Tônicas: São vogais que apresentam o acento principal da palavra. Semitônicas: São vogais que apresentam o acento secundário da palavra. Átonas: São vogais que não apresentam nenhum acento da palavra.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
Vogal que é levemente pronunciada em uma sílaba, em contraste com a vogal tônica que é bem pronunciada. Exemplo de uso da palavra Vogal átona: Na palavra "bola", o "a" é uma vogal átona.
SÍLABA TÔNICA: ESSENCIAL PARA PROVAS - Profa. Pamba
O que é tônica é Atona?
A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
Vogal fechada é aquela em cuja articulação a língua está o mais próximo possível do palato sem criar uma obstrução que se caracterize como uma consoante. Em português, as vogais fechadas presentes são os fonemas [i] (como em dito) e [u] (em chuva) e suas variantes nasais.
O conceito de sílaba tônica é o da partícula única em cada palavra que é falado com maior ênfase, indicando o modo como cada uma deve ser pronunciada. Essa tipificação das palavras as divide em três grandes tipos, que variam de acordo com o lugar onde se encontra a sílaba tônica.
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Quando pronunciamos uma palavra formada por duas ou mais sílabas, é possível perceber que há uma sílaba de maior intensidade sonora do que as demais, é o que chamamos de sílaba tônica.
A sílaba tônica de uma palavra é aquela que pronunciamos com maior intensidade, isto é, a sílaba que pronunciamos com mais força. Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”.
No caso das tônicas são pronunciadas com mais entonação, com mais força, que provém com um acento (gráfico ou não). Essa tonicidade é o que diferencia certas palavras com a mesma grafia. Já as átonas são vogais sem força, sem certo destaque e que já sofrem uma redução em relação à tonicidade.
Mon-ta-nha: “mon” e “nha” são silabas átonas e “ta” e a única silaba tônica desse palavra. Ár-vo-re: “vo” e “re” são silabas átonas e “ár” e a única silaba tônica dessa palavra. A-ba-ca-xi: a silaba tônica e xi e “a”, “ba” e “ca” são silabas átonas.
A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.