O que não pode fazer na cobrança?

Como fazer cobrança: o que NÃO fazer
  • 1 – Não exponha o devedor a terceiros. O Código de Defesa do Consumidor proíbe qualquer tipo de cobrança vexatória à pessoa inadimplente. ...
  • 2 – Não o ameace. ...
  • 3 – Não faça cobranças excessivas num mesmo dia. ...
  • 4 – Não cobre fora do horário comercial.
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O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

Expor o inadimplente

Portanto, não é permitido que a cobrança seja feita no trabalho do cliente, na frente de familiares, vizinhos e amigos. O devedor também não pode ser cobrado no horário de descanso, como fins de semana, feriados e período da noite.
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O que não pode fazer em uma cobrança?

Erros que você não pode cometer na hora da Cobrança de Clientes
  1. Não se preparar previamente. ...
  2. Não oferecer alternativas na cobrança de clientes. ...
  3. Não respeitar os direitos do consumidor. ...
  4. Não ter informações do cliente. ...
  5. Não ter estratégias de gestão de cobrança. ...
  6. Comunicar a dívida a terceiros. ...
  7. Abordar de forma inadequada.
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O que não podemos fazer na hora de cobrar alguém?

  • Ligar para cobrar um cliente a qualquer dia e horário. De acordo com a lei, as cobranças — de pessoa física ou jurídica — devem respeitar horários. ...
  • Ser rude com os clientes. ...
  • Não se preparar. ...
  • Expor a imagem da empresa devedora. ...
  • Não notificar a empresa previamente da dívida.
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Quais as formas de cobrança proibidas?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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O que fazer com LIGAÇÕES DE COBRANÇA?? É direito SEU! | Ronaldo Gotlib

O que é regra de cobrança?

A régua de cobrança é um roteiro usado pelas empresas para cobrar seus clientes de forma sistemática. Ela define datas específicas para enviar lembretes, disponibilizar o meio de pagamento e informar sobre fatura atrasada, entre outros eventos importantes para uma cobrança efetiva.
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Quais são as leis de cobrança?

Código Civil (Lei 10.406/02) – O Código Civil estabelece as regras gerais para a cobrança de dívidas. Ele define que a cobrança deve ser feita de forma amigável e que o devedor tem direito de receber informações claras sobre a dívida, como o valor, a forma de pagamento e os juros e multas aplicáveis.
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Quais são os maiores erros cometidos na hora da cobrança?

Por isso, hoje vamos explorar alguns dos erros mais comuns cometidos no processo de cobrança e como evitá-los para garantir uma gestão financeira saudável.
  1. Não conhecer os motivos da inadimplência dos clientes. ...
  2. Processo lento e secreto. ...
  3. Inflexibilidade. ...
  4. Não negociar. ...
  5. Não utilizar um sistema de cobrança!
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O que é uma cobrança vexatória?

Ou seja, se enquadra em cobranças vexatórias, qualquer cobrança de dívidas, sob ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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Qual o horário permitido por lei para fazer cobrança?

Pela LEI Nº 15.426, DE 22 DE MAIO DE 2014, as empresas que quiserem cobrar clientes inadimplentes tem horários definidos - até as 20hs durante a semana e 14hs aos sábados, começando ambos os horários às 8hs. Nos domingos e feriados, em qualquer horário, as cobranças por telefones estão proibidas.
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Qual a forma correta de fazer cobrança?

Como fazer uma cobrança amigável
  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.
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Qual a forma correta de fazer uma cobrança?

A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.
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Qual a maneira correta de fazer uma cobrança?

12 dicas de como cobrar um cliente
  1. Envie lembretes antes do vencimento da conta.
  2. Não postergue a cobrança.
  3. Seja educado com o consumidor.
  4. Prepare-se para clientes que vão agir na defensiva.
  5. Entenda o motivo da inadimplência.
  6. Entre em contato apenas em horário comercial.
  7. Analise qual canal de comunicação é mais eficiente.
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É crime não pagar uma dívida?

Segundo a Constituição Federal brasileira, não pagar dívida de banco não dá cadeia. A exceção vai para o descumprimento de pensão alimentícia. Assim, qualquer outro tipo de dívida com um banco, seja em relação a cartão de crédito, financiamentos ou cheque especial, não há possibilidade de o devedor ser preso.
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Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?

As empresas não poderão ligar para a mesma pessoa mais de 3 vezes por dia; Pesquisas e sorteios não poderão ser usadas como pretexto quando a real intenção da ligação for a venda de produtos; Ligações que oferecem um serviço ou produto já cancelado pelo consumidor dentro de um período de 12 meses são proibidas.
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É crime cobrar as pessoas?

É crime cobrar uma pessoa em público? O Código de Defesa do Consumidor proíbe qualquer tipo de cobrança vexatória à pessoa inadimplente. Aqui, entra a exposição de quem está devendo. Em outras palavras, você não pode cobrar publicamente porque isso gera uma circunstância humilhante e vergonhosa.
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Qual a lei que protege o devedor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. 'Art. 54-A. Este Capítulo dispõe sobre a prevenção do superendividamento da pessoa natural, sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira do consumidor.
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É crime expor o devedor?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege devedores contra práticas abusivas de cobrança, proibindo explicitamente a cobrança vexatória. Segundo o CDC, é ilegal expor devedores ao ridículo, submetê-los a constrangimento ou ameaças durante a cobrança.
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Pode ir na casa do cliente cobrar?

Pode ir cobrar no serviço? Os serviços de cobranças são permitidos, mas nunca poderão expor o consumidor ao ridículo e nem mesmo conter ameaças ou ofensas.
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Como saber se a cobrança é abusiva?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, uma cobrança se caracteriza como abusiva quando é feita por meio de ameaça, coação, constrangimento moral ou físico e informações incorretas ou enganosas em qualquer procedimento que queira se sobrepor aos direitos do consumidor.
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Como identificar uma cobrança abusiva?

Aqui estão algumas dicas para ajudar a identificar uma cobrança abusiva:
  1. Verifique o contrato ou acordo: analise cuidadosamente o contrato ou acordo que você assinou com a empresa. ...
  2. Avalie os valores cobrados: verifique se os valores cobrados são consistentes com o serviço ou produto contratado.
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Quando é considerado cobrança excessiva?

As ligações excessivas de cobrança caracterizam-se por uma repetição desproporcional e constante de contatos telefônicos feitos por empresas e instituições financeiras com o objetivo de cobrar dívidas. Essa prática, além de causar desconforto e constrangimento, pode configurar uma violação aos direitos do consumidor.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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O que o devedor tem direito?

Meios de Cumprimento da Obrigação: O devedor tem o direito de cumprir a obrigação de diferentes maneiras, conforme o Código Civil. Ele pode fazê-lo por meio do pagamento em dinheiro, da entrega de bens, da prestação de serviços, ou mesmo por meio de terceiros, desde que isso seja permitido pelo contrato ou pela lei.
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Quais são os direitos de quem está devendo?

Então vamos aos direitos do devedor:
  • Dever não é crime. ...
  • Ser informado detalhadamente sobre o quanto deve. ...
  • Ser cobrado exclusivamente pelo titular do crédito. ...
  • Conhecer a autorização para cobrar. ...
  • Ser cobrado de modo amigável.
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