Os nódulos da tireoide podem ser causados por alterações na forma como a glândula armazena e produz hormônios. Outro fator pode estar ligado ao envelhecimento, mas ainda não se sabe um motivo específico para o seu aparecimento. São mais frequentes em mulheres e para quem está na vida adulta.
Ainda não há um completo conhecimento sobre as causas da formação dos nódulos tireoidianos, mas entre os fatores de risco identificados estão: Falta de iodo na alimentação. Obesidade. Idade e sexo: a incidência é alta em mulheres a partir dos 50 anos.
A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.
Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.
Para diminuir o nódulo na tireoide o paciente pode ser submetido ao procedimento de ablação de tireoide, uma técnica minimamente invasiva que necrosa o nódulo através de uma agulha geradora de calor. Com a ablação, o nódulo diminui gradativamente até que seja absorvido pelo organismo.
Entre os principais tratamentos para nódulos na tireoide estão:
Acompanhamento clínico. Realizado pelo médico especialista, tanto através do exame físico, como complementado com exames de imagem ou de sangue, e deve ser realizado a cada 06 ou 12 meses;
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr.
O que não pode comer quando tem nódulo na tireoide?
Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.
No caso de nódulo de tireoide maligno – ele pode crescer e se espalhar, gerando metástase para os linfonodos, que são as “ínguas”, as áreas de drenagem da própria região do pescoço. Ou, em casos mais avançados, para o pulmão, ossos e até para o cérebro.
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
Conclusão. Podemos concluir que o nódulo de tireoide tem sintomas que podem não ser percebidos facilmente. Entretanto, se o mesmo alcançar um tamanho maior, pode causar rouquidão, dificuldade para engolir, dor no pescoço e problemas para respirar.
A cirurgia de tireoide é indicada em alguns casos como quando existe uma suspeita de câncer; quando o nódulo supera o tamanho de quatro centímetros; quando o nódulo faz com que haja problemas para engolir e respirar, os chamados sintomas compressivos.
Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma. De qualquer maneira é importante conhecer seu próprio corpo para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica.
Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula e que podem ser encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos.
Nódulos na tireoide doem? Os nódulos geralmente não causam sintomas nem são palpáveis quando surgem. Porém, quando grandes, podem causar dor na parte frontal do pescoço que, em alguns casos, pode irradiar para os ouvidos.
Isso também acontece quando essa massa de tecido cresce rápido e tem suspeita de ser maligna. É necessário, então, operar a tireoide para remover o nódulo a fim de que ele seja devidamente analisado para confirmar ou não a sua malignidade e dar andamento ao tratamento, se for preciso.
- Se estiver bem tratado, com sintomas controlados e exames normais, pessoas com hiper ou do hipotireoidismo podem fazer exercícios como qualquer pessoa saudável, desde que sejam antes avaliadas por médico e sigam as orientações personalizadas.
A laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide por ser composta de carotenoides e vitamina C. Em relação à quantidade diária, o ideal é consumir uma laranja por dia. A quinoa é uma ótima fonte de proteínas vegetais, por isso pode ser incluída na dieta.
Também existem medicamentos que podem prejudicar o funcionamento da tireoide, como os antidepressivos e ansiolíticos. Boa parte destes remédios são compostos químicos que contém substâncias que podem atrapalhar o funcionamento da glândula. Estes compostos podem conter os já falados flúor, ou cloro.
Os nódulos da tireoide podem ser causados por alterações na forma como a glândula armazena e produz hormônios. Outro fator pode estar ligado ao envelhecimento, mas ainda não se sabe um motivo específico para o seu aparecimento. São mais frequentes em mulheres e para quem está na vida adulta.
Compressa quente e fria; Rolo de espuma ou bola de tênis; Automassagem. Mas aqui queremos focar na automassagem, que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Os nódulos são geralmente assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, a não ser nos casos em que são grandes, visíveis ou palpáveis, situação que pode causar dificuldade para se engolir.