Os elementos que mais causam danos aos acessórios são o cloreto de sódio, ele cria uma camada de sulfato sobre a prata 925 que resulta no escurecimento da peça. Um outro problema é o aparecimento de manchas causado pela oxidação do ácido úrico, o cloro e o enxofre.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Limpe com uma escova de dentes macia, água morna e sabão neutro. Adicione uma pequena quantidade de sabão neutro em água morna e use uma escova de dentes macia, escovando a joia delicadamente com movimentos circulares. Enxágue com água limpa.
Podendo limpar anéis, brincos, colares, piercings e tudo o que for de Prata. Ela dura de 4 a 6 meses, variando da frequência de uso. Utilize o pano mágico até perceber que ele não está mais removendo a camada escura da prata, quando isso ocorrer, está na hora de comprar outra flanela.
Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor. O consumo em excesso de alguns alimentos pode elevar o nível de ácido úrico no organismo, fazendo com que as peças de prata escureçam mais rapidamente.
POR QUE PRATA EMPRETECE, EVITE COM 3 DICAS INCRÍVEIS
O que não pode fazer com prata 925?
Produtos Químicos: Evite o contato com produtos químicos, como perfumes, cremes e produtos de limpeza, que podem manchar ou danificar a prata. Atividades Físicas: Remova suas joias durante atividades físicas intensas para prevenir danos físicos ou exposição ao suor, que é corrosivo.
O suor e gases existentes no ambiente, fazem a joia em prata escurecer, porque a prata reage a esses gases e compostos de enxofre, formando sobre ela uma camada de sulfeto de prata que tem cor escura.
E a resposta é sim, pode escurecer. Mas isso é normal e vamos explicar o motivo desse escurecimento agora mesmo. A prata 925 pode escurecer por conta do processo natural de oxidação.
Para uma excelente conservação da joia é importante salientar que a prata 925 pode ser molhada, porém lavada em água morna ou corrente, não quer dizer que a joia deve ser usada na piscina ou na praia, porque o que oxida a prata não é o fato de ser molhada, mas o contato com o sal, o cloro e outros componentes que ...
Muitas pessoas se perguntam se pode tomar banho com prata, e a resposta mais simples é: evitar! O ideal é não tomar banho ou molhar a joia de prata 925, isso porque os produtos químicos contidos na água podem prejudicar a qualidade da peça.
Retirar a joia de prata 925 antes de dormir irá garantir maior durabilidade da peça. Quando dormimos, fazemos movimentos bruscos e imprevistos dos quais não temos controle consciente, alguns deles podem arranhar ou danificar mais seriamente os acessórios.
Evite o contato com produtos químicos como perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza, maquiagem, cremes, tintura de cabelo, produtos de limpeza, entre outros. Evite o contato com produtos de limpeza, como cloro, que poderá oxidar sua joia.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Essa composição confere à prata 925 uma resistência excepcional, tornando-a menos suscetível a amassados, arranhões e danos do que a prata pura. Isso significa que suas joias em prata 925 podem resistir ao uso diário e manter seu brilho por muitos anos.
Coloque 200 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e a peça de prata dentro de uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e deixe a mistura agir por alguns minutos na peça. Quando a água estiver morna, retire a prataria, enxágue e seque-a bem.
Além de grande aliado para a limpeza geral da casa, o bicarbonato de sódio tem o poder de deixar a sua joia em prata 925 novinha em folha! Para isso, você deve adicionar uma medida de bicarbonato em um recipiente com água morna e deixar agir por alguns minutos.
A prata escurece devido a vários motivos e um deles é o enxofre. O enxofre está presente no nosso dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos quimicos e cosméticos que tem o elemento em sua composição.
O teste da lixa, esse é um método infalível pra você descobrir se é. prata original ou falsa. Busca lixar em uma parte um pouco visível, pois se caso o produto for banhado, não vai ficar com aspecto danificado. Objetivo é passar a lixa e observar se o local.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Para recuperar o brilho da prata faça uma solução com 10 gramas de sal (1 colher de sopa) e 1 xícara de água (250 ml) fervente. Coloque o cordão de prata de molho por 8 horas. Depois, retire a peça e dê polimento com pano seco.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.