigos, na televisão, nas revistas, e entre tudo aquilo em que há pessoas existindo e atuando.
Resumos. Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.