A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
Maria nasceu sessenta anos depois que seu pai, São Joaquim, tomou Santa Ana por esposa. Jacó e Joaquim eram irmãos gêmeos, filhos de Matã e Sebhrath, filha de Finéias; e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh.
Maria era uma jovem descendente de Davi, da tribo de Judá. Ao surgir no relato bíblico provavelmente ela teria uns 17 anos de idade. chamavam Joaquim e Ana. Não sabemos onde Maria nasceu – provavelmente tenha nascido em Nazaré, na região da Galileia, embora fosse descendente de Davi.
Jesus era descendente tanto de Davi quanto de Abraão, ficando assim consubstanciada sua reivindicação à posição messiânica, pelo menos no que tange à existência de ser Ele filho de Davi. A genealogia de Lucas mais universalista, remonta a Adão, cabeça de toda a Humanidade.
#0741 Se Jesus não era filho de José, como era descendente de Davi?
Porque se diz que Jesus é filho de Davi?
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Onde fala na Bíblia que Maria era descendente de Davi?
Lucas 1:27-57 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P) a uma virgem, chamada Maria, prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi. Gabriel apareceu a ela e disse: “Alegre-se, jovem agraciada!
“José, filho de Davi, não tenha medo em tomar Maria como sua esposa, pois a criança que está no seu ventre foi concebida pelo Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, que será chamado Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
A Tradição da Igreja – desde os apóstolos até os Santos Padres – e posteriormente os Santos Doutores da Igreja, afirmam que a Virgem Maria não teve outros filhos, e que ela permaneceu Virgem antes, durante e depois do parto do Filho de Deus.
Quantos anos tinha Maria quando deu à luz a Jesus?
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).
Maria não teve outros filhos, em vista da doação total e devotamento única a Jesus. Pois, se Ela tivesse outros filhos, assim como qualquer mulher – mãe, ela dividiria seu amor com os demais. Sendo Mãe e Serva, ao mesmo tempo, de seu Filho e de seu Deus, Ela não poderia se dispensar de um amor total.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
Embora não seja o pai biológico de Jesus Cristo - afinal, de acordo com a narrativa bíblica, Maria, mãe de Jesus, o gerou de forma milagrosa -, José foi o pai de criação do Filho de Deus. E José, sim, era descendente de Davi, e natural de Belém.
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Nesse caso Jesus já existia e Davi só depois. Mas como disse "veio" do verbo vir, entendemos que foi num corpo físico, nascido de mãe parideira e assim uma das genealogias indica que Jesus era descendente de Davi, o promiscuo rei da Palestina que viveu 1.000 anos antes.
Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: — José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
2 Samuel 7:16. Quando o Senhor disse a Davi: “Teu reino [será firmado] para sempre”, Ele estava Se referindo a um futuro rei na linhagem de Davi que reinaria para sempre: Jesus Cristo.
Conta-se na bíblia que Maria, sua mãe, ainda virgem e noiva de seu pai socioafetivo, José, achou-se concebida pelo Espírito Santo (Mateus 1:18). O pai biológico de Cristo, então, foi o próprio Espírito Santo de Deus, que escolheu uma mulher para dar à luz àquele que seria considerado salvador da humanidade.
Porque que Jesus é chamado de filho de Abraão e filho de Davi?
Jesus era o Messias, e devia estar ligado ao antigo rei Davi. A genealogia faz isto e vai além: relaciona Jesus a Abraão, o Pai do Povo Eleito. É deste modo que Ele é o herdeiro das promessas feitas ao Patriarca Abraão e ao rei Davi. Ele é o Messias, o homem marcado por Deus para fazer acontecer a história.
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.