A letra y, tem seu principal significado na dimensão vertical do plano cartesiano, tendo outra função também, como outras letras na matemática para determinar incógnitas, ou seja, números desconhecidos.
A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.
O que é equação do 1º grau? Equação é uma sentença matemática que possui uma igualdade e uma ou mais incógnitas. As incógnitas são valores desconhecidos, e utilizamos letras, como x, y, z, para representá-las.
Vigésima letra do alfabeto grego, o Y é lido, normalmente, como uma proparoxítona (acentuada no "i"): "ípsilon". Essa é a grafia que espelha a pronúncia mais corrente do nome da letra.
Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.
A letra y, tem seu principal significado na dimensão vertical do plano cartesiano, tendo outra função também, como outras letras na matemática para determinar incógnitas, ou seja, números desconhecidos.
Para representar os problemas da vida real em linguagem matemática, muitas vezes utilizamos letras que substituem incógnitas (os valores que você não conhece, e quer descobrir). É aí que entram os famosos x, y, etc.
Na Física, o símbolo Gama (γ) pode representar diversas grandezas, dependendo do contexto, como, por exemplo, a constante de Lorentz na teoria da relatividade ou fótons de alta energia em física de partículas.
Resposta verificada por especialistas. Os símbolos ∈, ∉, ⊂, ⊄, ⊃ e ⊅ são, respectivamente, pertence, não pertence, contido, não contido, contém e não contém.
O “y” segue essa regrinha. Às vezes, é um som fluido, como em “myth” ou “query”; em outro momento, é uma “quebra de ar” na palavra, como em “beyond”, intercalando duas vogais. De qualquer forma, o “y” pode ser considerado tanto vogal quanto consoante, e frequentemente assume a mesma função/som que o “i”.
→ A classificação da letra “Y” demanda de nós maior análise, pois sua classificação dependerá da forma como ela aparece na sílaba. Será vogal quando for base da sílaba, como na palavra chantilly; será semivogal quando estiver apoiada em uma vogal, como acontece na palavra office-boy.
O “y” entrou no alfabeto latino para representar uma letra do alfabeto grego. Na origem, ele era uma vogal. Quando foi adotado pelas línguas europeias, como o inglês ou o português antigo, passou a ser mais usado como uma semivogal. Na palavra yo (“eu”, em espanhol), tem o valor de uma consoante.
O gramático Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, explica que o Y, importado do inglês, representa geralmente uma semivogal (como em yoga) ou a vogal I (hobby, spray). E, em casos mais raros, atua como consoante: o J na palavra de origem inglesa yarda (jarda).
Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa.
O valor numérico da expressão algébrica nada mais é do que o resultado final quando substituímos a variável por um valor. Exemplo: Dada a expressão x³ + 4x² + 3x – 5, qual é o valor numérico da expressão quando x = 2. Para calcular o valor da expressão, vamos substituir o x por 2.