Por que os FIIs estão caindo? No cenário atual, os juros futuros estão subindo. Com isso, algumas rendas fixas tendem a pagar mais, fazendo investidores migrarem dos FIIs para renda fixa. Esse é o principal fator da queda.
Entre os fundos de tijolo, o setor que está mais sofrendo é o de lajes corporativas. Na visão de Pedro Dafico, analista da Suno, isso se explica porque, na pandemia, o segmento foi bastante fragilizado por conta do home office e do excesso de devoluções de imóveis.
Tem risco de perder dinheiro em fundos imobiliários?
Sim, é possível perder dinheiro em fundos imobiliários. Os principais fatores que levam a perdas são a desvalorização das cotas e a diminuição ou suspensão da distribuição de rendimentos.
Alguns FIIs caem até 70% em 2023: afinal, um fundo imobiliário pode falir e fazer investimento virar pó? O Ifix – índice dos FIIs mais negociados na Bolsa – acumula valorização de 11% em 2023 e ostenta seis meses seguidos de ganhos. Apesar do aparente bom humor, nem tudo é otimismo no mercado de fundos imobiliários.
O que acontece com os fundos imobiliários se a Selic cair?
O movimento de queda dos juros acaba beneficiando especialmente os fundos de tijolos, que têm como foco investir em propriedades físicas. Esses fundos costumam apresentar retornos atraentes, provenientes tanto do aluguel dessas propriedades como da valorização de suas cotas.
🔴 Oportunidades no Tesouro Direto | FALE COM O MEU ASSESSOR, com Felipe Onofre
É perigoso investir em fundo imobiliário?
Do ponto de vista regulatório, os Fundos Imobiliários são perfeitamente seguros. A razão para tal é que este mercado é supervisionado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e acompanhado pela Bolsa de Valores brasileira (B3). Por outro lado, na prática, novamente mencionamos a sua classificação como renda variável.
Uma das justificativas de quem defende que não vale a pena investir em FII são as taxas cobradas pelos fundos. De fato, cobranças como a taxa de administração e a taxa de performance podem comprometer a rentabilidade de quem faz este tipo de aporte.
Desvantagens: Risco de mercado: O desempenho dos fundos imobiliários pode ser afetado pelas condições do mercado imobiliário, como flutuações nos preços dos imóveis e na demanda por aluguéis. Em momentos de recessão, por exemplo, os rendimentos podem ser afetados negativamente.
O que acontece se morrer com dinheiro investido em fundos imobiliários?
Ações e fundos imobiliários
Caso a opção dos herdeiros seja pela manutenção das aplicações financeiras, haverá a troca de custódia (do pai para o filho, por exemplo). Para a mudança de titularidade, o herdeiro precisa ter conta em alguma corretora, não necessariamente a mesma do falecido.
Qual é o melhor dia para comprar fundos imobiliários?
Segundo o estudo, a data nobre para investir em fundos imobiliários é o último dia útil de cada mês, quando 69 carteiras anunciam rendimentos – ou seja, o investidor que possuir cotas destes FIIs nessa data garante o próximo dividendo que será distribuído pelas carteiras.
O investimento em fundos imobiliários (FIIs) pode ser usado como uma forma de viver de renda no longo prazo. Em geral, esses ativos têm níveis de estabilidade que possibilitam calcular quanto é necessário investir para ter um “salário extra”.
O levantamento considerou os FIIs com maior retorno acumulado de 2024 até o fechamento de maio. O top 1 foi de RIO BRAVO CRÉDITO IMOBILIÁRIO II FII (RBVO11), com 270,71%.
O que esperar dos Fundos Imobiliários em 2024? Com os juros altos, o mercado de FIIs tem alguns desafios, mas existem alguns setores com boas perspectivas. Um exemplo disso são os Fundos de Recebíveis. Como eles acompanham os indicadores de inflação, tendem a performar bem em períodos de crise econômica.
Então, entre os melhores Fundos Imobiliários para 2024, nossos Analistas destacam: Brasil Plural Absoluto FoF (BPFF11) TG Ativo Real (TGAR11) Kinea Renda Imobiliária (KNRI11)
Como há uma pressão vendedora maior, os fundos imobiliários acabam caindo, já que passam a ter mais vendedores que compradores. Além dos juros, alguns componentes também influenciam na queda, como a qualidade dos FIIs, os efeitos da pandemia, uma possível tributação destes ativos, ruídos políticos, etc.
Um levantamento do InfoMoney traz os cinco FIIs mais recomendados para este ano, selecionados a partir de consultas e entrevistas com cinco casas de análise. O topo da lista tem BTG Pactual Logística (BTLG11), Hedge Brasil Shopping (HGBS11) e VBI Prime Properties (PVBI11) empatados com três indicações.
Fundos imobiliários são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito? Diferentemente das aplicações de renda fixa, os fundos de investimento não contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Os investimentos de Renda Fixa mais procurados são os títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e as carteiras digitais remuneradas.
Gestores veem potencial de valorização de cotas e retomadas de emissões ao longo do ano. O mercado de fundos imobiliários (FIIs) pode decolar em 2024, mas a altura a que esse voo vai chegar depende de cenários ainda a serem confirmados, segundo gestores e especialistas ouvidos pelo Valor.
A rentabilidade mensal dos Fundos Imobiliários (FIIs) é determinada pelo dividend yield (DY). Portanto, para cada 10 mil reais investidos em um FII ou em uma carteira de fundos com um DY médio mensal de 0,50%, você poderá receber um rendimento de R$ 50,00 por mês.
Para o especialista, as taxas irão cair, só é difícil de precisar quando e para qual patamar. Segundo Rafael Sasso, especialista em mercado imobiliário do RisKnow, as quedas nas taxas dos financiamentos imobiliários devem começar ainda este ano.