A crosta, o manto e o núcleo são as camadas internas da Terra. Com suas particularidades, elas interagem umas com as outras, conferindo dinamismo ao nosso planeta. O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo (externo e interno).
O interior da Terra é formado por camadas parecidas com as de uma cebola. A última delas (a mais profunda) é o núcleo interno sólido de ferro e níquel, que tem um raio de 1,2 mil km, aproximadamente três quartos do tamanho da Lua.
No chão que nós pisamos não tem nada de firme. Estamos apoiados em uma camada finíssima de rocha, de mais ou menos 40 quilômetros de espessura. Embaixo dela, até o centro do planeta, existem 6 330 quilômetros de pedras densas a 2 000 ºC de temperatura e um núcleo de ferro que se mantém a 4 000 ºC.
Subsolo é a camada da crosta terrestre que fica abaixo do solo. No subsolo encontramos muitas riquezas minerais como ouro, prata, cobre, pedras preciosas, entre outros. Encontramos dois importantes combustíveis: o carvão mineral e o petróleo.
CIENTISTAS DESCOBREM ECOSSISTEMA GIGANTE VIVENDO EMBAIXO DA TERRA!!
O que fica em baixo da Terra?
A crosta, o manto e o núcleo são as camadas internas da Terra. Com suas particularidades, elas interagem umas com as outras, conferindo dinamismo ao nosso planeta. O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo (externo e interno). Ouça o texto abaixo!
Lençol Freático é a camada superior das águas subterrâneas, que se encontra, geralmente, em pequena profundidade e é abastecido pelas águas das chuvas, de onde se extrai boa parte da água para consumo e produção humanos.
Manto é o nome da camada logo abaixo da CROSTA TERRESTRE. Ele é dividido em manto SUPERIOR e inferior. O NÚCLEO da Terra é a camada mais interna. Ele é formado por FERRO e níquel.
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão". Ele é o resultado de muitos anos de "trabalho" da natureza.
Eles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos ...
Também conhecido como besouro-do-esterco, esse inseto usa o subsolo como esconderijo, cavando túneis, e tem esse nome porque enrola uma bola de excremento de animais, como dos cavalos. Quando termina de fazer a bola, enterra o material num buraco para comer.
Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
O centro da Terra está a quase 6.400 quilômetros abaixo de nossos pés, mais precisamente a 6.370 quilômetros. Para conhecer as camadas da Terra de forma prática, podemos informar que o máximo de profundidade que o homem já chegou foi a 12,2 km, e que levou quase 20 anos.
A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.
Os solos se desenvolvem por meio do intemperismo das rochas. Eles são formados por minerais, matéria orgânica, ar e água e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. O solo corresponde à camada de material orgânico e fragmentos de rocha alterados que reveste a litosfera terrestre.
Subsolo é a camada da crosta terrestre que fica abaixo do solo. No subsolo encontramos muitas riquezas minerais como ouro, prata, cobre, pedras preciosas, entre outros.
Camada de solo — camada, aproximadamente paralela à superfície do solo, com propriedades diferentes das camadas acima ou abaixo. Se pelo menos uma dessas propriedades for resultado de processos de formação do solo, a camada é designada por «horizonte do solo».
O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC. Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio.
Onde está a metade do Mundo? Milhares de turistas que visitam um monumento chamado Ciudad Mitad del Mundo, ou Cidade Metade do Mundo, no Equador, pensam que fica por lá.