Quando o devedor não é encontrada para citação, não é necessário que o credor tenha esgotado todos os meios de localizá-lo para que possa promover o arresto executivo online, que consiste na apreensão judicial dos bens do devedor.
Caso o executado não seja localizado, a lei autoriza o próprio oficial de justiça, independentemente de determinação judicial, que proceda ao arresto de bens a fim de garantir a execução (art. 830, caput, CPC)."
Que fazer quando não encontra o devedor para ser citado?
É possível a realização de arresto on-line quando o devedor não for encontrado para ser citado no feito executivo, aplicando-se por analogia os artigos 653 c/c 655-A, do CPC (precedentes desta Corte e do STJ).
O que fazer quando não é encontrado bens do devedor?
Caso não encontre nenhum bem, pode ser pedido o sobrestamento do feito por um prazo pré-determinado (Ex.: 180 dias), período em que se espera que novos bens apareçam e possam ser penhorados posteriormente.
O que fazer quando não se encontra o endereço do executado?
Número de Telefone. Se você tem o número de telefone do devedor, pode tentar entrar em contato diretamente com ele para obter seu endereço. Caso o telefone esteja desativado ou a pessoa não atenda, você pode tentar fazer uma busca na internet, usando o número de telefone como termo de busca.
Essa dica vale ouro pra você que não localizou o devedor para citação
O que acontece quando o oficial não encontra a pessoa?
O que acontece quando a pessoa não receber um oficial de justiça? O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.
O que fazer quando a parte não é encontrada para citação?
Quando o devedor não é encontrada para citação, não é necessário que o credor tenha esgotado todos os meios de localizá-lo para que possa promover o arresto executivo online, que consiste na apreensão judicial dos bens do devedor.
O que acontecerá com a execução se não forem localizados bens do executado?
Quando não são localizados bens penhoráveis do devedor aplica-se o disposto no artigo 791, III do Código de Processo Civil, que determina a suspensão da execução, e não sua extinção, como vistas a resguardar o direito do credor, conferindo-lhe prazo razoável para obtenção de elementos suficientes ao seguimento do ...
O que acontece se eu não tiver bens para penhorar?
O que acontece se o réu não tiver bens penhoráveis? Após fazer a avaliação de tudo o que há em posse do réu e não for possível identificar nenhum recurso passível de penhora, o juiz realiza a suspensão da execução por um ano.
48-TJ: "Uma vez evidenciado que o executado se furta, por reiteradas vezes, de receber o mandado de citação pessoalmente, adequado que o oficial de justiça informe o horário em que irá ao endereço indicado para citar o executado e, caso não o encontre, entregue o mandado a quem estiver no local".
O que acontece se o oficial de justiça não encontrar o endereço?
Falta de endereço atualizado leva à presunção de intimação
Ao procurar o réu para promover sua citação na ação de cobrança movida pelo banco, o oficial de Justiça o encontrou em um endereço diferente daquele indicado na petição inicial, que havia sido fornecido pelo próprio réu no termo de confissão de dívida.
O que deve fazer o oficial de justiça se não encontrar o executado para citar?
A ministra Nancy Andrighi, relatora do recurso do credor, explicou que, nos termos do artigo 830 do CPC/2015, se o oficial de Justiça não localizar o devedor para citá-lo, mas encontrar bens penhoráveis, deverá realizar o arresto para garantir a execução.
Nos termos do artigo 362 do Código de Processo Penal , o oficial de justiça, verificando que o réu se oculta para não ser citado, certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa.
O que acontece quando a pessoa não tem dinheiro para pagar dívida na justiça?
Se você recebeu uma cobrança judicial, reconhece a dívida, mas não tem recursos para quitá-la, é preciso tentar uma negociação. Caso contrário, o credor pode executar o pedido de penhora após o prazo de manifestação. Nesse caso, o juiz pode decidir pelo bloqueio de bens do devedor e até impedir movimentações bancárias.
Se você tem dívida protestada, então é preciso solicitar uma Certidão de Protesto no Cartório (pode ser online). No documento devem constar as informações do credor. O próximo passo é ir à Junta Comercial e solicitar o número de telefone e endereço do proprietário ou sócio para pagar a dívida.
Como pagar uma dívida judicial se não tenho dinheiro?
Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça. A verdade é que os credores têm o direito de receber, e mesmo que você conteste os valores, o máximo que vai conseguir é prorrogar os prazos, o que pode deixar a dívida ainda mais alta.
O que fazer quando o executado não tem como pagar?
O que pedir quando o executado não paga? Nessas situações, basta que o comerciante entre com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente. Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo.
O que acontece quando a pessoa não tem dinheiro para pagar o processo?
Quando o devedor não paga o débito, pode ocorrer: bloqueio na conta bancária, inscrição do nome nos órgãos de restrição ao crédito, restrição de circulação e transferência de veículo, penhora de bens de valor substancial e penhora de ações e quotas de sociedades empresárias.
Não encontrado o executado para ser citado, mostra-se possível o arresto de bens antes da sua integralização à lide, vez que não é necessário que se efetive a citação do executado para que ocorra o bloqueio de possíveis valores existentes em suas contas bancárias ou o lançamento de impedimentos sobre bens.
O que acontece se o executado não tem bens para penhora?
Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III , CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa.
Quando não se encontra bens do executado o processo é automaticamente extinto ou suspenso?
53 , § 4º , da Lei nº 9.099 /95, não encontrado o devedor ou inexistindo bens penhoráveis, o processo será imediatamente extinto, devolvendo-se os documentos ao autor.
O que acontece com o processo quando o réu não é encontrado?
A citação por edital, conforme previsão legal, só ocorrerá “Se o réu não for encontrado” (art. 361, CPP). Infelizmente, o Código de Processo Penal é omisso em não regulamentar com mais afinco acerca dessa medida tão importante no processo penal, visto que pode gerar prejuízos irreparáveis.
Quando a pessoa não consegue ser encontrada para ser intimada?
Quando o réu não é encontrado para ser intimado da sentença? Conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, no tocante à sentença de pronúncia, não sendo localizado o Acusado, é suficiente a intimação do advogado constituído, tal como ocorreu na hipótese dos autos.
O que acontece se o oficial de justiça não encontrar a pessoa no endereço?
Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar.