Cabelo é símbolo de identidade e resistência do povo negro através da história. O cabelo Black Power está além de um penteado. É um dos símbolos mais conhecidos no planeta para a representação do orgulho, resistência, identidade e luta por liberdade de pessoas negras.
É notável o papel desempenhado pelos cabelos, assim como a cor da pele, na construção da identidade negra, fato que determina de maneira marcante como as/os negras/os se vêm e como são vistas/os pela sociedade.
É comum se referirem ao cabelo afro como ruim devido sua textura crespa. Essa ideia só foi possível graças à cultura de que o cabelo liso seria o bom. Além de equivocado, o termo é extremamente racista e prejudica a autoafirmação da estética negra.
Qual a importância do cabelo na construção da identidade da pessoa negra?
Mesmo diante de toda diáspora negra, o cabelo ainda é um dos principais sinais de resistência e luta na constituição do povo negro. A cultura do cabelo para as negras remete a toda sua história de opressão.
História do cabelo Afro: símbolo de resistência e empoderamento. O cabelo crespo transcende a esfera estética e é um tema importante quando o assunto é a construção da autoestima e identidade da mulher negra. E, para além da beleza, o cabelo afro também foi e continua sendo uma ferramenta política de luta.
"Ele representa nossa força interior, uma verdadeira antena cósmica que canaliza uma parte de nossa energia vital e nos revela, também, traços de nossa personalidade segundo a espiritualidade", diz. Ela destaca que o cabelo é uma das primeiras partes do nosso corpo a dar sinais de que algo não vai bem.
A resposta é simples: adaptação climática. A África é um continente tropical, ou seja, de temperatura elevada. Os africanos desenvolveram cabelos crespos para se adaptar ao clima quente. O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios.
Qual a importância do cabelo na identidade pessoal?
Os cabelos são uma parte significativa da identidade feminina e têm um impacto psicológico importante. Eles são uma fonte de autoestima e confiança, uma forma de identidade e pertencimento, uma forma de autoexpressão e criatividade, e uma fonte de vínculo emocional.
Uma das características da moda africana é a mistura de estilos e culturas, batas, turbantes, bolsas com retalhos de tecidos, panos coloridos usados em roupas ou para enfeitar a cabeça fazem parte das produções.
Além de representar força, beleza, feminilidade e liberdade, o cabelo evidencia sua identidade, seu estilo, seu humor, e é símbolo do empoderamento feminino.
Historicamente, o cabelo está associado a feminilidade e beleza nas mulheres e a virilidade e juventude nos homens. Os cabelos também têm sido indicadores de status social e profissional, além de ser usado de diferentes formas para representar culturas e religiões.
"No contexto das relações raciais, o cabelo pode significar relações com a África, construções da negritude, memória da escravidão, autoestima, rituais, estética, técnicas de cuidado apropriadas, imagens de beleza, política, identidade e, também, a intersecção de gênero e raça.
O termo “racismo capilar” refere-se ao racismo e violência direcionado aos cabelos e penteados de pessoas pretas, como associar seus cabelos a “palhas de aço”.
A carapinha ou cabelo encarapinhado por vezes também designado de cabelo afro e cabelo crespo, é um tipo de cabelo crespo, denso, de espiral bastante estreita, lanoso e geralmente negro, comum em pessoas negras.
Qual o significado do cabelo em diversas culturas?
Em algumas culturas, o cabelo desempenha um papel central nos ritos de passagem, envolvendo corte ou penteado. O cabelo também é um símbolo de identidade do grupo sendo um forte modo de expressão e comunicação. Devido a sua versatilidade como adorno, pode simbolizar não apenas normas sociais, mas também suas mudanças.
A iniciativa busca o resgate social das comunidades afrodescendentes por meio de ações que incentivem o negro a retomar sua identidade, com orgulho e respeito por sua história e tradição.
Na África Ocidental, a magreza feminina é bem vista e as cabeças raspadas são um sucesso. Assim como homens com corpo forte e robusto. A beleza negra vem ganhando espaço ao redor de todo o globo e, por isso, homens e mulheres negros têm conquistado a indústria da moda, inclusive, usando cabelos ao natural.
Qual a importância das tranças na cultura africana?
As tranças advindas da cultura africana têm uma ligação com a ancestralidade e um símbolo de sobrevivência durante o período de escravidão. Isso porque, muitas vezes, o cabelo era trançado como um mapa com caminhos para os quilombos. Além disso, nas tranças eram guardadas sementes para serem plantadas nesses refúgios.
Desde sempre, os cabelos representam parte fundamental da personalidade humana. Eles são verdadeiros símbolos de beleza, sedução e até de poder e força. O cabelo é um verdadeiro meio de expressão e pode revelar muito sobre a personalidade de cada pessoa: personalidade, idade, etnia, credo e muito mais.
Os cabelos são frequentemente associados a um poder vital ou até à alma. Por isso, os cuidados podem representar amor e confiança. Muitos desses símbolos antigos podem ser aplicados ainda hoje porque são arquetípicos.
Assim como a escolha de uma roupa ou de uma maquiagem, os cortes de cabelo dizem muito sobre uma pessoa. Eles são a moldura da face e além de estar associados à beleza de uma pessoa, também representam autoestima e bem-estar.
Pessoas negras tendem a ter lábios mais grossos e largos do que as pessoas brancas. Algumas tribos da África sub-saariana e das Américas furam os lábios inferiores para introduzir uma argola. Esse costume é tido como algo de muito valor estético, um adorno para embelezamento.
Segundo Gomes (2002) os cabelos crespos e o corpo negro são considerados as expressões simbólicas da identidade negra no Brasil, pois juntos eles fomentam a construção social, cultural, política e ideológica de uma expressão intrínseca a população negra.
Os africanos desenvolveram cabelos crespos durante todo o processo de evolução e hoje, muito tempo depois, seus descendentes ainda carregam essa característica. Em geral, o cabelo crespo consegue manter uma camada de ar com poucos centímetros entre a cabeça e o ambiente, e esse espaço serve de refrigeração.