Conforme a Lei nº 13.891, de 2 de janeiro de 2012, doadores de sangue regulares têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso, sem restrição de data e horário.
Com a doação, há uma renovação das células, o que pode contribuir para a redução dos riscos de desenvolver câncer no pulmão, fígado e garganta. Ou seja, é um enorme benefício para a saúde pessoal.
Quem doa sangue tem direito a quantos dias de folga?
De acordo com a CLT, os funcionários têm o direito de um dia de folga remunerada por ano para doações voluntárias de sangue. Para usufruir desse direito, o colaborador deve apresentar um comprovante da doação ao departamento de recursos humanos da empresa.
Conforme a Lei nº 13.891, de 2 de janeiro de 2012, doadores de sangue regulares têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso, sem restrição de data e horário.
Carteira do Doador: Carteirinha virtual com informações de saúde, tipo sanguíneo e a data da última doação. Fornece um registro pessoal e útil em situações de emergência; Minhas Doações: Histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas.
Em nossa proposição, os benefícios de redução do tempo de aposentadoria serão proporcionais ao tempo de doação, variando de uma redução de 3,3%, para quem doar durante 5 anos, até 15%, para os que doarem regularmente durante 25 anos.
Como se trata de uma ausência eletiva, o ideal é que o funcionário comunique aos colegas de trabalho e ao gestor direto para que o trabalho não fique prejudicado. Como se trata de um direito elencado no artigo 473, inciso IV da CLT, o empregador não pode recusar o comprovante para justificar a falta e o abono.
Quantas vezes preciso doar sangue para ter a carteirinha?
Todos os associados do clube têm direito a uma carteirinha digital nas seguintes modalidades: acima de 10 (dez) doações voluntárias o doador receberá o Cartão Bronze, depois da 20ª doação o Cartão Prata e depois da 50ª doação o Cartão Ouro.
Pela lei, doadores de sangue já tem direito a meia entrada em cinemas, shows e teatros. Além da inseção nos concursos públicos federais, a doação de sangue regular por lei beneficiaria o doador a pagar apenas meia nas passagens de ônibus, ajudando assim na economia individual dos doadores de sangue e médula óssea.
Quem doa tem direito a atestado de doação de sangue? O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem Prejuízo de salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Basta ir ao hemocentro mais próximo (disponíveis em todo o Brasil), levar um documento oficial de identificação com foto, colher 5 ml de sangue e responder um questionário com seus dados pessoais.
Quanto tempo vale a carteirinha de Doador de Sangue?
§ 2º A carteira de Doador de Sangue terá validade de 120(cento e vinte) dias contados da última doação. Art. 4º Para receber o atendimento preferencial de que trata a presente lei o doador apresentará a carteira de “Doador de Sangue” que deverá estar dentro do prazo de validade. Art.
O abono da falta ao trabalho só é feito mediante comprovação da doação de sangue, que pode ser solicitada no momento e local da doação. Mas a folga é concedida somente uma vez a cada doze meses. Ou seja, a empresa só tem o dever de abonar a falta por doação de sangue apenas uma vez por ano.
Os doadores têm direito a realizar a doação de forma gratuita, sem nenhum custo associado. 3. Prioridade em caso de transfusão: Em situações de necessidade transfusional, o doador tem direito a prioridade no recebimento de sangue, caso ele necessite de transfusão sanguínea futuramente.
O Projeto de Lei 462/23 prevê a concessão do benefício de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.
Isso mesmo: além de salvar vidas e de ajudar a manter os estoques em níveis adequados, o doador ganha um dia para descansar. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 473, é garantido aos doadores de sangue um dia de folga a cada 12 meses.
Um doador regular tem menores chances de sofrer com qualquer tipo de câncer, pois reduz a presença de oxidativos em nosso organismo. Quando o sangue é retirado, há uma renovação celular que substitui as células sanguíneas mais velhas.
A redução do tempo de serviço necessário para aposentadoria também é influenciada por aqueles que são doadores regulares de sangue. Aos que doarem por 05 anos, têm direito a uma redução de 3,33%. Para 10 anos, o tempo de serviço é reduzido em 6,66%. Quem doa por 15 anos, consegue reduzir 10%.
De acordo com a proposta, a dispensa da passagem será liberada após a apresentação de um documento expedido pelo estabelecimento hospitalar confirmando o procedimento do doador. Além do caráter solidário, o projeto visa colaborar com o trabalho dos bancos de sangue e outros órgãos da rede pública.
No Brasil, é proibida a remuneração dos doadores e a venda de sangue e seus componentes, justamente para aumentar a segurança das transfusões: uma pessoa que visa tirar vantagens da doação não responderá sinceramente às perguntas que lhe serão feitas durante a triagem clínica pré-doação, com receio de ser impedida de ...
Para que a pessoa tenha direito a meia entrada em cinema e eventos em geral, esta precisa ter registro em algum Hemocentro e banco de sangue, devendo no momento da compra identificar-se por meio do referido documento oficial expedido pela Secretaria de Estado da Saúde (“carteira de doador”).